Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10162

TítuloDesign : a construção contínua de competências
Autor(es)Gomes, Alexandra Isabel Cruchicho Barreiros
Orientador(es)Guedes, Maria da Graça
Ferrão, Hugo Martins Gonçalves
Palavras-chaveDesign
Globalização
Competitividade
Inovação
especializações em design
Competência
Perfil
Formação do designer
Globalization,
Competitiveness
Innovation
Design specialisms
Skill
Profile
Training designers
Data22-Dez-2009
Resumo(s)O presente estudo fundamenta-se na necessidade, que se entende urgente, para encontrar respostas para diversas questões que vêm surgindo, ao longo dos últimos tempos, e estão relacionadas com a procura de definição das competências necessárias para a formação dos perfis de profissionais em design – os designers. Estes são chamados a responder aos actuais desafios que o mercado lhes apresenta e, conforme se prevê, confrontam-se com exigências profissionais progressivamente mais elevadas. Pretende-se, com o presente trabalho de investigação, compreender e analisar em que medida é que as competências necessárias e determinantes para o desempenho dos designers estão a ser adquiridas ou desenvolvidas, quer ao longo da formação académica, quer ao longo da experiência ou prática profissional. Para além disso, o estudo debruçou-se sobre a percepção que os designers e os docentes do ensino superior em design possuem sobre a evolução das competências requeridas no horizonte de 2015. Cada vez mais se verifica a importância de prever as tendências de evolução das necessidades de qualificação profissional por parte das empresas para que, a partir dessa percepção, possam ser retiradas indicações que irão auxiliar e influenciar todo o trabalho de construção e/ou reformulação das estruturas curriculares dos cursos de design. O trabalho de investigação foi iniciado com a identificação das competências em design, enunciadas e descritas quer por autores e investigadores, quer por diversas instituições, associações e centros de design nacionais e internacionais. O perfil do profissional em design, nas diversas áreas de especialização, definido a partir do levantamento realizado, deu origem a dois questionários, um dirigido aos designers a exercer profissão e outro aos docentes do ensino superior em design. A informação recolhida, a partir dos questionários, foi analisada e, posteriormente, retiradas as conclusões. A principal conclusão do trabalho foi que se verifica a tendência para que, no já próximo horizonte de 2015, os designers se confrontem com o aumento significativo das exigências sobre as competências detidas. Assim, foi desenvolvido um modelo de construção de planos de cursos superiores em design que poderá ser utilizado como apoio à formulação de novos cursos ou reestruturação de cursos existentes.
This study is based on the need, which is regarded as urgent, to find answers to a number of questions that have arisen in the past few years in relation to finding a definition for the skills required to cultivate the profile of design professionals – the designers. They are called upon to meet the latest challenges thrown up by the market and, as may be expected, they are being confronted by ever greater professional demands. The research set out to understand and examine to what extent the expertise that is necessary and crucial to the performance of designers is acquired or developed (i) during academic training, and/or (ii) over the course of a person’s working life, through experience. The study also looked at how designers and lecturers in design perceive the development of the skills needed for a 2015 time horizon. It is becoming increasingly important to anticipate trends in the development of vocational qualifications required by companies since they provide insights that will help and influence the building and/or reorganization of design course curricula. The research began by identifying the skills required for design as reported and described by authors and researchers and by institutions, associations and design centres, both in Portugal and abroad. The profile of professionals in the various areas of design was established by means of a survey which consisted of two questionnaires. One was given to working designers and the other to lecturers in design. The information gathered by the questionnaires was analyzed and conclusions drawn. The main conclusion was the confirmation of a trend that designers looking at a 2015 time horizon are faced by a significant increase in demands in relation to the expertise they will need. A model for constructing higher education courses in design was thus developed that could be used to support both the planning of new courses and the reorganization of existing ones.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Engenharia Têxtil (ramo Gestão e Design)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10162
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DET/2C2T - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
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