Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13303

TítuloQuando o imaginário se diz educacional
Autor(es)Araújo, Alberto Filipe
Palavras-chaveImaginário educacional
Educação
Imaginário
Pedagogia
Hermenêutica
Educational imaginary
Education
Imaginary
Pedagogy
Hermeneutic
DataDez-2010
EditoraInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
RevistaRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Resumo(s)O imaginário educacional é devedor da concepção romântica de educação que privilegia a formação da interioridade do sujeito (daquilo que Jung denomina de das Selbst : o si-mesmo) por meio de uma viagem iniciática sob a forma, por exemplo, do "romance de formação". Daí a necessidade de se estruturar, mediante uma hermenêutica adequada, aquilo que constitui a sustância do imaginário educacional (alegorias, metáforas, símbolos, ideologemas e mitos), ainda que este apareça de um modo geral degradado sob a forma daquilo que designamos de ideologemas. Todavia, e não obstante o imaginário educacional apresentar um sintoma, variavelmente agudo, de carência do sentido figurado, não se pode abandonar a razão educativa a um imaginário atrofiado nem deixar que uma sobreexcitação de imagens "des-educadas" atrofie a racionalidade educacional e crítica.
The educational imaginary owes the romantic conception of education that privileges the development of the interiority of the subject (what Jung names the self) through an initiatic trip over shape, for exemple, the "romance building". Thus, the necessity to study from a proper hermeneutic perspective what constitutes the substance of the educational imaginary (allegories, mataphores, symbols, ideologems and myths), even if it appears in a general degraded way as an "ideologem". Moreover, despite the fact that the educational imaginary presents a variably actue symptom of deprivation in a figure way, as well as cannot let the overexcitement of "un-educated" images reduce the crtitical and educational rationale.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13303
ISSN0034-7183
Versão da editorahttp://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Quando o imaginário se diz educacional.pdf
Acesso restrito!
6,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID