Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11139

TítuloQuadros interactivos : novas ferramentas, novas pedagogias, novas aprendizagens
Autor(es)Ferreira, Pedro Manuel Pimenta Gonçalves
Orientador(es)Coutinho, Clara Pereira
Rosário, Pedro
Data26-Nov-2009
Resumo(s)Na actualidade assistimos em Portugal ao desenvolvimento do Plano Tecnológico da Educação que prevê, entre outros, o reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas e a distribuição de quadros interactivos pelas salas de aula. A integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino tem sido matéria de investigação, procurando, sobretudo, reflectir e validar experiências de aprendizagem que enfatizem boas práticas pedagógicas. O Quadro Interactivo além de trazer uma nova dimensão tecnológica para a sala de aula vem reforçar o debate sobre a utilização da tecnologia em contexto educativo. Alinhados com a modernização tecnológica e sensibilizados com a problemática do ensino da Matemática, desenvolvemos uma investigação que, no essencial, se centra na forma de rentabilizar o Quadro Interactivo em benefício de um ambiente de aprendizagem mais rico, desafiador e propício à melhoria das aprendizagens na disciplina de Matemática. Neste sentido, construímos uma aplicação hipermédia com o objectivo de ensinar a unidade didáctica de Estatística do 5.º ano de escolaridade com recurso ao Quadro Interactivo. A dinâmica interactiva, a diversidade de estratégias e o referencial teórico auto-regulatório sustentaram a construção desta ferramenta cognitiva com vista a estabelecer uma parceria robusta entre a tecnologia e os processos de ensino aprendizagem. A investigação decorreu em 3 escolas públicas seguindo um formato pré-pós teste e recorrendo, em cada escola, a um grupo experimental (utilização da aplicação hipermédia no quadro interactivo) e a um de controlo (ensino sem recurso a estas ferramentas). Os resultados obtidos indiciam diferenças significativas na aprendizagem dos alunos dos grupos experimentais face aos seus colegas dos grupos de controlo, o que nos parece fundamentar a utilização de plataformas comunicacionais, como o Quadro Interactivo em parceria com a aplicação hipermédia, que promovam mais empenho, maior interacção e facilitem a compreensão das matérias leccionadas e o sucesso escolar. Os desafios da Sociedade do Conhecimento exigem uma mudança nas práticas pedagógicas que, aproveitando o potencial das tecnologias, valorizem o desempenho do aluno na construção de aprendizagens significativas, através do uso de ferramentas cognitivas que disponibilizem recursos de monitorização e controlo das aprendizagens.
In the Portuguese educational context, we now have the Technological Plan with the purpose of enlarging and reinforcing technological resources in Portuguese schools, such as the Interactive Whiteboards (IWB). The use of technologies of Information and Communication at school is being the focus of several academic researches, as a means of promoting thought, on the one hand, and of validating learning experiences and good classroom practices, on the other hand. The IWB is, today, not only a new technological resource to be explored in classroom, but also the focus of a broad debate on the use of technology in the context of Education. Taking technological development and teaching Math at school into account, we developed a study based on the role of the IWB in classroom, a tool capable of creating a good learning environment, being, therefore, important for the improvement of learning Math. Methodologically, we designed a hypermedia application involving the IWB for the learning of the 5th grade unit on statistics. This cognitive tool emphasized the interactive dynamic, the strategic diversity and self regulation. We developed this study in three public schools. For each of them, we created a pre-post test that subjects from an experimental group and subjects from a control group had to solve. Results suggest statistical significative differences in learning from both groups, supporting the importance of the use of communicational platforms in promoting motivation, interaction, comprehension and school success. Challenges from the Knowledge Society demand a change in pedagogical views and practices in such a way that one must explore technological resources, as a means to improve academic performance, a more significant learning and self-regulation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11139
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf4,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID