Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13588
Título: | Apologia do ser: uma perspectiva mais humanizante do desporto: estudo de caso numa escola secundária |
Autor(es): | Lucas, Maria Paula |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz Oliveira Monteiro, Alberto de Oliveira |
Palavras-chave: | Desporto Valores Ética Ser-humano Socialização Educação Humanização Cultura Inclusão Sports Values Ethics Human being Socialization Education Humanization Culture Inclusion |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Este projecto parte dum interesse pessoal e particular, no
sentido de compreender de forma mais aprofundada, o processo educativo a partir
dos valores e que surtam transferências positivas nas mudanças de
comportamentos dos jovens. Sabemos que não basta transmitir valores para que
eles passem a fazer parte do reportório de comportamentos dos indivíduos. É
necessário vivenciá-los e praticá-los. Quais os mecanismos sociais e pedagógicos
que facilitam a apropriação desses valores e consequente alteração de
comportamentos, constituem o nosso objecto de estudo.
Revelar a importância de se desenvolver uma “cultura de rendimento e de
superação no desporto”, para a concretização dos objectivos de
formação/educação do Ser-humano, foi a questão colocada na problemática. Para
tal, procuramos confirmar o pressuposto de que as equipas de Desporto Escolar
podem ser um dos principais vectores para a consolidação e desenvolvimento de
valores e atitudes, preconizados no Projecto Educativo da escola. O nosso modelo
de estudo assenta no paradigma interpretativo de carácter qualitativo e no
processo hermenêutico de interpretação dos discursos. O instrumento preferencial
de recolha de dados foram as entrevistas semi-estruturadas a atletas juniores, exatletas
e ao professor/treinador. Foi também necessário recorrer à análise
documental, nomeadamente na terceira subcategoria.
A partir dos contributos dos entrevistados, concluímos que muitos são os
valores que podem ser vivenciados através do desporto de competição, desde que
o ensino/treino, seja orientado segundo critérios humanistas e pedagógicos.
Conseguimos identificar indicadores de valores técnicos, vitais, estéticos,
intelectuais, morais e transcendentais no modelo pedagógico utilizado quer no
treino, quer na competição em que este grupo se encontra envolvido. This project comes from a personal and private desire, in order to understand more fully the educational process, from values and the strategies implemented in sports that result in positive changes in young people’s behavior. It is common sense that is not enough to transmit values and passively wait for them to be incorporated into the individual’s behavioral repertoire. It is necessary for the individual to experience and practice values. The social and teaching mechanisms that facilitate the appropriation of these values and therefore, the behavioral changes, are the subjects of our study. The focus of our study was to examine the importance of developing a "culture of performance and resilience in sport”, to achieve the objectives of training and education of the human-being. For this purpose, we intend to evaluate the assertion that the School Sport’s Teams can be a vehicle for the consolidation and development of values and attitudes as stated in the School's Educational Project. Our study model is based on the interpretive paradigm and has a qualitative nature. Besides, we also used the hermeneutic process of interpretation of the speeches. The main tool for data collection was semi-structured interviews with junior athletes, former athletes and the teacher/coach. It was also necessary to turn to document analysis in the third sub-category. From the contributions of the interviewees, we conclude that there are many values that can be experienced through sport competition, provided that the education/training is guided by humanist and pedagogical criteria. We succeeded in collecting indicators for technical, vital, aesthetic, intellectual, moral and transcendental values in the pedagogical model used either in training or in competition that this group is involved. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13588 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Paula de Carvalho Rodrigues Lucas.pdf | 502,28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Apologia do Ser-Anexos.pdf | 890,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |