Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10083
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Maria do Céu | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-14T14:31:32Z | - |
dc.date.available | 2010-01-14T14:31:32Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | “Espaço Pedagógico”. ISSN 0104-7469. 14:1 (2007) 132-147. | por |
dc.identifier.issn | 0104-7469 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10083 | - |
dc.description.abstract | Este texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de Miguel Ângelo “A criação de Adão”, Capela Sistina, Igreja de S. Pedro, Vaticano. A preocupação por este domínio advém da constatação dos alunos terem uma manifesta dificuldade de “ler” imagens apesar do seu acesso a um número crescente de imagens no seu quotidiano vivencial e em contextos múltiplos escolares. | por |
dc.description.abstract | This text presents a part of a case study which purpose was to identify student’s problems to understand and to interpret artistic historical visual evidences. It was developed in the 3rd Cycle classroom of Portuguese System, specifically in its 8th year (13-14 years old students). The curricular context was: “Renaissance and the formation of the Modern Mentality”, and it was chosen as pedagogic material the Miguel Angelo’s fresco -The creation of Adam (Sistine Chapel, S. Peter Church, Vatican). Our concern is based on the fact that students show deep difficulties on reading images, in spite of having an increasing access to a multiple and different images both in their daily life and scholar disciplinary contexts. The History text books present images of various natures, but it is recognised that teachers generally undervalued their relevance as primary or secondary sources and /or a graphic representation of a piece of knowledge. So, we believe that it is necessary to study the ways our students read and interpret images. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo. Faculdade de Educação | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Literacia visual | por |
dc.subject | Aula de história | por |
dc.subject | Fontes primárias | por |
dc.subject | Visual literacy | por |
dc.subject | Primary sources | por |
dc.subject | History classroom | por |
dc.title | E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação visual na aula de História | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MiguelAngelo-literaciavisualhistorica.pdf | 200,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |