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https://hdl.handle.net/1822/13741
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cerejeira, João | - |
dc.contributor.author | Portela, Miguel | - |
dc.contributor.author | Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de | - |
dc.contributor.author | Alexandre, Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-29T14:29:33Z | - |
dc.date.available | 2011-09-29T14:29:33Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/13741 | - |
dc.description.abstract | As alterações da oferta e da procura de qualificações ocorridas nas últimas décadas tornam pertinente o estudo do grau de desajustamento entre as qualificações escolares dos trabalhadores e os requisitos de qualificações ou competências dos postos de trabalho por estes ocupados. Neste trabalho a análise deste desajustamento assenta na diferença entre o número de anos de escolaridade que um dado trabalhador tem e o número de anos de escolaridade necessário ao desempenho das funções inerentes ao seu posto de trabalho. A escolaridade exigida pelo posto de trabalho foi calculada com base em duas medidas alternativas: (i) a educação adequada é definida em cada ano e para cada profissão a três dígitos como a média mais ou menos um desvio-padrão; (ii) a educação adequada assenta no cálculo da moda em cada ano e dentro de cada profissão definida a três dígitos. Se a diferença de escolaridade for nula haverá uma adequação perfeita; se for positiva ou negativa estaremos perante uma situação de sobre- ou de sub-escolaridade, respectivamente. A escolha destas medidas foi determinada pela disponibilidade dos dados nos Quadros de Pessoal. Foi construído um painel de dados de 1995 a 2005, que associa informação anual dos trabalhadores e das empresas. Neste trabalho é analisada a incidência da sub- e sobre-escolaridade, e as suas implicações para os salários e mobilidade dos trabalhadores. Em Portugal o fenómeno da sobre-escolaridade é mais relevante do que o fenómeno da subescolaridade. Durante o período em análise ambos registaram um aumento, sendo de destacar o aumento mais acentuado da incidência da sobreescolaridade. Esta é particularmente importante nos indivíduos com menos de 40 anos, e com uma formação ao nível do ensino superior. A remuneração de cada ano adicional de escolaridade para os indivíduos sobreescolarizados é marginalmente inferior ao prémio associado à educação dos indivíduos com escolaridade adequada. Pelo contrário, os indivíduos subescolarizados são penalizados na remuneração da sua educação. No que diz respeito à mobilidade dos trabalhadores, observa-se que os indivíduos sobreescolarizados apresentam uma maior mobilidade. Conclui-se também que a 6 mobilidade dos trabalhadores tem vindo a diminuir de forma acentuada desde 2002, independentemente do nível de adequação da sua escolaridade. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE) | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Os fluxos e as remunerações de sub- e sobre-escolarizados em Portugal no período 1995-2005 | por |
dc.type | report | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationEndPage | 1 | por |
oaire.citationConferencePlace | 111 | por |
oaire.citationTitle | Os fluxos e as remunerações de sub- e sobre-escolarizados em Portugal no período 1995-2005 | por |
Aparece nas coleções: | NIPE - Relatórios Técnicos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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