Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1210

TítuloVentos cruzados sobre o campo jornalístico: percepções de profissionais sobre as mudanças em curso
Autor(es)Pinto, Manuel
Palavras-chaveJornalismo
Crise
Internet
Tecnologias da Informação
Data2004
CitaçãoIn CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO EM CONGRESSO NA COVILHÃ : III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO : actas dos congressos em Ciências da Comunicação, Covilhã, 2004. [CD-ROM]. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2004.
Resumo(s)Nos últimos anos, o impacte das tecnologias de informação e comunicação e, especialmente, da Internet no jornalismo agudizou a percepção de que esta actividade se encontra numa crise acentuada. Alguns investigadores falam mesmo no “ocaso” e até na “morte do jornalismo” Apesar do recrudescimento recente de tais discursos, a dita crise parece ser, porém, mais vasta e mais complexa. A Internet e os desafios que tem vindo a colocar é considerada, neste contexto, como um agente detonador de transformações, mas igualmente como um revelador de tendências e de contradições que afectam, há já algum tempo, o campo jornalístico. Uma vertente potencialmente relevante na análise deste quadro crítico consiste no estudo das percepções dos próprios jornalistas sobre o que tem vindo a passar-se num campo de que eles são, a um tempo, agentes e vítimas. Nesta comunicação, o autor, tomando por base as respostas e depoimentos de algumas dezenas de jornalistas de diversos tipos de órgãos de comunicação social portugueses, reflecte sobre as percepções existentes acerca da situação e perspectivas do jornalismo e da profissão jornalística.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1210
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
manuelpinto_IIIbérico_2004.pdf106,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID