Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13655
Título: | A prevalência da linearidade nas relações entre os conceitos de perímetro, área e volume |
Autor(es): | Martins, Isabel Afonso Fernandes, José António |
Palavras-chave: | Relações entre os conceitos de perímetro, área e volume Linearidade Alunos do 6.º e do 9.º anos de escolaridade |
Data: | Set-2011 |
Revista: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Resumo(s): | No presente estudo teve-se como principal propósito conhecer, descrever e interpretar os processos desenvolvidos pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume. Participaram no estudo duas turmas, uma do 6.º ano e outra do 9.º ano, cada uma com 26 alunos. A recolha de dados foi efectuada através de um teste, incluindo questões sobre os conceitos de perímetro, área, volume e suas relações. Em termos de resultados, verificou-se que a grande maioria dos alunos, quer do 6.º ano quer do 9º ano, estabeleceu relações lineares entre os conceitos, as quais conduziram sempre a respostas correctas quando se tratava de relações entre perímetros e a respostas incorrectas quando se tratava de relações entre áreas e entre volumes. Entre os dois anos escolares não se salientaram diferenças significativas no tipo de respostas dadas e nas estratégias usadas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13655 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011 CIG-PP.pdf | Documento principal | 130,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |