Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12924
Título: | Desenvolvimento do conceito de probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino |
Autor(es): | Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel Cunha, Maria do Carmo Contreras, José Miguel |
Palavras-chave: | Respostas Raciocínios Probabilidade condicionada Ensino Alunos do 12º ano |
Data: | Jun-2011 |
Editora: | Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica |
Resumo(s): | No presente texto relata-se um estudo sobre o desenvolvimento do conceito de
probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino regular. No
estudo participaram os alunos de cinco turmas do 12º ano, num total de 115 alunos
de uma escola portuguesa, a quem foram aplicadas várias questões de probabilidade
condicionada na forma de teste escrito, incluindo situações com e sem reposição e
sobre a inversão do eixo temporal, o condicionamento e causalidade e a falácia da
conjunção. Em termos de resultados do estudo salienta-se uma aquisição do conceito
de probabilidade condicionada muito pouco profunda, quer antes do ensino do
conceito, quer depois, o que revela, por um lado, a sua natureza contra-intuitiva e,
por outro lado, um impacto limitado do ensino regular sobre o seu desenvolvimento. The present paper reports a study on the development of the concept of conditional probability in the 12th grade students (age 17) through the regular teaching. In this study were involved students from five classes of the 12th grade, a total of 115 students from a Portuguese school. In the form of written test, the students answered to several questions about conditional probability, including situations with and without replacement and the reversal of the temporal axis, conditioning and causality and the conjunction fallacy, before and after teaching the concept. The study results points to a very shallow acquisition of the concept of conditional probability, before and even after teaching the concept. In one hand, this emphasizes the counterintuitive nature of this concept and, in the other, a limited impact of the regular teaching in their development. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12924 |
Versão da editora: | http://cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/187 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011a CIAEM.pdf | Documento principal | 275,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |