Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/13655
Title: | A prevalência da linearidade nas relações entre os conceitos de perímetro, área e volume |
Author(s): | Martins, Isabel Afonso Fernandes, José António |
Keywords: | Relações entre os conceitos de perímetro, área e volume Linearidade Alunos do 6.º e do 9.º anos de escolaridade |
Issue date: | Sep-2011 |
Journal: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Abstract(s): | No presente estudo teve-se como principal propósito conhecer, descrever e interpretar os processos desenvolvidos pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume. Participaram no estudo duas turmas, uma do 6.º ano e outra do 9.º ano, cada uma com 26 alunos. A recolha de dados foi efectuada através de um teste, incluindo questões sobre os conceitos de perímetro, área, volume e suas relações. Em termos de resultados, verificou-se que a grande maioria dos alunos, quer do 6.º ano quer do 9º ano, estabeleceu relações lineares entre os conceitos, as quais conduziram sempre a respostas correctas quando se tratava de relações entre perímetros e a respostas incorrectas quando se tratava de relações entre áreas e entre volumes. Entre os dois anos escolares não se salientaram diferenças significativas no tipo de respostas dadas e nas estratégias usadas. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13655 |
ISSN: | 1138-1663 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 CIG-PP.pdf | Documento principal | 130,93 kB | Adobe PDF | View/Open |