Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11046

TítuloA identidade dialógica de um prisma empírico : um estudo sobre a conjugalidade
Autor(es)Rosa, Catarina Pires da
Orientador(es)Gonçalves, Miguel M.
Data4-Out-2010
Resumo(s)Segundo a perspectiva dialógica, a identidade não pode ser resumida a um agente único, central e imutável. Pelo contrário, é uma organização em constante mudança, composta por um conjunto complexo e dinâmico de posições do eu, que se encontram em permanente relação. O sentido de autoria vai sendo construído no tempo, a partir do encontro entre as diferentes vozes da identidade. Apesar desta fluidez, o sistema identitário necessita de manter um certo grau de integração e coerência, o qual é conseguido através de estratégias de auto-organização. Partindo deste enquadramento teórico, o presente projecto de investigação pretendeu explorar, de uma perspectiva empírica, a visão dialógica da identidade. O estudo inicial é dedicado à dimensão metodológica e é apresentado através da análise detalhada de um estudo de caso. Em primeiro lugar, desenvolveu-se um procedimento de investigação que pretende aceder, estudar e compreender a comunidade de posições que habita o sistema identitário - a Tarefa de Articulação Dialógica (TAD). Nesta entrevista semi-estruturada, os participantes são estimulados a pensar na forma como se vêem e descrevem a si próprios. É-lhes pedido que identifiquem as dimensões que consideram mais descritivas de si, tendo em conta que, no decorrer do nosso quotidiano, assumimos facetas diversas, e até mesmo contraditórias, dependendo de um complexo conjunto de contingências (contextuais, históricas, relacionais, entre outras). São ainda convidados a imaginar que estas posições têm uma voz independente e a descrever os diálogos que estabelecem entre si. Em segundo lugar, surgiu a necessidade de encontrar um tipo de análise do material narrativo que permitisse aprofundar a capacidade autoregulatória do sistema identitário. Deste modo, a perspectiva teórica de que a identidade dialógica se organiza através de uma estruturação hierárquica de significados serviu de base à elaboração de uma metodologia de análise microgenética do processo de construção de significado. Esta linha metodológica foi testada num estudo empírico sobre a conjugalidade. A relação conjugal é indubitavelmente uma dimensão central e dominante na vivência do ser humano e os dados recolhidos no estudo inicial permitiram salientar o papel relevante que a posição de identidade Eu Conjugal ocupa no sistema identitário. Neste sentido, procedeu-se ao estudo pormenorizado desta posição específica com o objectivo de acompanhar as transformações que podem ocorrer na identidade dialógica adulta. Para compreender o desenvolvimento desta posição no tempo, constituiu-se uma amostra com 9 casais em três momentos distintos do ciclo de vida conjugal: grupo 1 – 3 casais sem filhos; grupo 2 – 3 casais com filhos pequenos e/ou em idade escolar e grupo 3 – 3 casais com filhos adultos. Os dados resultantes deste estudo são apresentados de duas formas distintas, que representam diferentes graus de elaboração da análise: os resultados preliminares são fundamentados na comparação pormenorizada entre dois estudos de caso e os resultados finais englobam a contrastação dos três grupos da amostra nas dimensões estrutura e organização da identidade. Relativamente às conclusões mais relevantes podemos destacar a compreensão de que a organização das relações entre as posições de identidade poderá assentar na acção combinada de três estratégias de gestão (o Sistema Hierárquico, o Sistema de Prioridades e a Ambivalência) e a identificação de 6 padrões recorrentes nas dinâmicas intrapessoais (A – Padrão de Alienação Monológica, B – Padrão de Exclusividade Intencional, C – Padrão de Autoritarismo, D – Padrão de Liderança, E – Padrão de Multivocalidade Monocórdica e F – Padrão de Complementaridade Dialógica). Para finalizar, foi desenvolvida uma reflexão teórica sobre a aplicabilidade deste procedimento de investigação no campo da psicoterapia. Neste sentido, perspectivou-se a relevância da TAD e dos resultados obtidos no estudo empírico para o contexto de uma intervenção terapêutica dialógica.
According to the dialogical perspective, the self cannot be reduced to a unique, unchangeable and central agent. On the contrary, it is a constantly moving organization, composed by a dynamic and complex multiplicity of I-positions. The sense of authorship is being constructed in time by the jointed action of these voices or self dimensions. Despite this dynamism, the self-system needs to preserve a sense of coherence and integration, which is achieved through the action of self-organization strategies. Departing from this theoretical background, this project represents an attempt to approach the dialogical self from an empirical point of view. The initial study is devoted to the methodological dimension and it is presented through the detailed analysis of a single case. First, it was developed a procedure to access and study the community of I-positions inhabiting the self-system - Dialogical Articulation Task (DAT). In this semi-structured interview participants are invited to think about the way they see and describe themselves. They have to identify the most descriptive dimensions of their selves, considering that we assume different, and even contradictory, facets depending on complex life contingencies (contextual, historical, relational, among other). Furthermore, they are encouraged to imagine that these I-positions have an independent voice in order to narrate the possible dialogues existing between them. Secondly, we departed from the perspective that the dialogical self organizes itself through a hierarchical structure of meanings to analyze the ongoing process of intrapersonal dynamics management. In order to do this, it was developed a procedure of microgenetic analysis of the meaning-making process. This methodological pattern was tested in an empirical study about conjugality. On one hand, the marital relationship is a central and dominant dimension of the human experience. On the other hand, the results from the initial study revealed the relevant role of the I as a Marital I-position in the self-system. In this way, we studied the changes occurring in the dialogical self by focusing on this specific I-position. Our sample was composed by 9 couples from three different moments of the marital life cycle: group 1 – 3 couples without children; group 2 – 3 couples with babies or children at school age and group 3 – 3 couples with adult children. The data are presented in two ways, implying different levels of analysis: the preliminary results derive from the comparison of two single cases and the final results contrast the three groups of the sample. The most relevant results lay on the understanding that the intrapersonal dynamics could be managed by the jointed action of three strategies (Hierarchical System, Priorities System and Ambivalence); and on the identification of 6 recurrent patterns of relation between the I-positions (A – Monological Alienation Pattern; B – Intentional Exclusivity Pattern; C - Authoritarianism Pattern; D – Leadership Pattern; E – Monochord Multivocality Pattern and F – Dialogical Complementary Pattern). To conclude, it was developed a theoretical reflection about the applicability of this empirical procedure in the psychotherapeutic field. In this way, the relevance of the DAT and of the results from the empirical study to the context of a dialogical therapeutic intervention was put in perspective.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia (área de conhecimento em Psicologia Clínica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11046
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID