Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1341

TítuloAvaliação de zonas de criticidade acústica: aplicação das potencialidades de um SIG na avaliação do ruído de uma cidade de média dimensão
Autor(es)Silva, Lígia Torres
Rodrigues, Daniel Souto
Ramos, Rui A. R.
Mendes, José F. G.
Palavras-chaveRuído
GIS
Zonas de criticidade acústica
Qualidade de vida
DataJun-2004
EditoraInstituto de Engenharia de Sistemas e Computadores. Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG)
CitaçãoENCONTRO DE UTILIZADORES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA, 8, Oeiras, 2004 - “Encontro de Utilizadores de Sistemas de Informação Geográfica (ESIG 2004) : actas”. [Lisboa : USIG, 2004].
Resumo(s)O crescimento urbano, pelas dimensões que actualmente assume, vem exercendo pressões de forma continuada nos recursos, nas infra-estruturas e nos equipamentos, afectando negativamente o standard de vida dos cidadãos. Neste contexto, a avaliação e monitorização da qualidade do ambiente urbano tornou se um tema de primordial importância quando considerado como um instrumento de apoio à decisão para a construção de cidades mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida. Viana do Castelo é uma cidade de média dimensão localizada no litoral norte de Portugal e que aceitou o desafio de desenvolver uma programa para a melhoria da qualidade do seu ambiente urbano, com o objectivo de aderir ao Projecto Cidades Saudáveis e integrar a Rede Europeia das Cidades Saudáveis. Neste programa, a caracterização do ruído urbano, nomeadamente a determinação dos níveis de intensidade sonora na zona urbana e da exposição da população ao ruído ambiente, foi considerada uma das acções prioritárias. A ferramenta adoptada para desenvolver estes estudos inclui modelos de previsão de ruído numa plataforma de SIG. Com base em dados de tráfego e nas características físicas do local foram desenvolvidos mapas de ruído e procedeu-se ao seu cruzamento com o zonamento acústico do território e com a população residente. Esta combinação foi a base para a identificação das zonas de criticidade acústica, em termos de níveis de ruído e dos índices de exposição da população a esses níveis de ruído. O presente artigo apresenta uma abordagem deste problema, passando pelos fundamentos teóricos e pelo estudo desenvolvido para a cidade de Viana do Castelo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1341
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESIG2004_p063.pdf599,26 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID