Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/11724

TitleInovação curricular com ferramentas Web 2.0: uma experiência de Webradio educativa
Author(s)Diegues, Vítor
Coutinho, Clara Pereira
KeywordsWebradio
Educomunicação
Podcast
Educommunication
Issue date2010
PublisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
CitationCOSTA, Fernando Albuquerque [et al.], orgs. - “ticEDUCA2010 : Actas do 1º Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2010.” Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2010. ISBN 978-989-69999-1-5. p. 343-350.
Abstract(s)O presente artigo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no agrupamento de escolas do Vale do Tamel, distrito de Braga, que teve como objectivo principal criar e dinamizar uma Webradio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast. A Webradio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da análise dos conceitos de Educomunicação e de Webradio, exploraram-se algumas ferramentas que surgem no contexto da Web 2.0, designadamente os podcasts que serviram para dinamizar o projecto aqui apresentado, possibilitando que os alunos explorassem novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa.
This study describes a pioneer pedagogical experience carried out in the Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, Barcelos in the district of Braga, whose aim was to create and dynamize a Webradio using the technologies Web 2.0, specially the podcast. The Webradio, in its several ways of exploration, is an important means of social intervention. Through this tool, students, teachers and community have access to information, entertainment and learning in a context where formal and informal, educational and entertaining complement one another harmoniously. This way, from the analyses of concepts of educommunication and Webradio, some tools emerging in a context of web 2.0, have been explored which allow the dynamization of new ways of communication, expression and intervention among the educational community.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11724
ISBN978-989-69999-1-5
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VitorDiegues.pdf279,45 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID