Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10775

TítuloAvaliação da influência do mobiliário escolar na postura corporal em alunos adolescentes
Autor(es)Barbosa, Andreia Fernandes
Orientador(es)Arezes, P.
Palavras-chaveColuna vertebral
sala de aula
postura
mobiliário
RULA
Vertebral colum
classroom
posture
furniture
RULA
Data8-Out-2009
Resumo(s)A vida escolar inicia-se precocemente e acompanha os alunos na primeira fase da sua vida. Durante esta fase, as crianças/ adolescentes passam grande parte do seu tempo sentados na sala de aula. A postura estática associada a um posicionamento inadequado, podem causar alterações no sistema músculo-esquelético em geral, e ao nível da coluna vertebral, em particular. Com o objectivo de verificar a incidência de desvios posturais relacionadas com a utilização do mobiliário escolar, foram estudados indivíduos dos 6 aos 19 anos, tanto no ensino privado como público, numa amostra de 136 alunos de vários escalões do ensino. Através de um estudo transversal e longitudinal, de forma quantitativa e qualitativa, tentou-se estabelecer a existência de uma relação entre as alterações impostas pelo mobiliário escolar e, eventuais, alterações posturais definitivas. Os resultados da aplicação da metodologia RULA mostram que, além da postura sentada que é mantida na sala de aula, o facto do mobiliário não ser regulável implica a necessidade de uma intervenção imediata por parte dos responsáveis, dado que o que está em causa é a saúde dos alunos. O desajustamento do mobiliário e, consequentemente, as posturas incorrectas mantidas durante a sua utilização, traduzem-se em alterações posturais observadas na avaliação executada. Como resultados deste estudo, verifica-se que as alterações mais frequentes são: a hiperlordose lombar (68,5%), a protusão dos ombros (58,1%) e a anteriorização do pescoço (49,2%), com consequências ao nível do registo de queixas de dor entre os indivíduos da amostra. Como é demonstrado no estudo presente, os níveis de acção obtidos pelo RULA são elevados devido à inadequação do mobiliário da sala, agravado pela associação de outros factores, tais como, os passatempos dos alunos. Além disso, é necessário uma consciencialização dos profissionais que lidam diariamente com os alunos de modo a permitirem momentos de alternância à posição de sentada e a impedirem, dentro do possível, a adopção de posturas inadequadas durante as aulas. O seu papel será também fundamental para o diagnóstico atempado destas alterações posturais.
School life begins very early and it represents a significant part of students’ early years. During this stage children/adolescents spend most of their time sitting in the classroom. The static posture plus inadequate body positions may cause alterations in the muscle and/or bones, mainly in the spinal column. To verify the rate of incidence of posture deviation caused by school furniture, 136 students between 6 and 19 years old were studied. This research was conducted both in private and public schools and comprised different school years. Through a transversal and longitudinal study, in qualitative and quantitative form, it was tried to prove the existence of a relation between body postures imposed by school furniture and, eventually, some definitive postural alterations. The results from the application of RULA method show that besides the fact students are permanently sat in the classroom, the furniture is not adjustable, which constitutes a serious threat to their health. The inadequacy of the furniture and the consequent inadequate postures induce postural changes.The study indicates that the major changes are: lumbar hyperlordosis (68,5%), shoulder protrusion (58,1%), anteriorization of the neck (49,2%), which provoked pain in the students involved in the research. As showed in the results obtained in this study, the action levels obtained by the application of the RULA method are high due to the inadequacy of classroom furniture, aggravated by the association of other factors, like students hobbies. Besides this, it is necessary that the professionals working with students on a daily basis become aware of the need to allow moments in which students may stand and also try to call their attention whenever they identify any students with inadequate postures. They can also have a very important role in a early and adequate diagnosis of the existent postural changes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (área de especialização em Engenharia Humana)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10775
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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