Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10926
Título: | Conceitos emergentes no contexto da sociedade da informação : um contributo teórico |
Outro(s) título(s): | Emerging concepts in the context of the information society : a theoretical contribution |
Autor(es): | Lisbôa, Eliana Santana Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | Tecnologias Aprendizagem Colaboração Conectividade Technology Learning Collaboration Creativity |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância |
Citação: | LISBÔA, Eliana Santana; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira - Conceitos emergentes no contexto da sociedade da informação : um contributo teórico. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 2:3 (2010). [Consult. 15 Out. 2010]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109. |
Resumo(s): | Vivemos numa sociedade pós-industrial que traz consigo características próprias como, por exemplo, o atribuir valor acrescido ao trabalho intelectual, à criatividade e à
desterritorialização do espaço físico, visto que, com as tecnologias digitais, pode-se realizar
uma actividade ao mesmo tempo em vários espaços físicos diferenciados. Para caracterizar a aprendizagem
nestes novos contextos e espaços para a construção e partilha do conhecimento em
ambientes mediatizados pelas tecnologias, surgiram uma série de novos conceitos,
designações e referenciais teóricos que importa definir e sistematizar. Esse será o objectivo
do presente texto onde abordaremos, em linhas muito gerais, os conceitos de Aprendizagem
Informal, Aprendizagem Colaborativa, Conectividade e Conectivismo e, por fim, o
Construtivismo Comunal. We live in a post-industrial society which brings its own characteristics, for example, give added value to intellectual work, creativity and the dispossession of physical space, since with digital technologies, we can perform an activity while in several different physical spaces. To characterize learning in these new contexts and spaces for building and knowledge sharing environments mediated by technology, there were a number of new concepts, descriptions and theoretical frameworks that define and systematize it. This will be the aim of this text where we discuss, in very broad terms, the concepts of Informal Learning, Collaborative Learning, Connectivity and Connectivism and, finally, the Communal Constructivism. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10926 |
ISSN: | 1982-6109 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
159-791-1-PB.pdf | Artigo pdf | 316,79 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |