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TítuloA educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na "sociedade da aprendizagem"
Autor(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveAprendizagem ao longo da vida
Sociedade da aprendizagem
Qualificações para a competitividade económica
Pedagogismo
Lifelong Learning
the learning society: skills for economic competitiveness
pedagogy
Data2010
EditoraEdições Universitárias Lusófonas
RevistaRevista Lusófona de Educação
Citação"Revista Lusófona de Educação". ISSN 1645-7250. 15 (2010) 41-54.
Resumo(s)Os discursos apologéticos acerca das todo-poderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11729
ISSN1645-7250
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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