Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12409

TítuloÉtica e justiça na avaliação : a fraude e o 'copianço' no processo ensino/aprendizagem
Outro(s) título(s)Ethics and justice : fraude and cheating in the teaching-learning process
Ética y justicia en la evaluación : la fraude y la copia en el proceso enseñanza/aprendizaje
Autor(es)Gomes, Carlos Alberto
Palavras-chaveÉtica
Ensino
Avaliação
Pedagogia
Competição
Teaching
Competion
Evaluation
Pedagogy
Ethics
Enseñanza
Pedagogía
Evaluación
Competición
Data2008
EditoraUniversidade Metodista de São Paulo. Faculdade de Educação e Letras
RevistaEducação & Linguagem
Citação"Educação & Linguagem". ISSN 1415-9902. 11:17 (2008) 147-159.
Resumo(s)Neste texto apresenta-se uma breve reflexão sobre a fraude na avaliação de conhecimentos em contexto escolar e universitário, salientando suas implicações ético-morais, sociais e culturais. Recusando qualquer tipo de relativismo ético ou complacência face a um fenómeno que se considera de extrema gravidade e de pesadas consequências, a reflexão pretende contribuir para o lançamento de um debate consequente sobre um tema quase sempre tratado apenas de forma episódica e essencialmente mediática e para a adopção de uma politica de combate à fraude e ao ‘copianço’ (‘cola’), em nome da justiça e da qualidade académica, cívica e democrática do processo de ensino/aprendizagem.
This text presents a short reflection on cheating in knowledge assessment in a school or university context, emphasizing its ethical/moral, social, and cultural implications. Rejecting any kind of moral relativism or complacency towards a phenomenon considered extremely serious and of major consequences, this paper aims at contributing to the launching of an ensuing debate on a theme that is almost always dealt with in an episodic and essentially media-driven fashion; a parallel aim is the adoption of a policy of combating fraud and ‘cheating’, in the name of justice and academic, civic and democratic quality in the teaching/learning process.
En este texto se presenta una breve reflexión sobre el fraude en la evaluación de conocimientos en contexto escolar y universitario, destacando sus implicaciones ético-morales, sociales y culturales. Rechazando cualquier tipo de relativismo ético o complacencia ante un fenómeno que se considera de extrema gravedad y de pesadas consecuencias, la reflexión pretende contribuir a un debate consecuente sobre un tema casi siempre tratado solamente de forma episódica y esencialmente mediática así como a la adopción de una política de combate al fraude e al acto de copiar, en nombre de la justicia y de la calidad académica, cívica y democrática do proceso de enseñanza/aprendizaje.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12409
ISSN1415-9902
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ética e justiça na avaliação.pdfDocumento principal162,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID