Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/10958

TitleAnálise do processo da consulta psicológica vocacional: estudo das reacções dos clientes ao processo terapêutico
Author(s)Faria, Liliana
Taveira, Maria do Céu
KeywordsEficácia
Processo da consulta psicológica
Issue date2008
CitationCONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL : INVESTIGAÇÃO E ENSINO, 4, Braga, Portugal, 2008 – “Conferência Desenvolvimento Vocacional : Investigação e Ensino”. [S.l. : s.n., 2008].
Abstract(s)As investigações acerca do processo de consulta psicológica vocacional são um potencial para o estudo da sua eficácia (e.g., Spokane, 2004). Neste sentido, apresenta-se um estudo destinado a avaliar o processo da consulta psicológica vocacional através do sistema complexo de reacções cognitivas e afectivas dos clientes ao mesmo. O estudo realizou-se com 153 adolescentes, alunos do 9º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (Midade=14.12, DPidade=.50), clientes do Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho. As reacções dos clientes foram medidas através do Client Reactions System (CRS, Hill, Spiegel, & Tichnor, 1988, adap. Taveira et al., 2004). Realizou-se o teste Cochran'Q para analisar a significância da mudança das respostas dos clientes às sessões da intervenção. Discutem-se os resultados à luz da teoria e investigação sobre a eficácia da intervenção vocacional. Retiram-se implicações para o desenho de intervenções vocacionais sensíveis às necessidades dos clientes, e para o treino de psicólogos na consulta psicológica vocacional. Os dados apresentados nesta comunicação são parte integrante de um estudo mais alargado sobre a avaliação da eficácia da consulta psicológica vocacional.
Career counseling process research is an important component of the career counseling efficacy study (Spokane, 2004). Thus, the main goal of this study is to evaluate the career counseling process through the affective and cognitive complex reaction’s system of the clients. The sample includes 153 adolescents, from 9th grade and with ages from 13 to 17 years old (Mage=14,12; SDage=0,50), attending the Career Counselling Center, in Department of Psychology of the University of Minho. The reactions of the clients to the career counseling process were measured through the Client Reaction System (CRS, Hill, Spiegel, & Tichnor, 1988, adap. Taveira et al., 2004). A Cochran’Q test was made to evaluate the significance of the clients’ responses changes though the career intervention. Results and implications for career intervention design are discussed considering the clients’ needs and the counselors’ training. These results are part of a larger PhD study on the theme of career counseling efficacy.
TypePoster
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10958
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Comunicações

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