Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10668
Título: | Ensino experimental das ciências no 1º ciclo do ensino básico : construção reflexiva de significados e promoção de competências transversais |
Outro(s) título(s): | Experimental science teaching in primary school : the reflective process of meanings generation and the promotion of transversal skills |
Autor(es): | Varela, Paulo Idalino Balça |
Orientador(es): | Sá, Joaquim |
Data: | 11-Mai-2010 |
Resumo(s): | O presente estudo situa-se na continuidade e aprofundamento de uma perspectiva de
ensino-aprendizagem e de investigação, que vem sendo desenvolvida em contexto de sala de
aula (Sá, 1996; Sá & Varela, 2007). Esse trabalho de investigação e a concomitante experiência
na sala de aula têm vindo a sugerir, de forma consistente e continuada, uma estreita relação
entre essa perspectiva de ensino, que designamos de Experimental Reflexivo das Ciências, e a
promoção de saberes e o desenvolvimento de competências em domínios de natureza
transversal. O Ensino Experimental Reflexivo das Ciências coloca grande ênfase na construção
do conhecimento e na qualidade do pensamento, sendo indutor de um processo generativo de
significados a partir dos factos e evidências experimentais. Caracteriza-se por uma prática
reflexiva continuada, desenvolvida numa atmosfera de liberdade de comunicação e cooperação
propícia a um envolvimento pessoal e intelectual dos alunos na aprendizagem
Neste estudo foi implementada uma intervenção pedagógica de 40 horas de Ensino
Experimental Reflexivo das Ciências numa turma de 18 alunos do 1º ano de escolaridade do 1º
CEB, tendo-se comparado a turma experimental com a turma de controlo nas seguintes
variáveis: i) capacidades cognitivas dos alunos; ii) desenvolvimento da compreensão da
linguagem oral; iii) e competências de resolução de problemas de conteúdo não científico.
Outros objectivos do estudo foram: i) descrever e compreender, no contexto dessa prática, os
processos de (re)construção de significados inerentes à abordagem experimental reflexiva de
tópicos científicos, com incidências nos conteúdos programáticos da área curricular de Estudo
do Meio do 1º ano de escolaridade; ii) promover, através dessa prática, a qualidade das
aprendizagens científicas e do pensamento dos alunos; iii) e desenvolver nos alunos atitudes
favoráveis ao ensino e à aprendizagem das Ciências.
Em concordância com tais objectivos, o estudo desenvolveu-se segundo uma abordagem
de investigação-acção, integrando-se no quadro teórico da investigação interpretativa, aplicada ao estudo dos processos de ensino-aprendizagem. Por outro lado, teve uma dimensão metodológica
quasi-experimental, através da qual se avaliou o efeito dessa prática nas variáveis acima
referidas.
Os dados recolhidos para avaliação das hipóteses formuladas neste estudo revelam que o
efeito da intervenção pedagógica de Ciências se fez sentir, de forma muito significativa: i) no
desenvolvimento de processos cognitivos ligados ao raciocínio concreto e abstracto por analogia,
bem como no desenvolvimento de processos que envolvem simultaneamente a organização dos
estímulos perceptivos apreendidos, num todo relacionado, e o raciocínio concreto por analogia;
ii) no desenvolvimento da linguagem oral, no domínio da compreensão de estruturas complexas;
iii) no desenvolvimento de competências de resolução de problemas de conteúdo não científico,
tendo os alunos da turma experimental revelado maior autonomia e estratégias de melhor
qualidade no processo de resolução. É possível ainda afirmar que o Ensino Experimental
Reflexivo das Ciências é promotor de atitudes positivas no processo de ensino-aprendizagem,
tendo gerado nos alunos um impacto bastante favorável ao nível da motivação na aprendizagem
e de atitudes orientadas para uma abordagem mais profunda e reflexiva dos conteúdos
abordados.
Para ilustrar o processo de construção de significados científicos, apresenta-se a análise
interpretativa de conteúdo de uma amostra de diários de aula elaborados na sequência da
observação participante em sala de aula. Da análise dos diários é possível identificar alguns
processos promotores da qualidade do pensamento e das aprendizagens. Essa análise releva
ainda aprendizagens conceptuais e aquisições cognitivas realizadas pelos alunos que sugerem
uma visão crítica sobre os limites impostos pela perspectiva piagetiana para a aquisição de
determinados conceitos. The present study is placed in the continuity and expansion of a teaching-learning perspective and investigation, which have been developed in classroom context (Sá, 1996; Sá & Varela, 2007), for a lot of years. That work of investigation and the concomitant experience in the classroom have been suggesting a consistent and strong relationship between that teaching perspective, which we named of Experimental Reflective of Science, and the promotion of knowledge and skills in domains of transversal nature. The Reflective Experimental Science Teaching emphasizes the process of knowledge construction and the promotion of thinking quality, being inductor of a generative process of meanings emerging from experimental facts and evidences. It is characterized by a continuous reflective practice, developed in an atmosphere of free communication and cooperation, propitious to a personal and intellectual commitment of students in learning. In this study a pedagogic intervention of 40 hours of Experimental Reflective Science Teaching was carried out in a 1st year classroom of primary school with 18 students. We compared the experimental class to the control class, considering the following variables: i) students cognitive skills; ii) comprehension of oral language; iii) and problem solving skills of non scientific content. The study had other following objectives: i) to describe and to develop comprehension of the meaning generative processes, which are inherent to the experimental reflective teaching of scientific topics of 1st year curricular area of Physical Environment; ii) to promote students quality of scientific learning outcomes as well as to promote students thinking skills; iii) to promote positive students attitudes towards science teaching and science learning. In conformity with such objectives, the study was conducted with an investigation-action approach, following the interpretative investigation paradigm, applied to the study of teachinglearning processes. It had also a quasi-experimental methodological dimension in order to evaluate the experimental treatment effect on the variables above mentioned. The assembled data for evaluation of the formulated hypothesis, reveals a meaningful positive effect of the pedagogic intervention of science teaching: i) in the development of cognitive skills of concrete and abstract reasoning by analogy, as well as the development of skills of organization of separated perceptive stimulus in a holistic whole; ii) in the development of oral language, specifically the comprehension of complex structures; iii) in problem solving skills of non scientific content, having experimental class students revealed more autonomy and better strategies in the resolution process. The data also sustain that the Reflective Experimental Science Teaching promotes positive attitudes towards teaching and learning, having generated high motivation and a deeper and more reflective approach to the contents being studied. In order to illustrate the generative process of scientific meanings construction, we present the content interpretative analysis of a sample of teaching diaries, having been made after lessons on the basis of data collected by participant observation in the classroom. From the diaries analysis, it is possible to identify some processes, which are promoters of thinking quality and of high level learning outcomes. This analysis reveals that students have developed conceptual and cognitive acquisitions, which suggest a critical view of the limits imposed by the piagetian perspective of cognitive development. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de conhecimento de Estudo do Meio Físico) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10668 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |