Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/13655

TitleA prevalência da linearidade nas relações entre os conceitos de perímetro, área e volume
Author(s)Martins, Isabel Afonso
Fernandes, José António
KeywordsRelações entre os conceitos de perímetro, área e volume
Linearidade
Alunos do 6.º e do 9.º anos de escolaridade
Issue dateSep-2011
JournalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Abstract(s)No presente estudo teve-se como principal propósito conhecer, descrever e interpretar os processos desenvolvidos pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume. Participaram no estudo duas turmas, uma do 6.º ano e outra do 9.º ano, cada uma com 26 alunos. A recolha de dados foi efectuada através de um teste, incluindo questões sobre os conceitos de perímetro, área, volume e suas relações. Em termos de resultados, verificou-se que a grande maioria dos alunos, quer do 6.º ano quer do 9º ano, estabeleceu relações lineares entre os conceitos, as quais conduziram sempre a respostas correctas quando se tratava de relações entre perímetros e a respostas incorrectas quando se tratava de relações entre áreas e entre volumes. Entre os dois anos escolares não se salientaram diferenças significativas no tipo de respostas dadas e nas estratégias usadas.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13655
ISSN1138-1663
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011 CIG-PP.pdfDocumento principal130,93 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID