Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10668

TítuloEnsino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico : construção reflexiva de significados e promoção de competências transversais
Outro(s) título(s)Experimental science teaching in primary school : the reflective process of meanings generation and the promotion of transversal skills
Autor(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Orientador(es)Sá, Joaquim
Data11-Mai-2010
Resumo(s)O presente estudo situa-se na continuidade e aprofundamento de uma perspectiva de ensino-aprendizagem e de investigação, que vem sendo desenvolvida em contexto de sala de aula (Sá, 1996; Sá & Varela, 2007). Esse trabalho de investigação e a concomitante experiência na sala de aula têm vindo a sugerir, de forma consistente e continuada, uma estreita relação entre essa perspectiva de ensino, que designamos de Experimental Reflexivo das Ciências, e a promoção de saberes e o desenvolvimento de competências em domínios de natureza transversal. O Ensino Experimental Reflexivo das Ciências coloca grande ênfase na construção do conhecimento e na qualidade do pensamento, sendo indutor de um processo generativo de significados a partir dos factos e evidências experimentais. Caracteriza-se por uma prática reflexiva continuada, desenvolvida numa atmosfera de liberdade de comunicação e cooperação propícia a um envolvimento pessoal e intelectual dos alunos na aprendizagem Neste estudo foi implementada uma intervenção pedagógica de 40 horas de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências numa turma de 18 alunos do 1º ano de escolaridade do 1º CEB, tendo-se comparado a turma experimental com a turma de controlo nas seguintes variáveis: i) capacidades cognitivas dos alunos; ii) desenvolvimento da compreensão da linguagem oral; iii) e competências de resolução de problemas de conteúdo não científico. Outros objectivos do estudo foram: i) descrever e compreender, no contexto dessa prática, os processos de (re)construção de significados inerentes à abordagem experimental reflexiva de tópicos científicos, com incidências nos conteúdos programáticos da área curricular de Estudo do Meio do 1º ano de escolaridade; ii) promover, através dessa prática, a qualidade das aprendizagens científicas e do pensamento dos alunos; iii) e desenvolver nos alunos atitudes favoráveis ao ensino e à aprendizagem das Ciências. Em concordância com tais objectivos, o estudo desenvolveu-se segundo uma abordagem de investigação-acção, integrando-se no quadro teórico da investigação interpretativa, aplicada ao estudo dos processos de ensino-aprendizagem. Por outro lado, teve uma dimensão metodológica quasi-experimental, através da qual se avaliou o efeito dessa prática nas variáveis acima referidas. Os dados recolhidos para avaliação das hipóteses formuladas neste estudo revelam que o efeito da intervenção pedagógica de Ciências se fez sentir, de forma muito significativa: i) no desenvolvimento de processos cognitivos ligados ao raciocínio concreto e abstracto por analogia, bem como no desenvolvimento de processos que envolvem simultaneamente a organização dos estímulos perceptivos apreendidos, num todo relacionado, e o raciocínio concreto por analogia; ii) no desenvolvimento da linguagem oral, no domínio da compreensão de estruturas complexas; iii) no desenvolvimento de competências de resolução de problemas de conteúdo não científico, tendo os alunos da turma experimental revelado maior autonomia e estratégias de melhor qualidade no processo de resolução. É possível ainda afirmar que o Ensino Experimental Reflexivo das Ciências é promotor de atitudes positivas no processo de ensino-aprendizagem, tendo gerado nos alunos um impacto bastante favorável ao nível da motivação na aprendizagem e de atitudes orientadas para uma abordagem mais profunda e reflexiva dos conteúdos abordados. Para ilustrar o processo de construção de significados científicos, apresenta-se a análise interpretativa de conteúdo de uma amostra de diários de aula elaborados na sequência da observação participante em sala de aula. Da análise dos diários é possível identificar alguns processos promotores da qualidade do pensamento e das aprendizagens. Essa análise releva ainda aprendizagens conceptuais e aquisições cognitivas realizadas pelos alunos que sugerem uma visão crítica sobre os limites impostos pela perspectiva piagetiana para a aquisição de determinados conceitos.
The present study is placed in the continuity and expansion of a teaching-learning perspective and investigation, which have been developed in classroom context (Sá, 1996; Sá & Varela, 2007), for a lot of years. That work of investigation and the concomitant experience in the classroom have been suggesting a consistent and strong relationship between that teaching perspective, which we named of Experimental Reflective of Science, and the promotion of knowledge and skills in domains of transversal nature. The Reflective Experimental Science Teaching emphasizes the process of knowledge construction and the promotion of thinking quality, being inductor of a generative process of meanings emerging from experimental facts and evidences. It is characterized by a continuous reflective practice, developed in an atmosphere of free communication and cooperation, propitious to a personal and intellectual commitment of students in learning. In this study a pedagogic intervention of 40 hours of Experimental Reflective Science Teaching was carried out in a 1st year classroom of primary school with 18 students. We compared the experimental class to the control class, considering the following variables: i) students cognitive skills; ii) comprehension of oral language; iii) and problem solving skills of non scientific content. The study had other following objectives: i) to describe and to develop comprehension of the meaning generative processes, which are inherent to the experimental reflective teaching of scientific topics of 1st year curricular area of Physical Environment; ii) to promote students quality of scientific learning outcomes as well as to promote students thinking skills; iii) to promote positive students attitudes towards science teaching and science learning. In conformity with such objectives, the study was conducted with an investigation-action approach, following the interpretative investigation paradigm, applied to the study of teachinglearning processes. It had also a quasi-experimental methodological dimension in order to evaluate the experimental treatment effect on the variables above mentioned. The assembled data for evaluation of the formulated hypothesis, reveals a meaningful positive effect of the pedagogic intervention of science teaching: i) in the development of cognitive skills of concrete and abstract reasoning by analogy, as well as the development of skills of organization of separated perceptive stimulus in a holistic whole; ii) in the development of oral language, specifically the comprehension of complex structures; iii) in problem solving skills of non scientific content, having experimental class students revealed more autonomy and better strategies in the resolution process. The data also sustain that the Reflective Experimental Science Teaching promotes positive attitudes towards teaching and learning, having generated high motivation and a deeper and more reflective approach to the contents being studied. In order to illustrate the generative process of scientific meanings construction, we present the content interpretative analysis of a sample of teaching diaries, having been made after lessons on the basis of data collected by participant observation in the classroom. From the diaries analysis, it is possible to identify some processes, which are promoters of thinking quality and of high level learning outcomes. This analysis reveals that students have developed conceptual and cognitive acquisitions, which suggest a critical view of the limits imposed by the piagetian perspective of cognitive development.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de conhecimento de Estudo do Meio Físico)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10668
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf6,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID