Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12394

TítuloPoder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas
Outro(s) título(s)Power, authority and institutional leadership at school and in the classroom: classic sociological perspectives
Poder, autoridad y liderazgo institucional en la escuela y en la clase: perspectivas sociológicas clásicas
Autor(es)Gomes, Carlos Alberto
Palavras-chavePoder
Autoridade
Liderança
Disciplina
Sociedade
Teaching
Hierarchy
Authority
Power
Leadership
Sociedad
Reglas
Cultura
Socialización
Enseñanza
Jerarquía
Poder
Autoridad
Disciplina
Liderazgo
DataJun-2009
EditoraFundação CESGRANRIO
RevistaEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Citação"Ensaio : avaliação e políticas públicas em educação". ISSN 0104-4036. 17:63 (2009) 235-261.
Resumo(s)O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson – sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora – os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista – que desafia várias correntes pedagógicas antihierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna.
The following article presents, in a summarized way, the sociological view of three classic authors – Émile Durkheim, Willard Waller and Philip Jackson – on the relationship between teachers and students in the context of the educational and pedagogical relationship. The three authors argue in favor of a hierarchical view of education and teaching, considering this institutional model to be the best way to envision an interactive dynamic inevitably conditioned by a considerable potential for conflict. All of them consider that the success of education in general, and education in schools, in particular, depends – decisively – on the effectiveness of disciplinary actions, in a context in which the institutional leadership gives support to the teachers’ authority. It is a view considered to be traditional and conservative by many people – the authors themselves tend to consider it simply realistic- which challenges several anti hierarchical pedagogical currents, and which, clearly, is at loggerheads with presuppositions and justifications that typify the individualist, narcissistic and hedonistic process of personalization of present-day (post)modern society.
Este artículo presenta, de forma resumida, la visión sociológica de tres autores clásicos – Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson –sobre la relación entre profesores y alumnos en el ámbito de la relación educativa y pedagógica. Los tres autores defienden una visión jerárquica de la educación y de la enseñanza, y consideran que ese modelo institucional es la mejor forma de encarar una dinámica interactiva inevitablemente condicionada por un elevado potencial de conflicto. Los tres autores consideran que el éxito de la educación, en general, y de la educación escolar, en particular, depende, de modo decisivo, de la eficacia de la acción disciplinaria, en el ámbito de un liderazgo institucional que asegure la autoridad de los profesores. Es una visión considerada por muchos como tradicional y conservadora – los propios autores tienden a considerarla simplemente realista – que desafía varias corrientes pedagógicas antijerárquicas, y, que, claramente, se oponen a los presupuestos y lógicas de acción que caracterizan el proceso de personalización individualista, narcisista y hedonista de la actual sociedad (pos) moderna.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12394
ISSN0104-4036
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
poder, autoridade e liderança na sala de aula.pdfDocumento principal205,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID