Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13303
Título: | Quando o imaginário se diz educacional |
Autor(es): | Araújo, Alberto Filipe |
Palavras-chave: | Imaginário educacional Educação Imaginário Pedagogia Hermenêutica Educational imaginary Education Imaginary Pedagogy Hermeneutic |
Data: | Dez-2010 |
Editora: | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
Revista: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
Resumo(s): | O imaginário educacional é devedor da concepção romântica de educação que privilegia a formação da interioridade do sujeito (daquilo que Jung denomina de das Selbst : o si-mesmo) por meio de uma viagem iniciática sob a forma, por exemplo, do "romance de formação". Daí a necessidade de se estruturar, mediante uma hermenêutica adequada, aquilo que constitui a sustância do imaginário educacional (alegorias, metáforas, símbolos, ideologemas e mitos), ainda que este apareça de um modo geral degradado sob a forma daquilo que designamos de ideologemas. Todavia, e não obstante o imaginário educacional apresentar um sintoma, variavelmente agudo, de carência do sentido figurado, não se pode abandonar a razão educativa a um imaginário atrofiado nem deixar que uma sobreexcitação de imagens "des-educadas" atrofie a racionalidade educacional e crítica. The educational imaginary owes the romantic conception of education that privileges the development of the interiority of the subject (what Jung names the self) through an initiatic trip over shape, for exemple, the "romance building". Thus, the necessity to study from a proper hermeneutic perspective what constitutes the substance of the educational imaginary (allegories, mataphores, symbols, ideologems and myths), even if it appears in a general degraded way as an "ideologem". Moreover, despite the fact that the educational imaginary presents a variably actue symptom of deprivation in a figure way, as well as cannot let the overexcitement of "un-educated" images reduce the crtitical and educational rationale. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13303 |
ISSN: | 0034-7183 |
Versão da editora: | http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quando o imaginário se diz educacional.pdf Acesso restrito! | 6,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |