Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10420
Título: | Estratégias usadas por alunos do Ensino Básico em tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume |
Autor(es): | Martins, Isabel Afonso Fernandes, José António |
Palavras-chave: | Conceitos de perímetro, área, volume e suas relações Estratégias de resolução Alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade |
Data: | 2008 |
Citação: | ELEMENTARY MATHEMATICS EDUCATION MEETING (EME 08), 3, Braga, Portugal, 2008 – “Elementary Mathematics Education Meeting”. [S.l. : s.n., 2008]. p. 303-312. |
Resumo(s): | O presente estudo teve como principal propósito, descrever e interpretar os processos desenvolvidos pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo os conceitos geométricos de perímetro, área e volume e suas relações. Participaram no estudo duas turmas, uma do 6º e outra do 9º ano, cada uma com 26 alunos. A recolha de dados foi efectuada através de um teste, incluindo questões sobre os conceitos de perímetro, área, volume e suas relações. Verificou-se que os alunos do 6º ano e do 9º ano recorreram quase sempre ao uso de regras intuitivas, que conduziram, maioritariamente, a respostas correctas nas relações entre perímetros e a respostas incorrectas nas relações entre áreas, entre volumes, entre perímetro e área e entre área e volume. Entre os dois anos escolares não se salientaram diferenças importantes no tipo de respostas dadas e nas estratégias usadas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10420 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Páginas de SOFIA[3).pdf | Estratégias usadas... | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |