Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10943

TítuloInfluência de um programa de formação contínua em Matemática no conhecimento didáctico de professores do 1.º CEB
Autor(es)Silva, Nuno Miguel Pinto da
Fernandes, José António
Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveConhecimento didáctico
Professores do 1.º ciclo
Formação contínua
DataSet-2010
EditoraAssociação de Professores de Matemática (APM)
CitaçãoSILVA, Nuno Miguel Pinto da ; FERNANDES, José António ; ALVES, Maria Palmira - Influência de um programa de formação contínua em Matemática no conhecimento didáctico de professores do 1.º CEB. In GOMES, H. ; MENEZES, L. ; CABRITA, I., ed. lit. – “XXI SIEM : actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática, 21, Aveiro, Portugal, 2010” [CD-ROM]. Lisboa : Associação de Professores de Matemática, 2010. ISBN 978-972-8768-45-4. p. 492-503.
Resumo(s)Nesta comunicação relata-se parte de um estudo centrado na influência do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) no conhecimento didáctico do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Participaram, nesta fase do estudo, dez formandos, pertencentes ao mesmo Agrupamento de escolas e que frequentaram o PFCM no ano lectivo de 2007/2008, numa mesma instituição do ensino superior. Os resultados indiciam que o PFCM contribuiu para a melhoria do conhecimento matemático e didáctico dos formandos ao nível do significado dos objectos matemáticos, das dificuldades, erros e obstáculos dos alunos na aprendizagem, da importância das capacidades transversais, resolução de problemas, comunicação e raciocínio matemático, e da análise de situações de ensino, metodologias específicas e recursos didácticos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10943
ISBN978-972-8768-45-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010c XXI SIEM.pdf231,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID