Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13765
Título: | A programação para crianças na televisão por cabo em Portugal : estudo da oferta dos canais temáticos infantis em 2005 |
Autor(es): | Tavares, Sandra Isabel Borges |
Orientador(es): | Pereira, Sara |
Data: | 23-Set-2008 |
Resumo(s): | A relação entre as crianças e a televisão é um tema que tem sido bastante
discutido, seja no meio académico ou entre educadores, pais e responsáveis
pelo crescimento dos jovens. Hoje em dia a televisão faz parte do quotidiano
das famílias e tem um papel muito importante na vida das crianças, devido à
sua presença. Existe, de facto, um enorme consumo televisivo por parte dos
mais jovens o que leva ao interesse da investigação sobre os efeitos e a
relação da televisão na vidas dos mesmos. As crianças não são, de todo,
telespectadores passivos, e têm necessidade e o direito, da mesma forma que
os adultos, a uma televisão de qualidade, que vá ao encontro das suas
necessidades e que contribua para o seu desenvolvimento.
Perante este cenário, discute-se cada vez mais a importância e os
efeitos da televisão na vida das crianças e as questões da oferta de uma
programação de qualidade televisão de qualidade. Partindo deste quadro, e no
âmbito do mestrado na área das Ciências da Comunicação, especialização em
Comunicação, Cidadania e Educação, pretende-se, com este estudo, contribuir
para um melhor conhecimento da oferta da programação dos canais temáticos
infantis difundidos pela televisão por cabo em Portugal, durante o ano 2005.
Para tal, procedeu-se a uma caracterização dos seguintes quatro canais
infantis e juvenis da televisão por cabo portuguesa: Panda, Disney Channel,
Cartoon Network, e Nickelodeon.
Este trabalho apresenta-se como um complemento para uma melhor
compreensão do estado da programação infantil em Portugal e pode ser
utilizado como referência para a contínua investigação na mesma temática. Television for children is a topic that has been widely debated not only among academics but also by educators, parents and all responsible for the development of children. Nowadays television is part of the daily routine of families and it plays a very import role in children’s social development, due to its presence in their lives. There is a great amount of television consuming by children and this has led to different investigations about the effects and the relations between television and children. Children are not passive viewers at all, and therefore, they need, like adults need, quality programming that can answer their questions and needs and also contributes for their social and intellectual development. Taking into consideration this scenario about the relation between children and television, there has been an increase of discussion and debates towards the effects and the provision of quality television programming for children. Therefore, within the Master course of Communication, specialization in Communication, Citizenship and Education, this investigation aims to contribute to a better understanding of the current provision of television programming for children in the Portuguese cable TV, during the year 2005. For that purpose, one has proceeded to the depiction and analysis of the following four children thematic channels available on the Portuguese cable television: Panda, Disney Channel, Cartoon Network and Nickelodeon. Additionally, this work is also a complement for a better understanding of the current state of the television programming for children in Portugal and it can also be a step forward for other investigations about the same topic. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Comunicação, Cidadania e Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13765 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_final2.pdf | 623,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |