Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10366

TítuloA avaliação do (des)empenho docente: perspectivas da supervisão pedagógica
Autor(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAvaliação do desempenho
Supervisão pedagógica
Data2009
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoMOREIRA, Maria Alfredo - A avaliação do (des)empenho docente : perspectivas da supervisão pedagógica. In VIEIRA, Flávia [et al.], orgs. – “Pedagogia para a autonomia : reconstruir a esperança na educação : actas do Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia, 4, Braga, 2009” [CD-ROM]. Braga : CIED, 2009. p. 241-258.
Resumo(s)O texto centra-se na apreciação de alguns aspectos do novo modelo de avaliação do desempenho docente dos professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. É produzido um olhar sobre os contributos que a supervisão pedagógica poderá dar na sua implementação, procurando contrariar algum desalento e desinvestimento no desenvolvimento profissional que o processo da sua implementação suscita e que algumas leituras poderão produzir. É defendida uma perspectiva desenvolvimentalista da supervisão pedagógica e uma abordagem formativa no processo de avaliação, entendidos como essenciais à transformação deste processo numa oportunidade de promoção e desenvolvimento profissional.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10366
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24.M.A.Moreira.pdfTexto de actas285,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID