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TítuloContextos familiares e o lugar da infância : concepções e imagens
Autor(es)Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques
Orientador(es)Fernandes, Natália
Palavras-chaveCriança
Família
Representações
Participação
Child
Family
Representations
Participation
Enfant
Famille
Représentations
Participation
Data5-Nov-2009
Resumo(s)O presente trabalho de investigação pretende caracterizar as representações das crianças acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos, no interior da família. Partindo das vozes das crianças, pretende-se, desta feita, vislumbrar a actual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância parte-se da noção de que as crianças são actores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Recorrendo a metodologias de orientação etnográfica e investigação participativa, como forma de aceder às práticas discursivas das crianças, visase caracterizar e interpretar os processos de construção de sentido e de natureza conceptual presentes nos dois grupos geracionais – infância e adultez – bem como no descortinar dos condicionantes que estarão por detrás da definição de tais fronteiras conceptuais. O estudo desenvolveu-se em contexto de jardim de infância, com crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, do qual resultou um trabalho interpretativo que nos permitiu afigurar aspirações, encantos e (des)encantos do real quotidiano familiar e as concepções e imagens das crianças acerca da sua família, da família em geral e do seu lugar na família.
This research paper intends to characterize children’s representations regarding the place reserved to them, as little children, in the family. Departing from the children’s voice, we intend to foresee the real social importance given to childhood within the domestic space. Subscribing the presuppositions of Sociology of Childhood, we depart from the concept that children are competent social actors and, as such, they should be taken into account in the process of producing knowledge regarding their living worlds. Taking as resource the methodologies of ethnographic orientation and participative research as ways of having access to the children’s concrete speech practices, we try to characterize and interpret the processes for building meaning and of conceptual nature present in the two generational groups - childhood and adulthood – as well as to unveil the conditionings that lay under the definition of such conceptual boundaries. The study took place within the context of a kindergarten, with children between 4 and 6 years of age. From it came an interpretative work that permitted us to spot goals, enchantments and dis(enchantments) of the real daily family life and the children’s concepts and images about their family, the family in general and their own place in the family.
Ce travail d’investigation prétend caractériser les représentations des enfants sur le rôle qui leur est réservée au sein de la famille, alors qu’ils sont encore petits. En partant des paroles des enfants, on prétend cerner l’importance sociale actuellement attribuée à l’enfance, dans l’espace domestique familial. Ce travail d’investigation souligne les présupposés de la sociologie de l’enfance et part donc de la notion selon laquelle les enfants sont des acteurs sociaux compétents et doivent, en tant que tels, être pris en considération lorsqu’il s’agit d’analyser leur propre processus de connaissance concernant leurs mondes de vie. Appliquant dans la pratique la méthodologie de l’orientation ethnographique et d’investigation participative, comme forme d’accéder aux pratiques discursives des enfants, on vise caractériser et interpréter les processus de construction de sens et de nature conceptuel présents dans les deux générations (enfance et âge adulte). En outre, ce travail veut saisir les conditionnements sous-jacents à la définition de telles frontières conceptuelles. Cette investigation s’est déroulée dans le contexte d’un jardin d’enfants, avec des enfants d’âges comprises entre 4 et 6 ans. Elle nous a permis d’aboutir à un travail interprétatif qui évoque des aspirations, enchantements et déceptions en rapport avec la vie réelle familial au quotidien ainsi que les conceptions et images des enfants concernant leur propre famille, la famille en général et leur rôle dans la famille.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Sociologia da Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11059
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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