Geotecnia : [73] Estatísticas

O subgrupo da Geotecnia tem como orientação a investigação no domínio das infraestruturas de transportes, contribuindo para uma estratégia do desenvolvimento sustentável da construção e manutenção das estruturas, satisfazendo os requisitos da funcionalidade, da segurança, ambientais e económicos. Nesta perspectiva serão desenvolvidos os seguintes estudos:

1. Caracterização dos terrenos naturais, desde os solos às rochas, cobrindo as formações heterogéneas, representativas do ambiente geológico do Norte de Portugal. Para o efeito serão utilizadas novas tecnologias que recorrem aos sistemas de inteligência artificial e ao método inverso. Concretamente será tornado operacional uma base com informação relevante resultante de obras de escavação e de túneis que alimentarão o sistema automático de obtenção de parâmetros geomecânicos para diferentes tipos de terrenos, condições hidrogeológicas e tipo de obra. Estes estudos serão aplicados à modelação de estruturas com resultados de observação de modo a poderem ser validados.

2. Estudos de laboratório para a caracterização mecânica de solos e agregados considerando os aspectos da não saturação e da influência do tipo de acções. Estes estudos visam estabelecer leis constitutivas dos materiais a utilizar na modelação de estruturas.

3. Estudos de base mecanicista para promover a utilização de materiais não tradicionais na construção de obras geotécnias.

4. Estudos que incidem sobre a modelação do efeito de cargas rolantes (simulando comboios de alta velocidade) na sub-estrutura da via e no terreno.

5. Revisão do estado de conhecimentos relativo à infraescavação seguida da respectiva modelação na interacção solo-estrutura.

Percorrer