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TítuloO trabalho colaborativo como meio de desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores de Matemática no tema de Análise Combinatória
Autor(es)Carvalho, Bárbara Vilamarim do Alvar
Orientador(es)Fernandes, José António
Data29-Jul-2009
Resumo(s)Neste estudo investigou-se o impacto do trabalho colaborativo no desenvolvimento do conhecimento didáctico em Combinatória de duas professoras, centrado nas duas questões de investigação seguintes: 1. O trabalho colaborativo é facilitador da promoção de uma atitude reflexiva e investigativa dos professores, face às dificuldades apresentadas pelos alunos em Combinatória?; e 2. De que forma o trabalho colaborativo se reflecte no desenvolvimento do conhecimento didáctico dos professores em Combinatória? Na investigação realizada adoptou-se uma metodologia de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994; Ponte, 1994; Yin, 2005), em que Maria e Margarida constituíram os casos estudados e a investigadora assumiu um papel de ―observadora participante‖. A recolha de dados efectuou-se entre Setembro e Dezembro de 2008 e foi feita através de duas entrevistas às professoras – uma antes e outra depois da leccionação da Combinatória, notas de campo, registos escritos produzidos pelas participantes e da observação de aulas e das sessões de trabalho. Nas sessões de trabalho, num total de 14 e com uma duração média de duas horas, planificou-se a actividade pedagógica a implementar e reflectiu-se sobre a sua concretização. A análise de dados foi realizada de forma contínua durante o processo de recolha dos dados, organizando e interpretando os factos, numa perspectiva de regulação e aferição das questões de investigação (Bogdan & Biklen, 1994), e aprofundou-se após a conclusão da sua recolha. Em termos de resultados obtidos, evidencia-se a importância do trabalho desenvolvido ao longo das sessões como oportunidade das duas professoras problematizarem e questionarem as suas concepções e práticas de ensino. Margarida, partindo de uma atitude de maior abertura e predisposição à mudança, aprofundou ainda mais tal atitude; enquanto Maria, mostrando-se inicialmente convicta e confiante nas suas práticas, apenas pelo fim da experiência questionou algumas dessas práticas, com escassa repercussão na sala de aula. Além disso, a análise e reflexão realizadas pelas professoras revelaram a valorização de tarefas exploratórias, das estratégias espontâneas dos alunos e das ideias erradas. A par disto, verificou-se o desenvolvimento de uma consciência crescente de que a mudança de estratégias na prática lectiva é possível a partir do envolvimento e esforço pessoais, apoiada num trabalho conjunto e instigador do desenvolvimento do conhecimento didáctico das professoras.
In this study the impact of collaborative work on the development of the didactic knowledge of Combinatorics of two teachers was researched. It was centered on two research questions: 1. Does collaborative work enhance a reflexive and investigative attitude of the teachers, regarding the difficulties students meet in Combinatorics?; and 2. In what way does the collaborative work reflect on the development of the didactic knowledge of the teachers in Combinatorics? In the research a case study methodology was carried out (Bogdan & Biklen, 1994; Ponte, 2004; Yin, 1989) being Maria and Margarida the study cases while the investigator assumed the role of ―participating observer‖. Data were gathered between September and December 2008 by means of: two interviews to the teachers – one before and one after Combinatorics was taught; written records made by the participants, and class and work sessions observation. In these 14, circa two-hour-long-sessions the pedagogic activity to be implemented was designed and its realization was reflected. Data analysis was processed in a continuous way, by organizing and interpreting the facts, so as to measure and regulate the investigation questions (Bogdan & Biklen, 1994). After concluding the process, careful consideration was intensified. From the analysis, the importance of the collaborative work developed along the sessions stood out, as it gave the two teachers the opportunity to problematize and question their conceptions and teaching practices. Margarida, displaying a broader and more prone attitude to change went deeper in that posture, while Maria, showing herself more convinced of the righteousness of her attitudes and practices only by the end of the experience did she question some of them; hence, the repercussion was hardly felt in the classroom. Furthermore, the analysis and the reflection carried out by the teachers valued the exploratory tasks, the students‘ spontaneous strategies and the wrong conceptions. Entwined, a growing awareness that the change of strategies in the teaching practice is possible was felt, provided personal commitment and effort line up. That change will occur if supported by collaborative work, arouser of the development of the didactic knowledge of the teachers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10392
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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