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https://hdl.handle.net/1822/11861
Title: | Ansiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem : variáveis emocionais no aprender |
Author(s): | Rosário, Pedro Soares, Serafim Núñez Perez, José Carlos González-Pienda, Júlio A. Simões, Fátima |
Keywords: | Ansiedade face aos testes Tensão Pensamentos em competição auto-eficácia Metas escolares Auto-regulação da aprendizagem Rendimento escolar Test anxiety Tension Self-efficacy Learning goals Self-regulated learning Achievement |
Issue date: | 2004 |
Journal: | Psicologia e Educação |
Citation: | "Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 3:1 (2004) 15-26. |
Abstract(s): | A ansiedade face aos testes constitui um motivo de preocupação crescente
para todos os intervenientes no processo educativo. Este estudo pretende averiguar
as relações existentes entre a ansiedade face aos testes e o processo de auto-regulação
da aprendizagem dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Analisamos também
a relação entre o comportamento ansiogénico e as percepções de auto-eficácia nas
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A amostra tomada é de 859 alunos.
De acordo com os resultados obtidos, a Ansiedade face aos testes correlaciona-se
positivamente com o processo de auto-regulação da aprendizagem. Por outro lado,
os alunos com índices elevados de auto-eficácia apresentam um comportamento menos
ansiogénico. Estes dados sugerem a importância dos alunos desenvolverem a mestria
dos processos auto-regulatórios da aprendizagem, de forma a conviverem, saudavelmente,
com a crescente exigência inerente à progressão no Ensino Básico. Por outro
lado, evidenciam a necessidade dos educadores ajudarem os alunos no estabelecimento
de objectivos concretos, realistas e avaliáveis, proporcionando, desta forma, experiências
de sucesso que sustentem a vontade de aprender. Test anxiety is a growing concern to educators as a response to a competitive society. This paper analysis the relations between Test anxiety, self-regulated learning in elementary school and also self-efficacy in Mathematic and Portuguese. In this study participated 859 students from elementary school. Test anxiety correlates positively self-regulated learning and students with higher selfefficacy show a less ansiogenic behavior. Data suggest the importance of developing self-regulated processes in the classroom in order to cope with the academic higher exigency. Also highlight teachers educational role developing students desire to learn. |
Type: | Article |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11861 |
ISSN: | 1645-6084 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIPsi - Artigos (Papers) |
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Ansiedade e auto reg - UBI 2005.pdf | 185,96 kB | Adobe PDF | View/Open |