Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12476

TítuloComo estudam os alunos de elevado rendimento académico? Uma análise centrada nas estratégias de auto-regulação
Autor(es)Rosário, Pedro
Almeida, Leandro S.
Guimarães, Carina
Pacheco, Mónica
Palavras-chaveAuto-regulação da aprendizagem
Concepções de aprendizagem
Competência académica
Alto-rendimento
Data2001
RevistaSobredotação
Citação"Sobredotação." ISSN 0875-0106. 2:1 (2001) 103-116.
Resumo(s)A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho escolar apresentando comportamentos mais auto-regulados (Zimmenman & Martinez-Pons, 1990, 1992). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua motivação e a criatividade, a par da inteligência, centraremos esta investigação na compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos academicamente mais competentes. A amostra tomada é de 558 alunos do Ensino Secundário, divididos em quatro grupos tendo com referência o seu desempenho académico. Os resultados revelaram uma associação estatisticamente significativa entre a competência académica e a preferência do recurso a estratégias de auto-regulação da aprendizagem. Os alunos mais competentes academicamente utilizam no seu trabalho escolar, mais do que os seus colegas, 9 das 14 estratégias de auto-regulação. Estes resultados reforçam a importância na realização académica de um trabalho pessoal mais auto-regulado, sugerindo que o treino e a modelação das estratégias de auto-regulação na sala de aula facilitariam uma aprendizagem mais significativa e incrementariam a competência académica dos alunos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12476
ISSN0875-0106
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2001_como_estudam_al_elev_ren.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID