Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13667
Título: | Educomunicação : produção e utilização de Podcasts na dinamização de uma WebRádio |
Autor(es): | Diegues, Vítor |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O presente estudo descreve uma experiência pedagógica pioneira realizada no
agrupamento de escolas Vale do Tamel, Barcelos, e que teve como objectivo principal criar e
dinamizar uma WebRádio, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial o podcast.
Foram objectivos da investigação: i) implementar/dinamizar uma WebRádio ao serviço
da comunidade educativa local; ii) realizar programas educativos de rádio de natureza
interdisciplinar; iii) produzir conteúdos áudio em formato podcast (entrevistas, reportagens,
documentários, noticiários); iv) explorar as potencialidades das tecnologias Web 2.0 ao serviço
da educação e da comunicação e v) avaliar o impacto da experiência educomunicativa junto dos
intervenientes no processo (alunos, professor, comunidade).
A WebRádio, nas diversas formas de exploração, é um importante veículo de intervenção
social. Através desta ferramenta, alunos, professores e restante comunidade têm acesso à
informação, ao entretenimento e à aprendizagem num contexto onde o formal e o informal, o
educativo e o lúdico se podem complementar de forma harmoniosa. Assim sendo, a partir da
análise dos conceitos de Educomunicação e de WebRádio, exploraram-se algumas ferramentas
que surgem no contexto da Web 2.0 e que possibilitam a dinamização de novas formas de
comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa.
Em termos metodológicos, a investigação-acção caracterizou a dinâmica do projecto
levado a cabo ao longo de todo o ano lectivo 2009/2010, envolvendo uma turma de 24 alunos,
do 5º ano de escolaridade, e desenvolvido no âmbito da Área de Projecto. O investigador
coordenou a experiência que se iniciou com a montagem do estúdio, a instalação do respectivo
equipamento, a criação dos indicativos/malhas, o desenvolvimento dos conteúdos para a
produção dos diferentes podcasts que fizeram parte das várias emissões /episódios e que
culminou na produção de seis emissões radiofónicas e que foram disponibilizadas online no blog
do projecto, entre Janeiro e Junho de 2010. Os dados obtidos nos registos do diário de bordo do
investigador, na observação participante, nas discussões implementadas no seio do grupo de
trabalho sempre que uma nova emissão era colocada online, o feedback dos professores
participantes, os comentários deixados no blog, bem como as respostas dadas pelos alunos no
questionário final de avaliação da experiência, dão conta, por um lado, do desenvolvimento de
múltiplas competências digitais nos jovens radionautas, e por outro, da ocorrência de
experiências educomunicativas muito ricas e significativas que se foram estendendo
progressivamente a toda a comunidade escolar. O êxito alcançado pelo projecto acabou por
causar um impacto bastante positivo que extrapolou inclusivamente os muros da escola,
merecendo a atenção da imprensa regional e do próprio Ministério da Educação, nomeadamente
da Direcção Regional de Educação do Norte, do Portal das Escolas e do Plano Tecnológico da
Educação. This study describes a pedagogical experience carried out in the Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, Barcelos, whose aim was to create and dynamize a web radio using the technologies Web 2.0, specially the podcast. The investigation‟s objective were to implement/dynamize a web radio serving the local educational community, to make interdisciplinary pedagogical radio programmes and to introduce audio contents as podcast (interviews, reports, documentaries, news) and to explore the potential of technologies Web 2.0, serving education and communication and to evaluate the educommunicative experiment‟s impact on the intervenients in the process: students, teacher and community. The web radio, in its several ways of exploration, is an important means of social intervention. Through this tool, students, teachers and community have access to information, entertainment and learning in a context where formal and informal, educational and entertaining complement one another harmoniously. This way, from the analyses of concepts of educommunication and web radio, some tools emerging in a context of web 2.0, have been explored which allow the dynamization of new ways of communication, expression and intervention among the educational community. Methodologically speaking, the investigation-action characterized the project, carried out during the school year 2009/2010, involving a class of 24 students in the 5th grade and developed in the subject Área de Projecto. The investigator supervised the experiment which started with the building up of a studio, then the installation of all the equipment, the creation of marks/meshes, the development of contents for the production of the different podcasts that were part of several episodes which ended up with the production of six radio episodes. These were available on line on the project‟s blog, from January to June 2010. The data obtained from the notes on the of the investigator's log from a participative watching, from the discussion held in the working group whenever a new broadcast was put on line, the participating teachers‟ feedback, the comments on the blog as well as the students‟ answers on the experiment‟s final evaluation questionnaire, show, on one hand, improvement of digital skills of the young radionauts and on the other, the existence of important educommunicative experiences, which have progressively spread to the whole school community. The success of the project caused a very positive impact which spread beyond the school drawing not only the attention of the local press, but also of the Education Ministry, namely the Direcção Regional de Educação do Norte,of the Portal das escolas and of the Plano Tecnológico da Educação. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13667 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |