Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12924

TítuloDesenvolvimento do conceito de probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino
Autor(es)Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
Cunha, Maria do Carmo
Contreras, José Miguel
Palavras-chaveRespostas
Raciocínios
Probabilidade condicionada
Ensino
Alunos do 12º ano
DataJun-2011
EditoraUniversidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica
Resumo(s)No presente texto relata-se um estudo sobre o desenvolvimento do conceito de probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino regular. No estudo participaram os alunos de cinco turmas do 12º ano, num total de 115 alunos de uma escola portuguesa, a quem foram aplicadas várias questões de probabilidade condicionada na forma de teste escrito, incluindo situações com e sem reposição e sobre a inversão do eixo temporal, o condicionamento e causalidade e a falácia da conjunção. Em termos de resultados do estudo salienta-se uma aquisição do conceito de probabilidade condicionada muito pouco profunda, quer antes do ensino do conceito, quer depois, o que revela, por um lado, a sua natureza contra-intuitiva e, por outro lado, um impacto limitado do ensino regular sobre o seu desenvolvimento.
The present paper reports a study on the development of the concept of conditional probability in the 12th grade students (age 17) through the regular teaching. In this study were involved students from five classes of the 12th grade, a total of 115 students from a Portuguese school. In the form of written test, the students answered to several questions about conditional probability, including situations with and without replacement and the reversal of the temporal axis, conditioning and causality and the conjunction fallacy, before and after teaching the concept. The study results points to a very shallow acquisition of the concept of conditional probability, before and even after teaching the concept. In one hand, this emphasizes the counterintuitive nature of this concept and, in the other, a limited impact of the regular teaching in their development.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12924
Versão da editorahttp://cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2011a CIAEM.pdfDocumento principal275,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID