Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11081

TítuloCriação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à documentação educativa
Autor(es)Colmenero Ruiz, M. Jesus
García-Quismondo, Miguel Ángel Marzal
Ramalho, José Carlos
Palavras-chaveDocumentação educativa
Topic maps
Recuperação de informação
Representação de conhecimento
Educational documentation
Information retrieval
Knowledge organization
DataAbr-2010
EditoraAssociação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação
CitaçãoCOLMENERO RUIZ, Mª Jesus ; GARCÍA-QUISMONDO, Miguel Ángel Marzal ; RAMALHO, José Carlos - Criação e aplicação de um modelo baseado em Topic Maps à documentação educativa. In CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 10, Guimarães, Portugal, 2010 – “Políticas de informação na sociedade em rede : actas” [CD-ROM]. [S.l.] : APBAD, 2010. ISBN 978-972-9067-39-6.
Resumo(s)As políticas da União Europeia para a sociedade da informação estão a promover um modelo educativo baseado na aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida. A eficácia da aprendizagem neste modelo educativo assenta numa educação digital, na qual os recursos digitais estruturam, organizam e representam o seu conteúdo de acordo com as suas potencialidades educativas. Descrevem-se os passos prosseguidos na aplicação da norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps como escolha para a organização e representação do conhecimento de uso educativo, adaptando a recuperação deste tipo de informação a um modelo de aprendizagem centrado no educando, tal como as actuais políticas europeias promovem. Numa primeira parte apresenta-se a análise realizada sobre as várias metodologias para a representação do conhecimento: thesaurus, mapas conceptuais e ontologias. Discutem-se as características que levaram à selecção dos Topic Maps como a metodologia a ser utilizada neste projecto. Numa segunda parte, apresenta-se a norma ISO/IEC 13250:2000 Topic Maps e discute-se de que forma nos irá auxiliar a criar um ambiente de aprendizagem centrado no educando e utilizando os recursos educativos (objectos de ensino, artigos, monografias, teses, etc) disponíveis na Web. Por fim, numa terceira parte, apresenta-se uma arquitectura funcional capaz de suportar a metodologia seleccionada e o cenário de aplicação: especificação de mapas conceptuais orientados a programas educativos dinâmicos e que reagem às interacções dos educandos; agregação de conteúdos disponíveis na Web com o objectivo de criar um repositório de objectos de ensino (utilização do protocolo OAI-PMH); definição de estratégias para a população do mapa conceptual com os conteúdos recolhidos da Internet; exploração do repositório a partir do mapa conceptual. Em conclusão, iremos demonstrar que já é possível criar um ambiente com estas características utilizando vários componentes e tecnologias existentes mas, também, que é necessário fazer algum trabalho de integração e normalização.
Policies of the European Information Society are to promote an educational model based on the acquisition of skills and lifelong learning. The effectiveness of learning in this educational model is based on a digital education, in which digital resources structure, organize and represent its content according to their educational potential. We describe the steps pursued in the implementation of ISO / IEC 13250:2000 Topic Maps as the selected methodology adopted for the organization and representation of knowledge of educational use, adapting the retrieval of such information to a student-centered learning model, as the current European policies promote. The first part presents the analysis on the various methodologies for the representation of knowledge: thesaurus, concept maps and ontologies. In the following we discuss the characteristics that led to the selection of Topic Maps as the methodology to be used in this project. The second part presents the ISO / IEC 13250:2000 Topic Maps, and discusses how it will help to create an environment focused on student learning through the use of educational resources (learning objects, articles, monographs, theses, etc.) available on the Web. Finally, a third part presents a functional architecture capable of supporting the selected methodology and the application scenario: specification of concept maps, oriented educational programs and dynamic interactions that respond to the students; content aggregation available on the Web in order to create a repository of learning objects (using OAI-PMH), strategies for the population of the conceptual map with the contents collected from the Internet, holding the repository from the conceptual map. In conclusion, we demonstrate that it is possible to create an environment with these features using several existing technologies and components, but also that some work for integration and standardization is needed.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11081
ISBN978-972-9067-39-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DI/CCTC - Artigos (papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CMR_BDA2010.pdfArtigo446,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID