Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10574

TítuloFixando fronteiras incertas: cidadania, identidade e activismo gay e lésbico
Autor(es)Brandão, Ana Maria
Palavras-chaveActivismo gay e lésbico
Cidadania
Data15-Mai-2010
CitaçãoCICLO DOCUMENTE-SE, 3, Porto, Portugal, 2010 – “Ciclo Documente-se : Sentidos do Reconhecimento 2010”. [S.l. : s.n.], 2010.
Resumo(s)Esta comunicação toma como ponto de partida a temática do reconhecimento – social, político – num domínio particular: o das identidades sexuais. Foram propostas três questões para debate: partindo do ideal contemporâneo da igualdade, que mecanismos de reconhecimento accionar no que respeita ao caso das diferentes “orientações sexuais”? Saber se se justifica a existência de mecanismos de descriminação positiva? E como perspectivam os indivíduos as suas necessidades e expectativas de reconhecimento? Todas têm como pano de fundo a questão da justiça, situando-se, em última análise, no domínio de um “dever ser” que, como notou Weber (1983: 137), levanta “problemas que nenhuma ética pode solucionar de modo decisivo e unívoco”. No caso particular das sexualidades não normativas, as estratégias de reconhecimento – ligadas, em especial, à reclamação de uma forma particular de cidadania ligada à identidade – têm contribuído para reafirmar fronteiras e (re)produzir exclusões.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10574
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fixando fronteiras incertas.pdfdocumento principal142,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID