Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13588

TítuloApologia do ser: uma perspectiva mais humanizante do desporto: estudo de caso numa escola secundária
Autor(es)Lucas, Maria Paula
Orientador(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Monteiro, Alberto de Oliveira
Palavras-chaveDesporto
Valores
Ética
Ser-humano
Socialização
Educação
Humanização
Cultura
Inclusão
Sports
Values
Ethics
Human being
Socialization
Education
Humanization
Culture
Inclusion
Data2011
Resumo(s)Este projecto parte dum interesse pessoal e particular, no sentido de compreender de forma mais aprofundada, o processo educativo a partir dos valores e que surtam transferências positivas nas mudanças de comportamentos dos jovens. Sabemos que não basta transmitir valores para que eles passem a fazer parte do reportório de comportamentos dos indivíduos. É necessário vivenciá-los e praticá-los. Quais os mecanismos sociais e pedagógicos que facilitam a apropriação desses valores e consequente alteração de comportamentos, constituem o nosso objecto de estudo. Revelar a importância de se desenvolver uma “cultura de rendimento e de superação no desporto”, para a concretização dos objectivos de formação/educação do Ser-humano, foi a questão colocada na problemática. Para tal, procuramos confirmar o pressuposto de que as equipas de Desporto Escolar podem ser um dos principais vectores para a consolidação e desenvolvimento de valores e atitudes, preconizados no Projecto Educativo da escola. O nosso modelo de estudo assenta no paradigma interpretativo de carácter qualitativo e no processo hermenêutico de interpretação dos discursos. O instrumento preferencial de recolha de dados foram as entrevistas semi-estruturadas a atletas juniores, exatletas e ao professor/treinador. Foi também necessário recorrer à análise documental, nomeadamente na terceira subcategoria. A partir dos contributos dos entrevistados, concluímos que muitos são os valores que podem ser vivenciados através do desporto de competição, desde que o ensino/treino, seja orientado segundo critérios humanistas e pedagógicos. Conseguimos identificar indicadores de valores técnicos, vitais, estéticos, intelectuais, morais e transcendentais no modelo pedagógico utilizado quer no treino, quer na competição em que este grupo se encontra envolvido.
This project comes from a personal and private desire, in order to understand more fully the educational process, from values and the strategies implemented in sports that result in positive changes in young people’s behavior. It is common sense that is not enough to transmit values and passively wait for them to be incorporated into the individual’s behavioral repertoire. It is necessary for the individual to experience and practice values. The social and teaching mechanisms that facilitate the appropriation of these values and therefore, the behavioral changes, are the subjects of our study. The focus of our study was to examine the importance of developing a "culture of performance and resilience in sport”, to achieve the objectives of training and education of the human-being. For this purpose, we intend to evaluate the assertion that the School Sport’s Teams can be a vehicle for the consolidation and development of values and attitudes as stated in the School's Educational Project. Our study model is based on the interpretive paradigm and has a qualitative nature. Besides, we also used the hermeneutic process of interpretation of the speeches. The main tool for data collection was semi-structured interviews with junior athletes, former athletes and the teacher/coach. It was also necessary to turn to document analysis in the third sub-category. From the contributions of the interviewees, we conclude that there are many values that can be experienced through sport competition, provided that the education/training is guided by humanist and pedagogical criteria. We succeeded in collecting indicators for technical, vital, aesthetic, intellectual, moral and transcendental values in the pedagogical model used either in training or in competition that this group is involved.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13588
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Paula de Carvalho Rodrigues Lucas.pdf502,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
Apologia do Ser-Anexos.pdf890,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID