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https://hdl.handle.net/1822/12480
Título: | Relação entre modelos de gestão hospitalar, sistemas de informação para a gestão e desempenho: o caso dos Hospitais Públicos Portugueses |
Autor(es): | Silva, Anabela Martins da |
Orientador(es): | Macedo, Isabel Maria Blanco Dopico, María Isabel |
Palavras-chave: | Gestão Hospitalar Instrumentos de gestão Contabilidade de Gestão Nova Gestão Pública Teoria dos Stakeholders Teoria Institucional Sector da Saúde Hospital management Management Accounting New Public Management Stakeholders Theory Institutional Theory Health Sector |
Data: | 14-Abr-2011 |
Resumo(s): | Como consequência das restrições orçamentais, na grande maioria dos países
desenvolvidos, as organizações do sector hospitalar têm sido alvo de reformas
orientadas para a melhoria da eficiência e do desempenho. Em Portugal, em 2002, foi
introduzida uma reforma estruturante do sector hospitalar. Uma das linhas fundamentais
dessa reforma caracterizou-se pela generalização do modelo empresarial a cerca de 50%
da rede hospitalar pública, passando a coexistir no Serviço Nacional de Saúde hospitais
do Sector Público Administrativo e hospitais designados de Entidades Públicas
Empresariais. Esta nova personalidade jurídica surge com o objectivo de facilitar a introdução de
modelos e técnicas da gestão privada nos então recém criados Hospitais Empresa. Não
obstante, a investigação sobre a efectividade da introdução de tais modelos e técnicas de
gestão é ainda escassa, pelo que assume especial relevância a procura de respostas para
as seguintes questões de investigação: (i) Em que medida e de que modo os modelos de
gestão hospitalar influenciam o desempenho do hospital? (ii) Em que medida e de que
modo o modelos de gestão hospitalar influenciam a configuração do sistema de
indicadores para a gestão? (iii) Em que medida e de que modo os modelos de gestão
hospitalar influenciam a opção por determinados instrumentos de gestão? A procura de respostas para estas questões reflectiu-se no recurso a três perspectivas
teóricas distintas, mas complementares para a compreensão da problemática em estudo,
nomeadamente a Nova Gestão Pública, a Teoria dos Stakeholders e a Teoria
Institucional. Seguindo uma orientação de cariz essencialmente positivista, o estudo
adoptou uma estratégia metodológica caracterizada por uma abordagem
predominantemente quantitativa, através de recurso ao inquérito por questionário, e
complementada pela abordagem qualitativa através da realização de entrevistas nas
fases exploratória e confirmatória desta investigação. Os resultados do estudo demonstram que as diferenças constatadas entre os dois
modelos de gestão são pontuais em qualquer das dimensões avaliadas: desempenho,
sistema de indicadores e instrumentos de gestão. Tal pode ser justificado devido ao
facto de se tratar de reformas relativamente recentes, abrindo-se a possibilidade de
estarmos perante a fase de habituação ou objectivação do processo de
institucionalização /isomorfismo que antecede à sedimentação do mesmo, o que poderá
traduzir-se no médio/longo prazo na eventual diferenciação entre estes dois grupos. Em suma, esta investigação desmistifica alguns dos pressupostos da NGP, segundo os
quais a adopção de modelos e instrumentos derivados da gestão privada proporcionam
efectivas melhorias no desempenho da gestão. Por outras palavras, as orientações da
NGP associadas ao modelo de gestão empresarial, não constituem um elemento
distintivo e diferenciador entre os hospitais geridos pelo modelo empresarial e os
hospitais geridos pelo modelo tradicional. A presente investigação contribuí para a
literatura no domínio da gestão hospitalar ao testar, por um lado a relevância de
assumpções amplamente assumidas e por outro, ao testar a aplicabilidade de um
conjunto de conceitos e teorias no contexto específico das organizações hospitalares. As a result of economic and financial constraints, in most developed countries, public sector organizations have been under tremendous pressures to change and to implement private oriented management frameworks. Public health organizations, in particular, have been undergoing significant reforms aimed at improving efficiency and performance. Under this trend, the 2002 health reform was characterized by the introduction of a new legal arrangement to transform public administration hospitals into public entrepreneurial entities. Such initiative was applied to approximately 50 per cent of the hospitals which were part of the public sector domain. Against such a backdrop, it was expected that this new juridical personality would then facilitate the introduction and the adoption of private sector based approaches to the management of these newly created public entrepreneurial hospitals. Given the fact that research on the effectiveness regarding the introduction of such models and management techniques is still scarce, it seems of particular relevance to undertake research directed to fill this gap.Departing from both, Institutional and Stakeholder theories, the present study seeks to examine the extent to which and in which ways, the implementation of private oriented management approaches in the new entrepreneurial hospitals have resulted in effective differences between public administration and public entrepreneurial hospitals with respect to the management information system design, the adoption of particular management tools, as well as to organizational performance. Consistent with a positivist orientation, the study adopts a predominately quantitative methodological design, in which a survey was applied to a sample of Hospital units operating in Portugal. This methodological approach was also complemented by qualitative methods, in which interviews were undertaken in the exploratory and confirmatory stages of this research. The findings from the present study emphasized that the managerial changes introduced in the entrepreneurial hospitals fail to explain effective differences with respect to the key issues under study (performance evaluation, the information system and the management tools) between these entrepreneurial hospitals and those belonging to the public administration sector. Thus, this research contributes to uncover some of the assumptions of NPM, according to which the adoption of private based models and management tools would result in effective improvements in the performance management. Therefore, this research adds to existing literature in the field of hospital management by empirically testing the relevance of widely assumed assumptions associated with New Public Management principles in the specific context of hospital organizations. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12480 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento NEAPP - Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado |
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