
 

 

 

 
Instituto de Ciências Sociais 
 

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
http://www.cecs.uminho.pt

  

 
 
 
 

 

 
Caso Kelly: 

Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada?* 
 

 
 

 
 
 
 
 

Hália Costa Santos 
Escola Superior de Tecnologia de Abrantes 
Instituto Superior Politécnico de tomar 

 
 

Universidade do Minho 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade 

Campus de Gualtar 
4710-057 Braga 

Portugal 
 

2004 

                                                 
*SANTOS, H. Caso Kelly: Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada?, Artigo a 
publicar no livro sobre Casos de Jornalismo, Projecto Mediascopio (apoiado pela FCT 
(POCTI/COM/41888/2001)) da Universidade do Minho (no prelo) 
 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 2 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Resumo 
Este artigo pretende clarificar os contornos de um caso que, entre 2002 e 2004, ocupou 
muito do tempo dos jornalistas e dos políticos ingleses, ultrapassando as fronteiras do 
Reino Unido. O debate girou em torno do rigor da infomação, do relacionamento dos 
jornalistas com as fontes e das pressões exercidas pelos políticos junto dos media, 
através dos seus assessores de imprensa (ou “spin doctors”). A BBC, estação onde a 
polémica teve origem, viu a sua credibilidade abalada. Até onde pode um jornalista ir na 
reprodução de informações? Até onde pode um governo interferir nas opções editoriais 
de órgãos de comunicação social públicos? 
 
 
“It seems obvious enough, but inside many journalists - this goes for desk editors as 

much as reporters - there is a little demon prompting us to make the story as strong and 

interesting as possible, if not more so. We drop a few excitable adjectives around the 

place. We over-egg. We may even sex it up.” 

 

Nota afixada na redacção por Alan Rusbridger, editor do Guardian, na sequência da 

divulgação do relatório Hutton 

 

 

O filme dos acontecimentos do caso Kelly 
 

Em Abril de 2002, o Ministério da Defesa (MoD) começa a organizar um dossiê sobre 

as Armas de Destruição Maciça (ADM) do Iraque. David Kelly, especialista em ADM, 

do Ministério da Defesa e da ONU, é consultado. Em Setembro, Tony Blair, primeiro-

ministro inglês, promete publicar um relatório com provas sobre a existência de ADM 

em Bagdade e Alastair Campbell, conselheiro de comunicação de Blair, diz queo 

documento precisa de ser revisto. No dia 24 o governo publica o relatório, intitulado 

“Iraq’s Weapons of Mass Destruction: the assessment of the British government”, que 

inclui a célebre passagem sobre a capacidade iraquiana em accionar ADM em 45 

minutos. 

A 22 de Maio, o especialista em armas biológicas do MoD, David Kelly, encontra-se 

com o jornalista do programa “Today” da Rádio BBC, Andrew Gilligan. Os temas da 

conversa, em “off”, foram a possibilidade de o Iraque ter armas químicas e biológicas, 

as inspecções que estavam a ser feitas ao armamento no Iraque e os peritos que 

elaboraram o relatório. Uma semana depois Gilligan apresenta uma série de reportagens 

no programa “Today” e na BBC “Five Live”. O trabalho é supostamente baseado na 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 3 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

conversa que teve com Kelly. O jornalista diz que, segundo a sua fonte, não identificada 

na altura da reportagem, o governo apimentou o dossier uma semana antes de o 

divulgar, incluindo a ideia de que o governo iraquiano tinha ADM que podia accionar 

em 45 minutos. 

No início de Junho, no jornal Mail on Sunday, Gilligan escreve que a sua fonte tinha 

assegurado que a transformação do dossiê se devia a Campbell. Campbell escreve ao 

director de informação da BBC, Richard Sambrook, queixando-se do tratamento 

jornalístico dado ao assunto, e dá uma conferência de imprensa onde diz que as 

reportagens de Gilligan constituem um conjunto de incorrecções. 

A 19 de Junho, a Comissão dos Assuntos Exteriores da Casa dos Comuns do 

Parlamento inglês interroga Gilligan a propósito das suas reportagens e da sua fonte, 

que era desconhecida até então. O jornalista explica que é um oficial senior encarregado 

de elaborar o dossier, considerando-o credível para ser citado. Campbell, na mesma 

Comissão, diz que as acusações feitas na reportagem de Gilligan são mentira e escreve a 

Sambrook exigindo um pedido de desculpas. 

A 3 de Julho, Geoff Hoon, Secretário de Defesa, ligou para Downing Street dizendo que 

uma possível fonte apareceu mas que o seu relatório relativo ao encontro não acolhe 

todos os detalhes da história de Gilligan. A 6 de Julho, uma reportagem no Times 

identifica a fonte de Gilligan como um cientista que trabalha no Iraque. Os responsáveis 

pela BBC fazem sair um comunicado dando apoio incondicional a Gilligan. Sir Kevin 

Tebbit, que desempenha um cargo senior no MoD, avisa Blair que Kelly poderá vir a 

ser identificado rapidamente. Dois dias depois, numa reunião presidida por Blair é 

decidido que o MoD emitirá um documento dizendo que um oficial admitiu ter falado 

com Gilligan. Foi também decidido confirmar o nome de Kelly aos jornalistas que o 

indicassem como sendo a fonte da notícia. A 10 de Julho, o Guardian, o Times e o 

Finantial Times identificam Kelly como a fonte de Gilligan. O nome do cientista foi 

confirmado à imprensa, depois de o MoD ter dado uma sucessão de pistas que levaram 

alguns jornais a deduzir que a fonte em causa só podia ser Kelly. 

David Kelly disse na Comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Comuns que 

teria mantido três encontros com Gilligan, um dos quais uma semana antes da notícia 

ser divulgada. Apesar disso, Kelly disse não reconhecer muitas das declarações 

atribuídas à fonte desconhecida, acabando por afirmar que não acreditava ser a fonte 

principal da notícia. Blair desafia a BBC a revelar a fonte de Gilligan. 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 4 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

A 18 de Julho a Polícia de Thames Valley encontra um corpo perto da casa de Kelly. 

Mais tarde é confirmado que se trata de Kelly. Lorde Hutton, um Law Lord e antigo 

responsável pela Justiça na Irlanda do Norte, é nomeado como responsável por um 

inquérito acerca das circunstâncias que rodearam a morte de Kelly. 

Dois dias depois, a BBC confirma que Kelly era a fonte tanto de Gilligan como de 

Susan Watts. Em comunicado, o director de informação da BBC, Richard Sambrook, 

mantém o apoio ao seu jornalista, dizendo que a BBC acredita ter “interpretado 

rigorosamente e relatado a informação factual obtida durante as entrevistas com David 

Kelly”. Garantiu ainda que a estação pública vai cooperar totalmente com o inquérito 

sobre a morte do cientista, fornecendo as notas dos jornalistas envolvidos. 

Tony Blair desmentiu ter autorizado a identificação de David Kelly como a “toupeira” 

da BBC. A BBC confirmou tencionar usar em sua defesa a gravação de uma entrevista 

com David Kelly, na qual o cientista exprime reservas quanto à forma como o governo 

britânico usou informações dos serviços secretos para justificar a guerra no Iraque. 

A 11 de Agosto começa, o inquérito Hutton começa. No dia seguinte, os dois jornalistas 

da BBC, Andrew Gilligan e Susan Watts, garantiram que David Kelly lhes disse que o 

dossier sobre armas de destruição maciça no Iraque fora manipulado a pedido do 

director de comunicação do Governo, Alastair Campbell. Num depoimento perante o 

juiz Hutton, Gilligan disse que Kelly aprovou as citações usadas na reportagem sobre a 

manipulação do dossiê pelo governo. 

A 13 de Agosto a BBC voltou a estar no centro de todas as críticas quando a jornalista 

Susan Watts acusou a empresa de ter tentado “moldar” as suas notícias para corroborar 

a polémica reportagem do seu colega Andrew Gilligan. A jornalista disse ter sido 

pressionada pelos administradores da BBC a identificar a sua fonte anónima como 

David Kelly. No inquérito do Lorde Hutton, Watts disse haver grandes diferenças entre 

as suas reportagens e as de Gilligan. 

A 19 de Agosto,Campbell garante que não só não “apimentou” o dossiê, como pediu 

que a sua linguagem fosse suavizada. No testemunho perante o Lorde Hutton, garantiu 

que a alegação de que Saddam poderia usar ADM em apenas 45 minutos já estava 

incluída no dossiê quando o leu pela primeira vez. Campbell disse ainda não ter tido 

qualquer participação na divulgação do nome de Kelly à imprensa. 

A 27 de Agosto, o ministro da Defesa britânica nega ter tido qualquer responsabilidade 

na publicação do nome do cientista David Kelly. Ao testemunhar perante o juiz Hutton, 

Geoff Hoon responsabiliza funcionários do seu Ministério pela identificação do 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 5 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

cientista como fonte da BBC e sublinha que a sua preocupação fora proteger a 

identidade do cientista. No dia seguinte, Blair assume a plena responsabilidade pela 

divulgação do nome de David Kelly, mas rejeita categoricamente a acusação de ter 

enganado os britânicos quanto ao armamento iraquiano para justificar a guerra. No dia 

seguinte, Campbell demitiu-se.  

A 28 de Janeiro de 2004, o relatório Hutton iliba o executivo de Tony Blair de 

quaisquer responsabilidades no caso e acusa a BBC de ter mentido quando referiu que o 

governo britânico pressionou os peritos para exagerar os perigos sobre as armas 

iraquianas. O documento conclui que não houve nenhuma estratégia montada pelo 

governo para que o nome de Kelly fosse identificado como o autor da fuga de 

informação. O juiz sustenta que, ao contrário do que noticiou a BBC, não há provas de 

que o governo tenha “apimentado” um relatório sobre o arsenal químico e biológico 

iraquiano para justificar a guerra contra o regime de Saddam Hussein. 

A BBC apresentou desculpas por “certas alegações” erróneas do seu jornalista Andrew 

Gilligan, as quais foram consideradas “infundadas” pelo relatório do juiz Hutton. O 

presidente do conselho de administração da estação, Gavyn Davies, anuncia o seu 

afastamento do cargo. 

No dia seguinte a BBC apresenta um pedido de “desculpas sem reservas” ao governo de 

Tony Blair, pelos erros cometidos na divulgação do caso do cientista David Kelly. O 

pedido de desculpas é apresentado publicamente pelo presidente interino da BBC, 

Richard Ryder, substituto do demissionário Gavyn Davies. O director-geral da cadeia 

televisiva Greg Dyke também apresenta a sua demissão. 

O juiz britânico Brian Hutton ordena a abertura de um “inquérito urgente” à fuga de 

informação que permitiu ao tablóide Sun publicar na véspera um resumo das principais 

conclusões do relatório sobre a morte do cientista David Kelly. 

A 31 de Janeiro, os trabalhadores da BBC publicam um anúncio no jornal Daily 

Telegraph intitulado “A independência da BBC”, onde defendem o trabalho realizado 

por Dyke e sustentam o apoio a um jornalismo “de força, rigoroso e independente, na 

procura da verdade”. O ex-director-geral da BBC, Greg Dyke diz não perceber por que 

é que a estação pediu desculpa ao governo britânico. O jornalista Andrew Gilligan 

abandona a BBC. 

 

 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 6 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Quatro questões discutidas na imprensa 
 

Do ponto de vista da investigação sobre as práticas jornalísticas, o caso Kelly levantou, 

na imprensa, questões de quatro tipos. Estas questões foram discutidas por teóricos da 

comunicação, formadores de opinião, políticos e jornalistas. 

- Uma questão que diz respeito aos cuidados que os profissionais dos media têm, ou 

não, na selecção das fontes utilizadas para a produção de informação, acrescida do 

debate sobre a revelação, ou não, da identidade das fontes.  

- Uma questão que diz respeito ao espírito de classe dos jornalistas, sobretudo quando 

confrontados com situações que se apresentam difíceis perante a opinião pública e 

que a podem transformar, abalando a credibilidade dos media em geral ou de um 

órgão de comunicação social em particular.  

- Uma questão que diz respeito à definição da agenda política por parte dos media e, 

simultaneamente, às interferências mais ou menos directas dos “spin doctors” 

(termo pejorativo para assessor de imprensa) na agenda dos media.  

- Uma questão que tem a ver com o embargo de documentos e com as situações em 

que esse embargo é desrespeitado pelos media. 

 

Os cuidados que os profissionais dos media têm, ou não, na selecção 

das fontes utilizadas para a produção de informação e o debate sobre a 

revelação, ou não, da identidade das fontes. 
Como avaliar a credibilidade de uma fonte? Quantas fontes devem ser ouvidas para 

confirmar uma informação? Em que situações usar fontes não identificadas? Que 

controlo devem as editorias exercer sobre os seus jornalistas para garantir a veracidade 

das informações dadas por fontes não identificadas? A identidade da fonte pode ser 

divulgada? Em que situações? Esse papel cabe única e exclusivamente ao jornalista e/ou 

órgão de comunicação social? Estas terão sido as principais questões que se levantaram, 

a propósito das fontes, durante os dois anos (Maio/2002 a Abril/2004) em que o caso 

Kelly dominou muitas das discussões jornalísticas, no Reino Unido mas não só. 

Divulgar a fonte anónima 

Dias antes de se suicidar, ao ser ouvido pela Comissão Parlamentar de Assuntos 

Externos, David Kelly disse não acreditar ser a principal fonte do jornalista da BBC, 

Andrew Gilligan. Em vários artigos publicados na imprensa inglesa e na imprensa 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 7 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

portuguesa os jornalistas deixavam transparecer que mal estaria a BBC se se viesse a 

confirmar que Kelly era, de facto, a sua única fonte. O Diário de Notícias dizia que “no 

caso de se concluir que Kelly não era a «toupeira», a estação será criticada por não ter 

explicado antes que o cientista não era a sua fonte, evitando assim muita da pressão 

mediática e política que o levou ao suicídio” (20/Junho/03). 

A pressão da opinião pública acabou por tornar inevitável o anúncio de que Kelly era, 

de facto, a única fonte de Gilligan. Nem Gilligan nem os seus superiores hierárquicos 

quiseram identificar a fonte da informação, respeitando, numa fase inicial, uma das mais 

sagradas condutas dos jornalistas. No entanto, estas não eram as únicas pessoas a saber 

que Kelly era o nome que a opinião pública queria conhecer. Os outros media, porque 

esta se tinha tornado numa questão de elevado interesse público, estavam interessados 

em desenvolver a história. Essa tarefa exigia identificar a fonte. Por outro lado, o 

governo necessitava de encontrar um “bode expiatório”, tal como afirma Nuno Pacheco 

num editorial do Público: “Para alguns, é tudo claro: David Kelly, funcionário do 

Ministério da Defesa e conselheiro de Blair (logo, com acesso privilegiado ao processo), 

foi propositadamente colocado na posição de principal responsável pelo descrédito 

público do governo nesta matéria, de forma a arranjar um "bode expiatório" e alijar 

eventuais culpas em eventuais "exageros".” (20/Julho/03). 

Num processo que, mesmo depois da divulgação do relatório Hutton, não ficou 

cabalmente esclarecido, o governo acabou por facilitar a identificação de Kelly como 

“a” fonte de Gilligan. No meio de uma séria ameaça política – que poderia pôr em causa 

a intervenção militar no Iraque assumida pelo Reino Unido ao lado dos Estados Unidos 

da América –, o governo inglês decidiu facilitar aos jornalistas a identificação de Kelly 

como sendo a fonte de Gilligan.  

Em vez de utilizar uma estratégia de manter a dúvida, usada pelos Gabinetes de 

Comunicação em determinadas situações – não comentando, não confirmando nem 

desmentindo –, o governo optou por confirmar o nome de Kelly sempre que os 

jornalistas o mencionassem como sendo uma das possibilidades. Segundo a imprensa 

inglesa, o certo é que essa confirmação acabou por ser feita depois de terem sido dadas 

várias pistas, o que limitava as possibilidades a um número muito reduzido. A 

identificação foi, portanto, facilitada. E foi alvo de críticas também. 

Ao ter conhecimento do apoio dado pelo juiz Hutton ao governo inglês, Malcolm 

Rifkind, antigo Secretário da Defesa, discordou da estratégia de divulgação do nome da 

fonte (The Guardian, 30/Janeiro/04). Para este antigo responsável, o acertado seria o 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 8 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

tradicional “no comment”, se se considerasse que seria contra o interesse público a 

divugação do nome. A alternativa seria a divulgação de uma nota com a identificação de 

David Kelly, sustentada pelo facto de este ter quebrado as regras quando falou com os 

jornalistas. Ajudar os jornalistas e permitir, dessa forma, a identificação da fonte foi, 

para Rifkind, a pior das opções. 

Ainda antes do relatório Hutton, outra feroz crítica ao governo inglês foi lançada num 

editorial do Daily Mail onde se defendia que a opção de divulgar o nome de Kelly é 

vista como uma manobra de diversão que acabou por levar o cientista à morte. O 

mesmo editorial dizia, por outro lado, que a BBC tinha “o dever de proteger a 

identidade (de Dr. Kelly), uma vez que sem fontes confidenciais seria impossível 

manter o público devidamente informado” (21/Julho/03). 

Do ponto de vista dos jornalistas, a questão que se discutia era a de saber se a própria 

BBC deveria, ou não, ter identificado a fonte da reportagem de Gilligan. Acabou por 

fazê-lo, depois de num primeiro momento ter negado a identificação feita por outros 

órgãos de comunicação social. As várias opiniões emitidas acabam por mostrar a 

extrema importância da questão mas não é possível encontrar um consenso. 

Responsáveis portugueses, ingleses e americanos dividem-se entre a divulgação da 

fonte, a não divulgação e a divulgação em determinadas circunstâncias. 

Um artigo do Diário de Notícias (22/Julho/03) apresenta, a este propósito, a opinião do 

seu director, Mário Bettencourt Resendes, a opinião do director do Público, José 

Manuel Fernandes, e a opinião do presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia 

(ouvido pela Lusa). Citado no artigo em questão, Alfredo Maia entende que a revelação 

feita pela BBC “não configura qualquer violação ética”. E acrescenta: “Neste caso, o 

pacto de lealdade entre o jornalista e a fonte transmitiu-se à família, devido à morte de 

Kelly. Se a revelação da fonte foi vontade da família, então há que considerar essa 

vontade”. No entanto, para o presidente do Sindicato dos Jornalistas, “se a BBC 

decidisse não revelar a fonte deveria receber igualmente um aplauso”.  

No mesmo artigo, José Manuel Fernandes defende que a revelação da fonte nestas 

circunstâncias “era a única coisa que restava à BBC, depois de não se ter portado nada 

bem em todo este processo”. O director do DN concorda com a revelação da fonte, “já 

que a divulgação pode ser importante para explicar o caso”. 

Opinião diferente é a de Luís Delgado, veiculada num artigo publicado no DN 

(24/Julho/03): “Tenho sérias dúvidas se a BBC deveria ter revelado, mesmo depois da 

morte, que Kelly era a fonte de informação no caso do relatório de Blair sobre as armas 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 9 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

ou programas de destruição maciça. É suposto, tal como no caso Watergate, que o mais 

fundamental compromisso entre um jornalista e a fonte, viva ou morta, se deve manter 

inviolável. (...)” Para Mário Mesquita, uma outra questão que se coloca é a de uma 

eventual limitação da informação: “Sem recurso à possibilidade de guardar segredo 

sobre a identidade das "fontes", a informação jornalística ficaria praticamente reduzida 

ao registo oficioso.” (Público, 1/Fevereiro/04). 

Num artigo de opinião publicado no The Guardian (21/Julho/03), um ex-editor do 

programa "Today" da Rádio 4 BBC também defende que a estação pública inglesa não 

deveria ter revelado o nome da sua fonte, nem mesmo depois da morte de David Kelly. 

Para o comentarista, o jornalista fica em desacordo com um homem que está morto e 

que não pode defender-se. No mesmo sentido vai a opinião de Paul Slavin, vice-

presidente do canal de informação norte-americano ABC, transmitida à Associated 

Press: “A protecção de fontes é de suprema importância para o que fazemos” (Público, 

22/Julho/03). Para Slavin, em circunstâncias normais, a identidade da fonte deve ser 

preservada mesmo que a pessoa morra. E acrescenta que se as fontes não acreditarem 

que os jornalistas cumprem a promessa do anonimato, o jornalismo ficará numa posição 

débil.  

A este propósito convém frisar a opinião Miguel Portas, líder do Bloco de Esquerda e 

ele próprio fonte de muitos jornalistas portugueses. Escreveu no DN (24/Julho/03) um 

artigo onde critica o director do Público por este concordar com a divulgação do nome 

de Kelly, interpretando essa posição como um “sério aviso a quem queira relatar a esse 

jornal coisas verdadeiramente importantes”. 

O problema das fontes anónimas 

Um assunto que foi pouco discutido na imprensa mas que é também pertinente em todo 

este caso tem a ver com a utilização de fontes anónimas. José Vítor Malheiros, num 

artigo de opinião publicado no Público (3/Fevereiro/03) explica que “a regra do 

jornalismo é a identificação, a publicação das suas fontes”. E explica porquê: “O 

cidadão tem direito a conhecer a fonte de uma informação para poder responsabilizar o 

seu autor, deve conhecer os interesses da fonte, caso existam, deve poder avaliar a sua 

credibilidade ao longo do tempo e exigir-lhe contas, se for caso disso. O jornalista deve 

actuar como um promotor de transparência e de responsabilização e a identificação das 

fontes é fundamental para isso. Um jornalista não pode ser a cortina de fumo dos 

interesses obscuros.” Para este comentarista, o anonimato da fonte só deve ser garantido 

quando “exista uma fundada razão para essa fonte considerar que a identificação lhe 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 10 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

pode trazer um prejuízo grave: um funcionário que se arrisca a ser despedido por 

divulgar uma má prática da sua instituição, por exemplo.” 

O número de fontes  

Discutida nas redacções, nos conteúdos dos próprios media e nos fóruns de 

investigação, a questão do número de fontes que os jornalistas devem ouvir é recorrente. 

Uma fonte é suficiente? Como se avalia a sua credibilidade, por um lado, e o seu 

interesse em divulgar determinada informação, por outro? Num artigo de opinião 

publicado no DN, Maria Elisa resume a questão: “Embora a BBC mantenha inteira 

confiança em Gilligan, outros jornalistas criticam o facto de o repórter ter usado apenas 

uma fonte, já que existe sempre a possibilidade de essa fonte querer mostrar saber mais 

do que a informação de que efectivamente dispõe.” (20/Julho/03). Num artigo do DN já 

citado (22/Julho/03), José Manuel Fernandes defende que um dos erros que a BBC 

cometeu foi precisamente o de ter divulgado “uma notícia muito grave, em que não 

cumpriu uma regra essencial, ouvir mais do que uma fonte.”  

Lorde Birt, antigo director da BBC, considera que o principal problema da peça de 

Gilligan foi o de não ter confirmado a informação embora o repórter, em determinada 

altura, tenha garantido que tentou ouvir mais pessoas. O certo é que não teve 

confirmações nem desmentidos. Lorde Birt dá a sua lição de jornalismo: “Confrontado 

com uma dica sobre uma matéria delicada, um jornalista experiente testa as suas fontes 

rigorosamente. Coloca os envolvidos perante as alegações e constroi a história da forma 

mais completa que for possível.” (The Times, 3/Fevereiro/04). 

Num artigo de opinião do jornal The Observer (17/Agosto/03), Will Hutton também 

critica a prática jornalística de Gilligan –  que se limitou a uma fonte e que nem sequer 

tem uma gravação ou notas que suportem com segurança a informação que divulgou –

generalizando-o ao jornalismo britânico, por oposição ao jornalismo norte-americano. 

Aliás, esta tradição das práticas jornalísticas da BBC é também criticada noutros 

artigos. Um deles foi assinado por Martin Bell, no The Guardian (29/Janeiro/03): “A 

moda de fazer entrevistas, com uma única pessoa, não registadas, por jornalistas que, 

em alguns casos, estão apenas meio acordados levou a um erro pelo qual a BBC está a 

pagar um preço elevado.” 

No entanto, esta opinião não é partilhada por todos aqueles que se pronunciaram acerca 

do assunto. Num artigo publicado no Público (25/Julho/03) vem expressa a opinião de 

Paddy Scannell, estudioso do papel da BBC na sociedade britânica e professor no 

Departamento de Comunicação da Universidade de Westmisnter, Londres. Para ele, 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 11 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Gilligan tomou a decisão acertada, uma vez que Código de Prática da BBC aceita uma 

única fonte “em circunstâncias de excepção” e, segundo Scannell, “foi esse o caso”. 

Para este investigador, a informação em causa era crucial uma vez que a opinião pública 

britânica e mesmo alguns membros do governo se opunham à decisão em avançar para a 

guerra no Iraque. 

O papel das editorias 

Para além da questão da fonte única e de divulgação da mesma quando as declarações 

foram feitas sob anonimato, o caso Kelly levantou ainda a discussão sobre o papel que 

as editorias devem ter na confirmação das informações dadas pelos seus jornalistas. No 

seu relatório, o juiz Hutton disse: “Quando um repórter pretende pôr no ar ou publicar 

informação que ponha em causa a integridade de outros, a administração da empresa de 

comunicação deve garantir que o sistema funcione de tal forma que o seu editor ou 

editores atribuam particular atenção ao conteúdo da reportagem e verifiquem se é 

correcto divulgar essa informação em qualquer circunstância” (The Guardian, 

30/Janeiro/04). 

O certo é que o juiz Brian Hutton considerou que tal não aconteceu e decretou que a 

BBC deveria ser sujeita a um inquérito aprofundado. Tudo porque, segundo o relatório, 

numa primeira fase, os responsáveis pela BBC não avaliaram o conteúdo da reportagem 

de Gilligan e, numa segunda fase, não investigaram as queixas do governo sobre essa 

mesma reportagem.  

Mas esta posição de Hutton não passou sem críticas. O ex-director da BBC 

directamente atingido pelo relatório, Greg Dike, argumentou que o modo como o 

relatório criticou o uso das fontes poderá mudar as leis inglesas, limitando a liberdade 

de informação. E acrescentou: “Penso que não só a BBC é atingida pela linha seguida, 

mas cada jornalista, cada emissora, cada jornal deste país são atingidos.” (Público, 

31/Janeiro/04). 

No entanto, o seu antecessor e agora conselheiro do governo inglês, Lorde Birt, tem 

uma opinião diferente. Para Lord Birt, se tivesse existido um escrutínio editorial da peça 

de Gilligan antes de ela ter ido para o ar, estaríamos perante um trabalho jornalístico de 

serviço público. Citado pelo Times (3/Fevereiro/04), este antigo director da BBC diz 

que quando estão em causa acusações graves que correm o risco de processos de 

difamação, então os mais experientes editores devem pronunciar-se. 

 

 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 12 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Alteração das práticas? 

Na sequência de relatório do juiz Hutton, levantou-se o debate sobre uma eventual 

alteração de práticas jornalísticas. Jamie Wilson, jornalista do Guardian, publicou um 

artigo com um conjunto de opiniões sobre este assunto (30/Janeiro/04), concluindo que 

apenas o seu jornal alterou as regras das suas práticas. As novas regras incluem um 

ponto onde se diz que os jornalistas devem usar as fontes anónimas apenas 

esporadicamente e que, excepto em situações excepcionais, devem evitar citações 

pejorativas de fontes anónimas. As novas orientações do Guardian também aconselham 

os jornalistas a evitar histórias exageradas ou picantes. 

No mesmo artigo, Simon Kelner, editor do Independent, explica que este jornal não 

elaborou novas regras mas adianta que há lições a tirar do relatório Hutton, 

nomeadamente no que diz respeito às queixas feitas aos órgãos de comunicação social. 

Este editor considera que deve ser prestada mais atenção a estas queixas, o que não quer 

dizer que os media se sintam ameaçados sempre que essas queixas sejam oriundas do 

governo. Por outro lado, Kelner diz que a questão das histórias jornalísticas baseadas 

numa só fonte também devem ser repensadas. 

Outro jornalista citado no artigo em questão, Jon Snow, apresentador do Channel 4, 

receia que a auto-regulação faça pouca diferença nas práticas jornalísticas: “Duvido que 

as pessoas estejam interessadas em regras que nos façam comportar melhor”. 

 

O espírito de classe dos jornalistas, sobretudo quando confrontados 

com situações que se apresentam difíceis perante a opinião pública e 

que a podem transformar, eventualmente abalando a credibilidade dos 

media em geral ou de um órgão de comunicação social em particular. 
Andrew Gilligan foi considerado por outros colegas de profissão como um jornalista 

que não se enquadra no espírito da BBC. Foi-lhe até atribuído um certo estilo 

“tablóide”. O repórter começou por ter o apoio dos seus superiores hierárquicos mas 

com o avançar das investigações do juiz Hutton a sua conduta passou a ser cada vez 

mais questionada. Com o decorrer do processo, acabou por ser acusado de exagerar a 

informação de que o governo estava a exagerar. Em última instância, o debate que se 

fez nos jornais teve sobretudo a ver com a credibilidade dos órgãos de comunicação 

social. A BBC carrega o peso de uma imagem de rigor, isenção e credibilidade. 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 13 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Qualquer deslize nas suas práticas jornalísticas é, por isso, mais grave – perante a 

opinião pública – do que seria noutro órgão de comunicação social menos conceituado. 

Apoio da BBC ao jornalista 

Citado pelo DN, o director do Público, José Manuel Fernandes, considera que o braço-

de-ferro entre o governo britânico e a BBC foi escusado, uma vez que a estação “nunca 

admitiu que poderia haver um engano, o que pode acontecer todos os dias a qualquer 

jornalista” (21/Julho/03). Verificou-se, à partida, um apoio quase cego ao trabalho de 

Gilligan. Mas este comportamento por parte das chefias da BBC também foi alvo de 

críticas. Por exemplo, o Financial Times, em editorial citado pelo Público (22/Julho/03), 

questiona o facto de a BBC nunca ter considerado a possibilidade do trabalho de 

Gilligan ter erros. Esta foi uma das questões mais discutidas, que se prende, de alguma 

forma, com uma certa maneira da estar dos jornalistas que poderá ser, cada vez mais, 

alvo de discussão. O apoio das chefias a um jornalista só porque é um dos “seus” 

começa a ser cada vez mais questionado. 

Cada vez mais pressionada, a BBC tomou uma posição que acabou por a desacreditar 

mais perante a opinião pública. Questionada no âmbito das investigações de Lorde 

Hutton, a jornalista Susan Watts (que também tratou do assunto na BBC e que também 

recorreu a David Kelly como fonte) acusou a empresa “de ter tentado «moldar» as suas 

notícias para corroborar a polémica reportagem do seu colega Andrew Gilligan” (DN, 

14/Agosto/03). Se por um lado este episódio foi negativo para a BBC, por outro lado 

teve o efeito de mostrar que provavelmente Gilligan, e a sua maneira de fazer 

jornalismo, não é comum à maioria dos jornalistas da BBC. 

Meses depois do caso Kelly ter começado a ser discutido, num exercício que alguns 

consideraram só ser possível na BBC, a própria estação emitiu uma edição do célebre 

programa de informação “Panorama” precisamente sobre todo este caso. No programa 

os editores executivos da BBC são acusados “de terem manchado a reputação 

jornalística da empresa ao darem apoio às acusações de manipulação do dossier do 

governo britânico sobre o armamento iraquiano sem confirmar devidamente a 

informação” (CM, 22/Janeiro/04). John Ware, o jornalista da BBC responsável pela 

emissão do programa, acusou o director-geral e os seus quadros superiores de 

promoverem “uma jogada arriscada num terreno movediço” (Público, 23/Janeiro/04). 

As críticas foram directamente para o então director de informação, Gavyn Davies, e 

para o então director-geral, Greg Dyke. Este episódio revela um forma de estar na 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 14 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

profissão diferente do apoio indiscutível entre pares, muitas vezes pouco fudamentado, 

que aparenta ser a regra vigente na classe jornalística. 

Com o avançar do processo, a BBC começou a distanciar-se de Gilligan. As dúvidas 

sobre a sua actuação levaram a um questionar do apoio que lhe foi dado quase 

cegamente. Esta atitude foi devidamente acompanhada pela imprensa. O Guardian 

Online (29/Janeiro/04) reproduz as palavras de Greg Dyke, quando ainda desempenhava 

funções de director-geral da BBC: “A BBC aceita que certas alegações centrais da 

reportagem de Andrew Gilligan no programa Today emitido a 29 de Maio último eram 

erradas e por isso pedimos desculpa.” Esta tomada de posição foi suficiente para a 

União dos Sindicatos Jornalistas Ingleses tomar posição em defesa de Gilligan, 

ameaçando decretar uma greve. Para esta estrutura, independentemente das possíveis 

falhas do trabalho do repórter, a questão central reside no facto de o assunto ser de 

interesse público. Resta saber se este não é, mais uma vez, um episódio de apoio 

incondicional a “um dos nossos” encapotado por um valor nobre: o interesse público. 

O espírito de classe dos jornalistas 

Depois de conhecido o relatório Hutton vários foram os colunistas do Reino Unido que 

criticaram a forma como as investigações ilibaram o governo e como condenaram a 

BBC e Andrew Gilligan. Sem grandes surpresas, veio à tona o espírito de classe dos 

jornalistas, para defenderem o repórter da BBC. O principal argumento é resumido por 

Boris Johnson, no Daily Telegraph: “A BBC estava a fazer o seu trabalho” (Público, 

30/Janeiro/04).  

Mas ouve também quem questionasse este movimento de protecção do jornalista, por 

parte daqueles que queriam ver o governo condenado e Gilligan ilibado. Martin Kettle, 

no Guardian Online, considera esta atitude preconceituosa, petulante e cínica 

(3/Fevereiro/03). Este editorialista faz a defesa do relatório Hutton, que considera muito 

mais seguro do que a reportagem de Gilligan. Este é um exercício pouco comum, 

quando se trata de jornalistas a avaliar a conduta de jornalistas. 

No entanto, depois da demissão do director-geral da BBC, os próprios trabalhadores da 

estação, numa manifestação, consideraram que a demissão de Gilligan era inevitável. 

Um artigo do DN explica que, para os manifestantes, a reportagem em questão 

prejudicou a reputação da BBC: “Não chega ser quase exacto” (6/Fevereiro/04). 

Começam, então, a ver-se testemunhos de jornalistas mais preocupados com as questões 

de fundo (como o rigor do trabalho jornalístico e a credibilidade das empresas de 

comunicação) do que com o apoio incondicional a um colega de profissão. 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 15 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

O rigor ou a falta dele 

Gillian Bowditch, editorialista do jornal The Scotsman, escreveu que aquilo que 

Gilligan fez foi pôr no ar uma dica dada por uma fonte anónima (3/Fevereiro/04). 

Explicando que essa não é a regra da BBC, Bowditch acrescenta que poucos editores 

teriam publicado tal alegação explosiva sem que ela fosse confirmada ponto por ponto e 

sem que os advogados da empresa se certificassem de que tudo o que seria dito poderia 

ser provado em tribunal.  

Na sua carta de despedida, Gilligan insiste na ideia de que o governo “apimentou” o 

dossier, “transformando possibilidades e probabilidades em certezas”. Assumindo que 

cometeu erros, o jornalista diz que o preço que a BBC e ele próprio pagaram foi 

desproporcionado.  

Para Jorge Almeida Fernandes, “a par da complacência com Blair, Hutton foi de 

extrema severidade com a BBC, censurando o jornalista e toda a hierarquia por falta de 

controlo editorial na crónica de Gilligan. A estação fez uma autocrítica tardia sobre os 

deslizes de linguagem da peça. De resto, Gilligan tinha uma informação relevante, vinda 

de uma boa fonte mas anónima. Não teve o cuidado de a investigar e corroborar.” 

(Público, 1/Fevereiro/04).  

Mário Mesquita também analisa a questão. Para este autor, “três quartos da reportagem 

investigativa do jornalista Andrew Gilligan era rigorosa e exacta”. E acrescenta: “A 

acusação do "Hutton report" centra-se num único ponto, justamente considerado muito 

grave. Gilligan sustentou - levando demasiado longe as pistas de David Kelly - que 

Blair, Campbell e os seus colaboradores sabiam que "a ameaça dos 45 minutos" não era 

digna de crédito e que o perigo iraquiano teria sido deliberadamente empolado pelo 

Governo. Isso não está provado. O relatório oficial considera que essa acusação é falsa. 

Aparentemente, Gilligan cometeu, ele próprio, o erro atribuído a Campbell: 

"apimentou" a sua reportagem com extrapolações abusivas. Este procedimento é 

condenável, mas não contamina toda a reportagem.” (Público, 1/Fevereiro/04). 

A mesma linha de pensamento foi seguida por Lorde Birt, antigo Director-Geral da 

BBC. Segundo o Times on Line (5/Fevereiro/04), Lorde Birte disse na Casa dos Lordes 

que os editores da BBC falharam na avaliação de uma peça de jornalismo descuidado 

que, na sua opinião e apesar de tudo, na sua maior parte, estava certa. 

Num artigo publicado no The Guardian Online (3/Fevereiro/04), Martin Kettle critica as 

reacções ferozes ao relatório Hutton. Para este comentarista, o pior exemplo de reacção 

foi o de Rod Liddle, o homem que, enquanto produtor do programa “Today”, contratou 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 16 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Gilligan. Ele é, aliás, visto com o principal responsável pelo clima de animosidade entre 

o governo e a BBC. Neste artigo, Kettle conta que Liddle era visto como um produtor 

que não queria histórias convencionais, que não se revia no estilo “standard” da BBC e 

que, a propósito de Andrew Gilligan, terá dito: “Andrew arranja histórias fantásticas e 

algumas delas até são verdade”. Para Kettle, esta é uma maneira de fazer jornalismo que 

assenta na ideia de que os jornalistas pensam que só eles são capazes de dizer a verdade, 

“mesmo que algumas vezes essa verdade pouco mais seja do que preconceitos não 

baseados em factos”. Kettle lembra que alguns apelidaram o trabalho de Gilligan de 

“bravo”. Ele prefere usar outras palavras para identificar esse tipo de jornalismo: 

“trapalhão” e “tendencioso”. E por isso aplaude um editorial do Economist que insere a 

reportagem de Gilligan num “tipo de jornalismo britânico moderno que enviesa e 

falsifica supostas notícias para encaixarem na opinião do jornalista acerca de uma 

verdade”. 

A credibilidade da BBC 

Segundo o DN (21/Julho/03), a credibilidade da BBC sofreu um forte abalo quando se 

confirmou que David Kelly era, afinal, a fonte não identificada da peça de Gilligan. O 

jornal adianta que “várias personalidades da política britânica questionaram a 

credibilidade da estação, acusaram Andrew Gilligan de ter empolado o seu relato da 

entrevista com Kelly e pediram a demissão do administrador e do director-geral da 

estação pública.” No entanto, esta não é uma posição que tenha gerado unanimidade. 

Citado pelo Público, Stephen Coleman, professor de estudos democráticos da 

Universidade de Oxford, considera que a credibilidade da BBC não foi posta em causa 

com este episódio, “uma vez que se tratou de "uma notícia, um programa, um 

jornalista", quando a BBC tem canais terrestres, canais digitais, rádios nacionais locais e 

o mais bem sucedido site noticioso do mundo. "A única explicação que encontro para 

um ataque tão feroz à BBC é o facto de se tratar de mais uma manobra de diversão".  

Já Tony Travers, professor de estudos políticos da London School of Economics, 

acredita que os danos poderão ser muito maiores para a BBC do que para o Governo. 

"Os britânicos já não têm grandes expectativas em relação ao mundo da política, mas 

têm grandes expectativas em relação à BBC ".” (25/Julho/03) 

Também na opinião de Teresa de Sousa, o comportamento profissional de Gilligan não 

deve manchar a reputação de uma empresa como a BBC: “A BBC é uma das melhores 

televisões do mundo. Foi através da BBC que muitos de nós acompanhamos a guerra no 

Iraque, convictos de que receberíamos a informação mais imparcial e mais completa 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 17 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

possível. O facto de um jornalista seu ter "apimentado" uma notícia que acusava o 

Governo de ter "apimentado" um dossier dos serviços secretos, introduzindo nele uma 

informação que sabia ser falsa, não destrói a sua credibilidade nem a condena à 

vergonha.” (Público, 3/Fevereiro/04). 

O certo é que uma sondagem feita em Janeiro de 2004 revelou que três vezes mais 

pessoas acreditam que a BBC diga a verdade do que acreditam que o governo diga a 

verdade (The Guardian, 30/Janeiro/04). Mesmo assim, é de realçar que quase metade 

dos inquiridos não confia na BBC nem no governo. 

 

A definição da agenda política por parte dos media e, 

simultaneamente, as interferências mais ou menos directas dos “spin 

doctors” na agenda dos media – questão que se prende com a definição 

do interesse público das informações. 
O que interessa às audiências? Uma agenda definida pelos órgãos de comunicação 

social ou uma agenda definida pelos políticos? No caso em análise, a BBC surge 

frequentemente como o órgão de comunicação social que, apesar de ser financiado por 

dinheiros públicos, tem nos seus quadros jornalistas que fazem questão de fazer frente 

ao poder político. Por outro lado, o governo de Blair, quando tomou posse, 

revolucionou a maneira de promover a sua imagem e as suas ideias, desenvolvendo as 

técnicas de comunicação política, interferindo nas opções editoriais da BBC. O estado 

das relações entre uns e outros, antes do episódio Gilligan/Kelly, já tinha atingido 

proporções de conflito latente. 

Definição da agenda  

Ainda antes de o episódio Kelly se ter desenvolvido, lia-se num editorial do Daily Mail 

(21/Julho/03) que, se se viesse a provar que a história de Gilligan tinha sido exagerada, 

o jornalista deveria retirar-se da empresa pública e os seus chefes deveriam considerar 

fazê-lo também. Tudo porque “não é objectivo da BBC inventar ou exagerar por forma 

a definir a agenda informativa”. O editorial daquele jornal vai ainda mais longe na 

condenação desta suposta prática: “Se um homem decente e brilhante morreu por causa 

dessa vã aspiração, a estação terá sofrido o maior abalo à sua reputação internacional”. 

Por outro lado, o próprio governo foi também frequentemente acusado de ter errado, 

nomeadamente por causa da sua “determinação em controlar as agendas mediáticas” 

(editorial do Finantial Times citado pelo Público, 22/Julho/03). 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 18 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

“Spin Doctors” 

Segundo um editorial do Daily Telegraph (21/Julho/03), tudo o que aconteceu até então 

ficou a dever-se a uma “dança macabra” entre os “spin doctors” liderados por Campbell 

e os jornalistas, principalmente dos BBC (que sempre se opuseram à guerra no Iraque e 

que se mostraram dispostos a tudo fazer para a desacreditar. Neste editorial, acaba por 

se defender que Campbell e Gilligan precisam um do outro. Campbell encontrou na 

peça de Gilligan uma forma de desviar as atenções sobre a sua participação no dossiê. 

Gilligan procurou e encontrou em Campbell um homem que jogou com a verdade.  

Tony Travers, professor de estudos políticos na London School of Economics and 

Political Science, citado pelo Público (25/Julho/03) defende que os comportamentos 

permitidos aos “spin doctors” têm que ser reavaliados porque, na prática. Não podem ter 

poderes políticos. Mas o certo é que toda esta polémica gira em torno do facto de 

Campbell ter ou não ter alterado um relatório sobre uma situação política. Em resultado 

das actuações dos “spin doctors”, Travers defende que “a confiança política no governo 

está seriamente danificada”.  

A Provedora do DN, Estrela Serrano, também analisa a questão dos “spin doctors” 

(28/Julho/03), recorrendo a um livro de Nicholas Jone, publicado em 1999, sobre a 

relação entre o governo Trabalhista britânico e os jornalistas. Segundo este autor, 

Campbell era um “cérebro extra” para Blair e vivia obcecado com as tentativas de 

manipulação dos jornalistas e com as manchetes que estes produziam. 

Com o desenrolar dos acontecimentos, Campbell começou a ver o seu poder a diminuir 

e as suas posições a serem cada vez mais quesitonadas. A 29 de Agosto de 2003, na 

sequência de depoimentos em que era acusado de exercer pressões sobre a BBC, 

demitiu-se do cargo. Blair emitiu um comunicado onde lamentava a imagem que os 

media construiram em torno do seu assessor. Elogiou o seu trabalho e definiu-o como 

“um colaborador extremamente capaz, destemido, fiel às causas em que acredita, 

dedicado não só a essas causas, mas também ao seu país” (Público, 30/Agosto/03).  

Segundo um artigo do Guardian Online (29/Janeiro/04), não fosse a ira de Campbell 

contra a BBC (sobretudo por causa da sua cobertura da guerra no Iraque) e não fosse a 

persistência da BBC em assumir-se como independente, tudo se teria resolvido com 

uma carta de Campbell a pedir uma rectificação da notícia e a emissão de uma 

correcção por parte da BBC. Só que as relações estavam extremadas. 

Num artigo de opinião publicado no Guardian (29/Janeiro/04), Martin Bell, antigo 

jornalista da BBC e actual deputado independente, defende que o problema da estação 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 19 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

pública foi o de estar a sofrer uma fatiga causada por Campbell, o que a terá levado a 

lidar mal com as queixas do assessor de Blair.  

Pressões do Nº 10 

Numa entrevista ao Sunday Times (citada pelo Correio da Manhã, 1/Fevereiro/04), o 

ex-director geral da BBC, Greg Dyke, denunciou “pressões sistemáticas” do governo de 

Tony Blair à estação de televisão pública britânica, nomeadamente nas questões 

relacionadas com a guerra no Iraque. Segundo Dyke, Cambell desenvolveu “uma guerra 

de desgaste” contra a BBC, quando esta tentava “informar bem e de forma calma sobre 

uma notícia difícil”. De acordo com o DN (2/Fevereiro/04), Dyke, na mesma entrevista, 

divulgou uma carta que escreveu a Blair em Março de 2003 a Blair. O primeiro-ministro 

tinha criticado a cobertura que a BBC fez da guerra no Iraque e Dyke respondeu 

dizendo que Blair não estava em condições de falar de imparcialidade e sublinhando 

que à emissora pública compete trabalhar informações de forma equilibrada, por mais 

que o Executivo desejasse transmitir “a sua particular visão do mundo”. 

Independência da BBC 

Em resultado das conclusões do relatório Hutton, vários foram os políticos que se 

pronunciaram, nos media ingleses, em favor da independência da BBC. O Guardian 

reproduziu vários desses testemunhos (30/Janeiro/04), começando pelo de Michael 

Portillo, deputado da oposição Tory, emitido na própria BBC1: “É absolutamente 

essencial que a BBC se mantenha editorialmente independente e que não tenha medo do 

governo”. Mais ainda, Portillo manifestou o seu desejo no sentido de que o governo 

fosse suficientemente forte para nomear para os cargos deixados vazios na BBC pessoas 

que “continuem a fine tradição de independência editorial”. 

Também Charles Kennedy, líder do partido Liberal Democrata, defendeu que a BBC 

tem uma voz independente na vida nacional e que não se deverá deixar afectar por uma 

guerrilha entre Campbell e o programa “Today”. Por outro lado, este político defendeu 

que esta querela também não deverá ser tida em conta na altura na renovação da Carta 

da BBC.   

 

O embargo de documentos e as situações em que esse embargo é 

desrespeitado pelos media. 
A divulgação do relatório Hutton foi feita com recurso a um método comum: o 

embargo. Ou seja, os media assinaram um acordo de confidencialidade e 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 20 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

comprometeram-se a divulgar o documento numa determinada data, todos ao mesmo 

tempo. Segundo o Público Online (28/Janeiro/04), pela primeira vez os jornalistas que 

receberam o relatório tiveram que fornecer uma lista com os nomes de todas as pessoas 

com quem pretendiam discutir o assunto e essas pessoas foram avisadas de que não 

deveriam transmitir essa informação a ninguém. Mesmo assim, o Sun conseguiu ter 

acesso ao relatório antes de ele ter sido tornado público. Enquanto Blair se mostrava 

enfurecido pelo jornal ter “furado” a informação do relatório, a oposição acusava o 

próprio governo de ser o responsável pela fuga uma vez que o documento era favorável 

à imagem de Blair. 

O jornalista do Sun que teve acesso às informações, Kavanagh, citado noGuardian 

(28/Janeiro/04), disse que não teve acesso antecipado ao documento mas que alguém – 

uma fonte antiga em quem confiava e que tinha como completamente imparcial – lhe 

leu parte das conclusões ao telefone. Acusado de ter uma agenda contra a BBC, o Sun 

defendeu-se dizendo que se o relatório fosse desfavorável ao primeiro-ministro e não à 

BBC que também o teria divulgado antecipadamente. Kavanagh disse que a cobertura 

do seu jornal a propósito das conclusões do relatório Hutton foi justa e correcta. 

Perante a publicação de um resumo do relatório antes do mesmo ter sido tornado 

público, o juiz Hutton anunciou que pretendia processar o tablóide Sun. Apesar de o seu 

governo ter sido acusado de ser o responsável pela fuga de informação, Blair anegou tal 

acusação e apoiou o apuramento de responsabilidades em relação ao assunto. 

  

Questões para o futuro 
O posicionamento da BBC face ao governo britânico e a forma como este pretende 

continuar, ou não, a interferir na política editorial da estação pública parecem ser as 

grandes dúvidas para o futuro, lançadas na imprensa na sequência do relatório Hutton e 

de todas as demissões causadas pelo caso Kelly. 

Para Trevor Philips, produtor de televisão e presidente da Comissão para a Igualdade 

Racial, as questões que se colocam são, numa primeira fase, três: “1) o governo tem de 

deixar a BBC em paz; 2) os administradores da BBC devem ser justos mas devem ter a 

coragem para (educadamente) dizer aos governantes para se meterem nos seus próprios 

assuntos; 3) os governadores (da BBC) têm de reconstruir a relação entre a estação e a 

nação” (Guardian, 2/Fevereiro/04). Para Philips, a questão tem sobretudo a ver com a 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 21 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

BBC, argumentando que se as pessoas confiarem na BBC os políticos não poderão tocar 

na estação pública.  

No entanto, para Paddy Scannell, a BBC pode correr riscos, uma vez que depende do 

governo e tendo em conta que o sector das comunicações está prestes a sofrer 

remodelações legislativas. Para este professor, “os governos que têm más relações com 

a BBC arranjam forma de se vingar” (Público, 25/Julho/03) 

Para a Federação Internacional de Jornalistas, não é só a BBC que está em causa. Esta 

Federação considera que “os efeitos do relatório Hutton podem minar os esforços de 

criação de sistemas de serviço público genuínos em outros países europeus” (DN, 

3/Fevereiro/04). Assim sendo, mais uma vez a toda a polémica do caso Kelly pode ter 

repercursões fora das fronteiras inglesas. Quanto mais não seja, este episódio deveria 

servir para que noutros países o assunto também fosse debatido. 

Num artigo de apoio a Greg Dyke, a produtora da BBC Melvyn Bragg questionou-se, 

no Observer (1/Fevereiro/04), sobre como é que o governo vai poder ter relações 

transparentes com a BBC e, por outro lado, como é que a estação pública vai conseguir 

voltar a mostrar a sua independência. Mas, para esta produtora, a questão essencial é 

ainda uma outra: “O que vai acontecer no nosso país à insatisfeita, corrosiva e até 

destrutiva relação entre os media modernos e a democracia moderna?” Esta é uma 

questão de fundo que vai mais longe do que o relacionamento entre um governo e uma 

estação de televisão em concreto. Poderá até, eventualmente, alargar-se a outros países. 

Numa abordagem mais alargada, Martin Kettle conclui que todo este episódio da 

história dos media no Reino Unido revela problemas do exercício do jornalismo que, 

sendo verdade no caso da BBC e no caso inglês, facilmente se transportam para outros 

órgãos de comunicação social e para outros países democráticos. Eis o que diz Kettle, 

num artigo publicado no Guardian (3/Fevereiro/04): “Tendo lido o relatório Hutton e 

quase tudo o que se escreveu a propósito dele, cheguei às seguintes conclusões, não 

judiciais; primeiro, o episódio ilustra uma crise mais profunda no jornalismo britânico 

do que o tumulto na BBC; segundo, demasiados jornalistas estão num processo de 

negação dessa crise profunda; terceiro, os jornalistas precisam de estar na frente que 

será a tentativa de rectificar essa crise; quarto, o mais certo é que isso não aconteça.” 

Kettle conclui: “A ameaça ao jornalismo moderno é real, mas não só tem origem no 

exterior como também tem no interior. Não deriva só de manipulações, favoritismos e 

meias-verdades da desacreditada e parcialmente abandonada cultura “spin” dos 

Trabalhistas, mas também do próprio desrespeito dos media pelos factos, do evitável 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 22 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

falhanço em ser justo, na necessidade de explicações e no desejo persistente pelo 

melodrama.” 

 

Enquadramento teórico do caso Kelly  

 
O papel dos jornalistas e das empresas jornalísticas 

Segundo McQuail, as empresas jornalísticas pretendem desempenhar um papel na 

sociedade (1994). Embora os contornos desse papel, desempenhado pelos jornalistas, 

possam ter diferentes interpretações, há pelos menos a divisão entre um papel mais 

activo e um papel mais neutro. Este autor cita estudos feitos nos Estados Unidos e em 

Inglaterra desde a década de 70. Já em 1976, 76 por cento dos jornalistas americanos 

inquiridos por Johnstone entendiam que os media deviam investigar afirmações feitas 

pelos governos. Sete anos mais tarde essa percentagem desceu para 66 e aumentou o 

número de jornalistas que mostrava preferência por uma abordagem neutral. Por outro 

lado, 17 por cento dos inquiridos defendia que o seu papel deveria ser de adversário. 

Embora dificilmente um jornalista se coloque na posição de defender apenas um dos 

três papéis identificados, as instituições públicas de comunicação podem, em geral, 

fazê-lo. McQuail diz que a BBC é um desses casos, tendo uma obrigação particular de 

ser neutra e equilibrada. Apesar de se tratar de um organismo público, o autor adianta 

que essa característica não evita que a estação critique o governo. No caso presente, 

também não evitou que uma informação pouco segura e muito polémica em relação à 

política externa do governo inglês fosse colocada no ar. 

O rigor na rádio 

Uma explicação possível para a notícia de Gilligan ter ido para o ar como foi pode ser 

encontrada no discurso, algo pessimista, de Franklin: “As notícias da rádio (inglesa) 

mudaram durante os anos 90 e para pior!” (1997:13). O autor que defende que a rádio, 

tal como a televisão e os jornais, tem vindo a optar pelo entretenimento em detrimento 

da informação. Embora esta seja uma marca mais evidente nos canais comerciais, 

Franklin diz que a BBC não é imune a esta tendência. O exemplo dado é precisamente 

uma edição do programa “Today” – a do dia 14 de Novembro de 1996 – que incluiu 18 

minutos de entrevista a Sarah Ferguson. Embora tenha um historial de produção de 

notícias, a rádio inglesa está cada vez mais rendida às forças do mercado. Este autor 

acrescenta que os comentadores de programas como o “Today” ou o “World at One” 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 23 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

convidam os deputados introduzir polémica nas suas análises (1997:115). Se esta 

actuação pode ser compreendida ao nível na análise, num registo de opinião, o mesmo 

já não poderá ser aceitável ao nível da informação. 

Directamente relacionada com a questão do exagero na informação está a questão do 

rigor. Ou seja, um jornalista rigoroso não cede à suposta tentação do exagero. No caso 

da rádio, o tempo reduzido das peças e a necessidade de simplificar para captar um 

receptor que, pelas características do meio, se pode perder mais facilmente, poderá o 

exagero ser mais aceitável? Estabelecendo um paralelo com o caso português, tomemos 

como referência a TSF – Rádio Jornal. Meneses, numa obra que se propõe ser o Livro 

de Estilo da TSF, é claro: “Nada justifica ter de sacrificar o rigor dos factos para os 

resumir a 30 segundos, em nome de uma frase com mais impacto ou de uma hipótese 

que passaria a real!” (2003:226). Na questão do rigor, Meneses explica como deve ser a 

conduta do jornalista: “Para substituir a inalcançável objectividade em estado puro, os 

jornalistas têm uma arma muito mais eficiente (porque concreta): a honestidade 

profissional na avaliação dos factos, na selecção das informações, na equidade de 

posições, na fiel transposição dos depoimentos, na confirmação e atribuição das 

afirmações e sentimentos à fonte... credível!” (2003:225). Ora esta conduta não parece 

ter sido seguida por Gilligan. 

As fontes anónimas e a quebra do sigilo 

Smith explica que “os jornalistas andam preocupados com a utilização de fontes 

anónimas” (1999:123) mas acrescenta que muitos deles acreditam que algumas histórias 

só são susceptíveis de ser contadas recorrendo a fontes anónimas, nomeadamente 

quando estas correm o risco do desemprego se a sua identidade for revelada. Para este 

autor, há um conjunto de procedimentos que devem ser adoptados quando se trata de 

decidir publicar ou editar uma história contada por fontes anónimas. Entre estes 

procedimentos estão a importância da história, os motivos da fonte, as razões para o 

anonimato, a inexistência de outras fontes e as questões de concorrência com outros 

meios de comunicação social (1999:129-130).  

A motivação das fontes anónimas é um tópico recorrente na discussão deste assunto. 

Coello entende que é fundamental perceber por que é que “uma pessoa que conhece um 

segredo decide transformar-se em fornecedor de informações” (2001:107). No caso em 

análise, este foi um assunto não discutido. Ou seja, pela análise das notícias publicadas 

não se percebe se alguma vez Gilligan questionou o interesse de Kelly em “passar” a 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 24 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

informação que está na origem de toda a polémica (partindo-se, aqui, do princípio de 

que a reprodução das informações foi rigorosa).  

Segundo Merril, a utilização de fontes anónimas é um assunto muito controverso entre 

os jornalistas, não havendo consenso: “Alguns dos jornais, mas não a maioria, tem 

regras rígidas contra o uso de fontes anónimas, outros permitem-no em certos casos e 

outros ainda deixam a decisão ao critério dos jornalistas” (1997:197). Tal como Smith, 

este autor lembra que muitos jornalistas garantem que há histórias que só podem ser 

contadas se as fontes ficarem no anonimato. A questão que Merril levanta é a de saber 

se a garantia de anonimato é algo que os jornalistas possam fazer. O autor explica que 

se o que está em causa é uma das principais características do jornalismo – a verificação 

da autenticidade da informação –, então esta garantia não deveria poder ser dada pelos 

jornalistas à fonte porque a história deixaria de poder ser publicamente comprovável. 

Embora “muitos jornalistas tenham orgulho em não revelar a identidade das suas 

fontes”, Merril defende que em muitos casos a identificação de quem dá a informação 

original é primordial (1997:197). Por exemplo, quando se trata de informações 

negativas ou difamatórias sobre terceiros ou quando se trata de informações 

controversas. 

Ladenson é um dos vários autores que não tem dúvidas em afirmar que a utilização de 

fontes anónimas deve ser “uma excepção e não uma regra jornalística” (1997:117). Este 

autor acredita que esta prática assegura credilidade ao trabalho do jornalista perante o 

seu público e, por isso, defende que a identificação da fonte deve ir mais além do que a 

simples apresentação do nome. Para Ladenson, o público deve saber o suficiente sobre a 

fonte citada para que compreenda que quem dá a informação está, de facto, em 

condições de o fazer com rigor e com segurança. Este autor defende que, nos casos em 

que o jornalista decida garantir o anonimato da fonte, essa conduta deve ir até ao ponto 

de fazê-lo junto dos seus editores e, em situações raras, até nos tribunais. 

Meneses considera que, em rádio, uma fonte anónima só deve ser utilizada em “último 

recurso”. Sobretudo porque na rádio não é possível atribuir um discurso, entre aspas, a 

uma pessoa que não se identifica. Admitindo o recurso a uma fonte anónima só em 

circunstâncias excepcionais, Meneses acrescenta que “a partir do momento em que se 

assume o compromisso, o sigilo profissional é para ser levado até às últimas 

consequências”. Porque a sua quebra pode significar represálias para a fonte ou, no 

limite, pode pôr a sua vida em risco (2003:251). No caso Kelly a situação limite 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 25 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

aconteceu, atribuindo-se a responsabilidade da identificação da fonte ao governo e não à 

BBC que, nessa questão, se manteve firme aos princípios deontológicos do jornalismo. 

A confirmação junto de outras fontes 

Como ficou exposto, vários autores consideram que a prática de um jornalismo sério 

exige a identificação das fontes, por uma questão de credibilidade profissional e sob 

pena de os jornalistas, quando dão cobertura a acusações feitas sob anonimato, poderem 

estar a ser utilizados para propósitos que os ultrapassam. Mas o caso Kelly não é um 

caso de manipulação do jornalista. É antes um caso de utilização mais ou menos 

rigorosa da informação. Situação que implica a confirmação da informação inicial junto 

de outras fontes, tendo em conta as implicações do seu teor. Como diz Cornu, “os 

elementos retidos para publicação e difusão serão confirmados junto de outras fontes, 

independentemente da primeira” (1994:273). 

Smith (1999) relata alguns casos em que a utilização de uma única fonte de informação 

acabou por trazer problemas aos órgãos de comunicação social, nomeadamente quando 

essa única fonte só sabia da história “em segunda mão”. O autor cita editores com 

opiniões diferentes, mas lembra que a generalidade dos jornais norte-americanos prefere 

manter como regra a necessidade de ouvir pelo menos duas fontes independentes para 

cada história que se escreve. 

O interesse público ou o interesse do público 

O jornalismo britânico tem características próprias que tocam extremos. Por um lado, 

aquele tem vindo a ser praticado pela BBC e, por outro, aquele que é praticado pelos 

“tablóides” sediados em Londres. O Código de Conduta da Imprensa estabelece linhas 

éticas de actuação para os jornalistas dos media ingleses mas também admite excepções. 

Stephenson explica que essas linhas podem ser quebradas quando está em causa o 

interesse público: “O ‘interesse público’ é definido como algo que inclui a identificação 

ou exposição de um crime, a protecção da saúde e do bem-estar públicos, e a prevenção 

do público no sentido de não ser enganado por algum depoimento ou acção de um 

indivíduo ou de uma organização” (2000: 91). O autor refere que o debate que se tem 

vindo a fazer em relação a esta questão se prende sobretudo com a definição do 

interesse público e a definição daquilo que interessa ao público. O Código de Conduta 

diz que em caso de quebra das suas linhas orientadoras o editor responsável por essa 

quebra terá que explicar o serviço que, com essa actuação, presta ao público. 

No caso em análise, o interesse público do assunto não foi questionado. Tratando-se de 

um informação que poderia pôr em dúvida a opção por uma intervenção militar no 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 26 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Iraque, dificilmente restariam dúvidas de que o povo inglês deveria estar na posse dessa 

informação. Por outro lado, também parece claro que o objectivo do jornalista Andrew 

Gilligan não terá sido o de ir ao encontro daquilo que o público quer ouvir, numa 

perspectiva sensacionalista. Se assim fosse, provavelmente teria procurado um espaço 

de maior audiência para transmitir a sua peça, em vez de um noticiário de rádio emitido 

às primeiras horas da manhã. Mesmo assim, Gilligan dão deixou de estar sujeito ao 

Código de Conduta inglês. Apesar deste documento ter sido revisto em Junho de 2004, 

o essencial em relação ao interesse público mantém-se. 

Um governo que apostou no mediatismo 

“A magia estava por todo o lado”. Esta é uma das frases com que Seymour-Ure 

(2000:151) descreve os primeiros tempos do governo de Blair. O primeiro-ministro é 

descrito como um eficiente “performer” de televisão e Alastair Campbell é descrito 

como um poderoso e habilidoso “manager” de notícias. Segundo Seymour-Ure, os 

jornalistas especializados em política ficaram fascinados com a mecânica mediática do 

novo governo, algo nunca visto até então. As mudanças verificaram-se tanto a um nível 

qualitativo como a um nível quantitativo, tendo atingido um verdadeiro patamar de 

profissionalização. Por um lado, “um aumento de sensibilidade perante a comunicação 

enquanto instrumento de governo, organização do partido e liderança pessoal”. Por 

outro lado, “um aumento no estatuto dos ministros e dos ‘conselheiros especiais’ 

envolvidos” (2000:163-4). Mas esta é uma situação que só se manteve válida até o caso 

Kelly acontecer. Apesar de toda a estratégia montada, de todos os especialistas, de 

várias reuniões diárias, de imensos ‘briefings’ e de inúmeros contactos (com maior ou 

menor pressão) junto dos jornalistas, este não foi um caso simples de resolver. Por 

causa dele, o homem forte de toda esta política de comunicação, Campbell, acabou por 

se afastar do governo. A sua estratégia de persuasão acabou por inviabilizar um 

relacionamento saudável entre o governo e a BBC, ao ponto de o diálogo (que noutras 

cirscunstâncias menos inflamadas teria sido suficiente para a estação fazer um 

desmentido) não ter existido. 

 

 

 

 

 



Hália Costa Santos  Caso Kelly: 
  Um dossier apimentado ou uma notícia exagerada? 

CECS   Pág. 27 de 27 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade   www.cecs.uminho.pt 

Bibliografia 

 

COELLO, José Manuel de Pablos (2001). El Periodismo Herido. Madrid: Foca. 

 

CORNU, Daniel (1994). Jornalismo e Verdade. Lisboa: Instituto Piaget. 

 

FRANKLIN, Bob (1997). Newszak & News Media. Londres: Arnold. 

 

LADENSON, Robert F. (1997). ‘Court Cases’, in Cohen, Elliot, D. and Elliot, Deni 

(ed.). Journalism Ethics, Nova Iorque: Abc Clio. 

 

McQUAIL, Dennis. (1994). Mass Communication Theory. Londres: Sage (3ª edição). 

 

MENESES, João Paulo (2003). Tudo o que se passa na TSF. Porto: Edição Jornal de 

Notícias. 

 

MERRYL, John C. (1997). Journalism Ethics. Nova Yorque: St. Martin’s Press. 

 

PRESS COMPLAINTS COMISSION (2004). Code of Practice 

(http://www.pcc.org.uk/cop/cop.asp) 

 

SEYMOUR-URE, Colin (2000), ‘Prime Ministers’ and Presidents’ News Operations’, 

in Tumber, H. (ed.). Media Power, Professionals and Policies, Londres: 

Routledge (151-166). 

 

SMITH, Ron F. (1999), Groping for Ethics in Journalism. Iowa: Iowa University Press 

(4ª edição). 

 

STEPHENSON, Hugh (2000), ‘British Press and Privacy’ in Tumber, H. (ed.). Media 

Power, Professionals and Policies, Londres: Routledge (84-95). 

 

THE GUARDIAN (2004), The Hutton Inquiry and ist impact. Londres: Guardian 

Books. 


