Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11213

TítuloSaúde oral no Jardim-de-Infância: um projecto de investigação-acção
Autor(es)Esteves, Isabel
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveSaúde oral
Crianças
Investigação-acção
Data2-Dez-2010
EditoraUniversidade da Beira Interior (UBI)
CitaçãoBRANCO, H. P. L. [et al.], eds. – “Educação para a Saúde, Cidadania e Desenvolvimento Sustentado : actas do 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde e do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, Covilhã 2010” [CD-ROM]. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2010. ISBN 978-989-96996-0-1. p. 1148-1164.
Resumo(s)A saúde oral constitui uma dimensão da saúde geral, havendo forte inter-relação entre ambas (OMS, 2003), uma vez que a saúde oral influencia a saúde global do indivíduo, afectando-o física, psicológica e socialmente (Sheiham, 2005). Desta forma, torna-se importante o reforço das acções de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de saúde e de educação (DGS, 2005:5). Foram objectivos do presente trabalho aferir conhecimentos, valores e atitudes sobre saúde e higiene oral, aplicar um programa de intervenção pedagógico com sessões estruturadas para a higiene oral; avaliar os resultados da acção pedagógica por meio de um questionário utilizado como pré-teste e pós-teste. A metodologia utilizada foi a investigação-acção, por se afigurar a mais adequada para o estudo da situação social com o intuito de melhorar a qualidade da acção que aí decorre (Elliott, 1991) . Assim, seleccionaram-se dois jardins-de-infância para o estudo, construiu-se e validou-se um questionário sobre saúde e higiene oral para administração directa às crianças, realizou-se o pré-teste, implementou-se o programa de intervenção e, por fim, realizou-se o pós-teste com o mesmo instrumento. A amostra incluiu 42 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Os dados do questionário foram tratados estatisticamente, tendo sido aplicado o teste T para amostras emparelhadas para avaliar mudanças significativas. Os resultados denotam evolução nos conceitos e comportamentos de saúde e higiene, nos materiais a utilizar na higiene, na função e constituição da boca e dos dentes e na autonomia para escovagem dos dentes.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11213
ISBN978-989-96996-0-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3CNES_Esteves_Anastacio.pdfDocumento principal587,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID