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https://hdl.handle.net/1822/10465
Título: | Entre a disseminação global e o ajustamento local: discursos e práticas de gestão da diferença no contexto organizacional Português |
Autor(es): | Barbosa, Íris |
Orientador(es): | Cardoso, Carlos José Cabral |
Palavras-chave: | Gestão da diferença no local de trabalho adopção acrítica vs. ajustamento local dos modelos de gestão internacionais discurso e prática em gestão retórica e realidade em gestão contexto português Managing diversity uncritical adoption vs. local adjustment of management models management discourse and practice management rhetoric and reality Portuguese context |
Data: | 25-Fev-2010 |
Resumo(s): | Desde os seus primórdios, a investigação, a prática e o ensino em gestão têm sido
vigorosamente associados aos contributos provenientes dos Estados Unidos. A sua influência é
evidente em vários países menos desenvolvidos nesse domínio, inclusive ao nível Europeu. Neste
processo de apropriação dos modelos de gestão produzidos noutras paisagens nacionais é
frequentemente referido o risco de adopção acrítica e descontextualizada, prejudicial à sua
implementação e ao seu desempenho. Tal linha de actuação parece convidar, ainda, a uma adesão
mais retórica do que real, sendo usual a literatura em gestão sublinhar fossos entre discurso e
acção. Esta situação mostra-se especialmente comum e grave quando referente à gestão de
pessoas, o recurso organizacional mais dependente do contexto. Em particular, a gestão das
diferenças humanas no local de trabalho, premente na actual “aldeia global”, constitui uma arena
facilmente influenciada pelos contributos norte-americanos, atendendo à tradição e ao
desenvolvimento ímpares que tem colhido nesse país.
O leque de considerações referido conduziu ao presente estudo, cujos objectivos centrais
residem na análise e reflexão (i) dos discursos e práticas de gestão da diferença ostentados e
aplicados pelas empresas em Portugal e (ii) respectivo grau de convergência, bem como (iii) da
medida de adopção (a)crítica dos modelos norte-americanos. Nessa senda, foram analisados os
conteúdos dos websites das empresas mais proeminentes em Portugal, nomeadamente os
respectivos discursos de igualdade e/ou diversidade. Os dados apontam para comportamentos
discursivos distintos consoante a nacionalidade do controlo de capital (português vs. estrangeiro) e o
público alvo do website (local vs. global). Enquanto a retórica de igualdade e não-discriminação,
incrustada no domínio da responsabilidade social, é sobretudo detectada junto das empresas de
controlo de capital nacional, a retórica de valorização e fomento da diversidade pontua os discursos
das empresas de controlo de capital estrangeiro. Adicionalmente, os textos revelam-se mais
generosos e exuberantes quando oferecidos ao público global. Estes resultados realçam o papel das empresas mais internacionais na disseminação global dos modelos de gestão e sugerem a
convicção da gestão local na débil significância que a problemática da diferença usufrui junto dos
stakeholders e da sociedade portuguesa.
Com o objectivo de aclarar o impacto de tais discursos na prática quotidiana, foram
estudadas seis empresas cujos websites exibem conteúdos de igualdade e/ou diversidade (duas
empresas de controlo de capital nacional e quatro empresas de controlo de capital estrangeiro). Os
dados produzidos por estes estudos de caso (e obtidos mediante as técnicas de entrevista semiestruturada,
observação directa e análise documental) revelam o convívio entre tímidas práticas de
gestão da diferença no local de trabalho e discursos mais vibrantes, sobretudo desenhados para
consumo externo. Embora pareça precipitado concluir por hipocrisia organizacional, estes episódios,
mais ou menos significativos, de desfasamento retórica/realidade desafiam o objectivo central de
construção ou reforço da boa imagem corporativa, subjacente à exibição de tais discursos de
igualdade e diversidade. Outras mais-valias atribuídas pela literatura em gestão da diversidade à
presença de uma força de trabalho heterogénea mostram-se ainda menos alcançáveis junto deste
leque de empresas.
Com base nos resultados do estudo, são realçados aspectos que parecem caracterizar um
estilo português de gestão da diferença, apresentadas sugestões para o desenvolvimento de
discursos e práticas de diversidade mais ajustados ao contexto nacional e ao momento actual, e
esboçado um modelo teórico alusivo aos possíveis comportamentos de importação dos contributos
de gestão estrangeiros, nas dimensões discursiva e prática. Since its early days, management research and practice in Europe have been strongly influenced by the U.S. approaches. The appropriation, often uncritical and unadjusted to the local context of management models originated in other national landscapes raises important questions and may invite to a more rhetorical than real adoption of such models. The management literature has identified significant gaps between discourse and action that may have detrimental effects when it comes to managing people, the most unpredictable and contextual resource. Particularly, the management of difference at the workplace in countries like Portugal is strongly influenced by the long U.S. tradition in matters of equal opportunities and diversity. This study aims to examine issues such as: (i) the content and variety of discourses and practices of managing difference in companies operating in Portugal and (ii) their un(critical) adoption of U.S. models. In this research journey, the websites of the most prominent companies operating in Portugal were content analysed, namely their references to equality and/or diversity issues. The data revealed distinct discursive patterns according to the nationality of the company’s ownership control (Portuguese vs. foreigner) and the website’s target audience (local vs. global). While the equality and non-discrimination rhetoric, often presented as a matter of social responsibility, is mainly found among the companies of Portuguese ownership control, the valuing and promoting diversity rhetoric seems to prevail in the websites of the companies of foreign ownership control. Moreover, the texts are richer and more exuberant when offered to the global audience. These results stress the contribution of the more international companies to the global diffusion of management models and suggest that local managers are convinced that Portuguese stakeholders and society are neither familiar nor concerned with issues of difference. To shed some more light on these issues and clarify the impact of such discourses on the current management practices, six case studies were conducted among companies with websites with sameness and difference contents (two companies of Portuguese ownership control and four companies of foreign ownership control). The data were collected through semi-structured interviews, field observation and document analysis. The findings indicate some management diversity initiatives with the more vibrant equality and diversity discourses mainly designed to the external audience. Some evidence of divergence between rhetoric and reality was identified. Such a divergence may undermine the development of positive corporate images while failing to benefit from the contribution of a heterogeneous workforce. This study draws conclusions about what could be described as the Portuguese style of managing diversity and presents some suggestions about the effective adoption of diversity practices and discourses more adjusted to the Portuguese context. A contribution is also made to the development of a theoretical model of the adoption of alien management knowledge, in both discursive and practical dimensions. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências Empresariais (ramo de conhecimento em Organização e Politicas Empresariais) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10465 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
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