Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13655

TítuloA prevalência da linearidade nas relações entre os conceitos de perímetro, área e volume
Autor(es)Martins, Isabel Afonso
Fernandes, José António
Palavras-chaveRelações entre os conceitos de perímetro, área e volume
Linearidade
Alunos do 6.º e do 9.º anos de escolaridade
DataSet-2011
RevistaRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación
Resumo(s)No presente estudo teve-se como principal propósito conhecer, descrever e interpretar os processos desenvolvidos pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume. Participaram no estudo duas turmas, uma do 6.º ano e outra do 9.º ano, cada uma com 26 alunos. A recolha de dados foi efectuada através de um teste, incluindo questões sobre os conceitos de perímetro, área, volume e suas relações. Em termos de resultados, verificou-se que a grande maioria dos alunos, quer do 6.º ano quer do 9º ano, estabeleceu relações lineares entre os conceitos, as quais conduziram sempre a respostas correctas quando se tratava de relações entre perímetros e a respostas incorrectas quando se tratava de relações entre áreas e entre volumes. Entre os dois anos escolares não se salientaram diferenças significativas no tipo de respostas dadas e nas estratégias usadas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13655
ISSN1138-1663
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2011 CIG-PP.pdfDocumento principal130,93 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID