Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10420

TítuloEstratégias usadas por alunos do Ensino Básico em tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume
Autor(es)Martins, Isabel Afonso
Fernandes, José António
Palavras-chaveConceitos de perímetro, área, volume e suas relações
Estratégias de resolução
Alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade
Data2008
CitaçãoELEMENTARY MATHEMATICS EDUCATION MEETING (EME 08), 3, Braga, Portugal, 2008 – “Elementary Mathematics Education Meeting”. [S.l. : s.n., 2008]. p. 303-312.
Resumo(s)O presente estudo teve como principal propósito, descrever e interpretar os processos desenvolvidos pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo os conceitos geométricos de perímetro, área e volume e suas relações. Participaram no estudo duas turmas, uma do 6º e outra do 9º ano, cada uma com 26 alunos. A recolha de dados foi efectuada através de um teste, incluindo questões sobre os conceitos de perímetro, área, volume e suas relações. Verificou-se que os alunos do 6º ano e do 9º ano recorreram quase sempre ao uso de regras intuitivas, que conduziram, maioritariamente, a respostas correctas nas relações entre perímetros e a respostas incorrectas nas relações entre áreas, entre volumes, entre perímetro e área e entre área e volume. Entre os dois anos escolares não se salientaram diferenças importantes no tipo de respostas dadas e nas estratégias usadas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10420
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Páginas de SOFIA[3).pdfEstratégias usadas...1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID