Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10066
Título: | Democracia e participação: a feminização da gestão escolar e a realização da escola democrática |
Autor(es): | Rocha, Maria Custódia Jorge da |
Palavras-chave: | Género Gestão Participação Democraticidade |
Data: | 1998 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. Departamento de Educação |
Citação: | “Revista de Educação”. ISSN 0871-3928. 7:2 (1998) 29-40. |
Resumo(s): | Os estudos efectuados sobre as relações de género e especificamente sobre a feminização da gestão escolar não deixam de referir que as mulheres continuam a não estar representadas em situação de paridade com os homens nos órgãos colegiais de gestão escolar. Apresenta-se aqui um estudo referente aos Conselhos Directivos das escolas secundárias do distrito de Braga onde, tal como em outras organizações educativas, se assiste a uma espécie de "ilusão participativa" e de "ilusão democrática". Este texto problematiza, então, a forma como a escola portuguesa parece não ter potenciado determinados espaços de participação às mulheres professoras e, ter mesmo, diluído o carácter de democraticidade do funcionamento do espaço organizacional escolar. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10066 |
ISSN: | 0871-3928 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art. Revista Educação.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |