Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12854

TítuloAprendizagem e avaliação da oralidade em contextos online : o potencial dos serviços de podcasting
Autor(es)Furtoso, Viviane Bagio
Gomes, Maria João
Palavras-chavePodcasting
Língua Estrangeira
Avaliação
Foreign language
Assessment
Data4-Nov-2011
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente no que respeita aos ambientes em rede, veio criar novas oportunidades de acesso à informação e de comunicação a distância. De facto, as redes digitais de comunicação vieram permitir o surgimento de novos ambientes de aprendizagem, ultrapassando as limitações de carácter espácio-temporal existentes em contextos de formação presencial. O surgimento de ambientes de aprendizagem online, possibilitando aos alunos uma maior flexibilidade na gestão dos seus tempos e processos de aprendizagem, tem conduzido muitas instituições de formação à adopção de modalidades de formação a distância (e-learning) ou em regime misto (b-learning). Esta realidade coloca novos desafios aos professores, em múltiplas dimensões, entre as quais se encontra a questão da aprendizagem e avaliação das aprendizagens em língua estrangeira. Este texto focaliza-se na problemática da aprendizagem e avaliação da competência oral em línguas estrangeiras, com base em serviços de comunicação via internet, particularmente nos serviços de podcasting. Parte-se de uma revisão de literatura no domínio para uma sistematização de possíveis utilizações pedagógicas do podcast no ensino-aprendizagem e na avaliação das aprendizagens de competências orais em línguas estrangeiras.
The development of information and communication technologies, in particular with regard to networked environments, has created new opportunities to access information and to communicate at distance. In fact, the digital communication networks have come to allow the emergence of new learning environments, overcoming the limitations of spatial-temporal nature, existing in contexts of classroom education. The emergence of online learning environments, allowing students greater flexibility in managing both their time and learning processes, has conducted many education institutions to adopt procedures for distance learning (elearning) or in mixed (b- learning). This reality poses new challenges for teachers, in many dimensions, among which is the issue of learning assessment. This paper focused on the process of learning and assessing oral competence in foreign languages supported by communication services through internet, such as podcasting. It starts from a literature review on the use of podcasts in educational contexts to systematize possible pedagogical uses of this kind of technology in the process of teaching, learning and assessing oral skills in foreign languages.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12854
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
gomes-viviane.pdfPDF com o artigo publicado156,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID