Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/11216
Title: | Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Author(s): | Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Cadime, Irene Maria Dias Fernandes, Ilda Ferreira, Albertina Leitão, Catarina Gomes, Susana Mendonça, Soraia Pereira, Lúcia |
Issue date: | 2010 |
Publisher: | Edições Almedina, S.A. |
Citation: | RIBEIRO, Iolanda da Silva [et al.] – “Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito : um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.” Coimbra : Almedina, 2010. ISBN 978-972-40-4364-7. |
Abstract(s): | Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito é o resultado de três anos de investigação-acção associada ao projecto Litteratus que visa a promoção da leitura e da literacia. Esta publicação, destinada a professores e disponibilizadas apenas em formato electrónico, relata o programa de promoção da compreensão da leitura para o 5.º e 6.º anos de escolaridade. O livro compreende três partes articuladas entre si. A primeira inclui a fundamentação teórica que serviu de suporte à construção do programa “Aprender a Compreender. Do saber… ao saber fazer”. A segunda é dedicada à apresentação do programa. A terceira parte inclui o programa propriamente dito: os materiais, a apreciação dos textos seleccionados, considerando a sua dificuldade, tipo e número de palavras, as propostas de operacionalização e a justificação de algumas das actividades sugeridas. Nos anexos encontram-se as bases de dados relativas às provas de aferição incluídas no manual do aluno e que permitem gerar gráficos de desempenho individuais, as grelhas de correcção das respostas, uma apresentação em Power Point da Família Compreensão e ainda tabelas com a quantificação dos processos, perguntas/tarefas e propostas de operacionalização. Todos os materiais incluídos podem ser utilizados nos quadros interactivos. “A forma como o programa concebe as estratégias de promoção da compreensão faz da leitura um processo de descoberta e resolução de problemas, que, por sua vez, evidencia o carácter de prazer a que o acto da leitura deve estar associado. A estrutura e sequência do programa, bem como a articulação das tarefas propostas para cada sessão estão muito bem concebidas, são apresentadas de forma clara, e tornam o programa de fácil aplicação.” (do prefácio). O livro do aluno, em suporte papel, é também publicado pela Editora Almedina. |
Type: | Book |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11216 |
ISBN: | 978-972-40-4364-7 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Publicações Pedagógicas DCEC - Publicações Pedagógicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anexo 1 - Bases de dados.zip | Base de dados 6.º Ano | 3,7 MB | Unknown | View/Open |
Compreensão da leitura_dos modelos teóricos ao ensino explícito_um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.pdf | Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico | 7,17 MB | Adobe PDF | View/Open |