Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11814

TítuloSistema integrado de gestão – SIG : um modelo para as PMEs
Autor(es)Idrogo, Aurelia Altemira Acuña
Paladini, Edson Pacheco
Arezes, P.
Sousa, Sérgio
Palavras-chaveModelo
Sistema de gestão
Qualidade
Pequena empresa
SST
Ambiente
Data10-Fev-2011
EditoraSociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO)
CitaçãoAREZES, P. [et. al.], ed. lit. – “SHO2011 : Colóquio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacionais, 7, Guimarães, Portugal, 2011”. Guimarães : Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais, 2011. ISBN 978-972-99504-7-6. p.309-313.
Resumo(s)A gestão das organizações torna-se cada vez mais um desafio, face às exigências da sociedade, dos stakeholders, da sazonalidade da economia, fazendo mais complexas as respostas estratégicas e apontando para a integração dos subsistemas de gestão. Este trabalho validou o modelo SIGA - integrado pelos sistemas de gestão da qualidade (SGQ), meio ambiente (SGA) e saúde e segurança no trabalho (SST) em quatro micro e pequenas empresas (MPE) do sector de curtume. A construção do modelo envolveu o alinhamento dos requisitos/variáveis de três abrangentes normas: NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e BS 8800, cujos conteúdos certificáveis ou não, foram analisados em sua estrutura, composta por seções, subseções, parágrafos, alíneas, itens, subitens, inclusive anexos, utilizando-se os critérios de similaridade, complementaridade e congruência. Dessa foram obtidos os Elementos de Interface (EIs), os quais representam as relações e conexões que refletem os interrelacionamentos entre subsistemas e, a partir deles foi estruturado o SIGA. Na validação desse modelo foram utilizadas observações in loco, recolha de dados através de questionário junto a gerentes e entrevista com os proprietários das MPEs. Os resultados mostraram que o SGQ foi implementado em primeiro lugar, com poucas práticas, ficando em segundo lugar, com quase nenhuma prática tanto o SGA como SST. Os EIs utilizados com maior intensidade foram: realização do producto; estructura, responsabilidade e autoridade; política e objectivos não explicitados formalmente; requisitos legais; competências e recursos. Constatou-se também que a acumulação de atividades, a centralização das decisões no empreendedor e a falta de informação afetam particularmente a adoção de práticas em cada um dos subsistemas. Contudo, foi também possível perceber que de forma integrada, tal pode melhorar significativamente a gestão de MPEs.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11814
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings
CITEPE - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
idrogo_309_313.pdf
Acesso restrito!
ficheiro publicado1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID