Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13804
Título: | Impacto dos rankings de escolas nas práticas de avaliação dos alunos do ensino secundário |
Autor(es): | Gonçalves, Maria Eugénia Cerqueira |
Orientador(es): | Silva, Manuel António Ferreira da |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Políticas educativas Estado Exames nacionais Rankings de escolas Educational evaluation Educational policies State National exams School rankings |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O presente estudo teve como principal objectivo analisar o impacto dos rankings de escolas
nas práticas de avaliação dos alunos do ensino secundário.
Através de uma metodologia híbrida, embora de predominância qualitativa, foram aplicados
três inquéritos por questionário a duzentos e sete professores do ensino secundário das oito
disciplinas visadas nos rankings das quinze escolas com ensino secundário no distrito Alfa; aos
quinze directores e aos quinze presidentes dos conselhos gerais respectivos. Por recurso a escalas
de tipo Likert, procurou-se estudar as opiniões dos professores, dos directores e dos presidentes do
conselho geral sobre aspectos atinentes à função do ensino secundário; aos efeitos da
obrigatoriedade dos exames nacionais; às condições para que os alunos obtenham bons resultados
nos exames nacionais; às medidas adoptadas após a publicação dos rankings de escolas; e aos
efeitos da publicação dos rankings de escolas na prática avaliativa dos professores.
O estudo teve como principais referentes teórico-conceptuais as perspectivas críticas da
avaliação educacional e o Estado de bem-estar social considerado como a forma mais justa de
organização social até agora construída pela humanidade.
A partir da análise dos resultados obtidos podemos inferir que, a existir impacto dos
rankings de escolas nas práticas de avaliação dos alunos do ensino secundário, este ocorre
sobretudo no plano informal, não significando relevância para a vida da organização escolar, uma
vez que não se tem evidenciado a resolução dos problemas de fundo das escolas com resultados
mais fracos, nem a inversão dessa mesma situação. This study's main objective was to analyze the impact of school rankings in the evaluation practices of secondary school students. Through a hybrid methodology, although predominantly qualitative, were applied three questionnaire surveys to two hundred and seven secondary school teachers of the eight subjects covered in the rankings of the fifteen schools with secondary education in the Alfa district, the fifteen directors and the fifteen general council presidents respective. Using Likert scales, we tried to study the opinions of teachers, directors and general council presidents on issues relating to the function of secondary education; the effects of national exams; the conditions to obtain good results in national exams; the measures adopted after the school rankings´ publication; and the effects of school rankings´ publication in the teachers´ evaluation practices. The study was designed with the theoretical, conceptual and critical perspectives of educational evaluation and the well-fare state considered as the fairest model of social organization built by mankind. By analyzing the results we can infer that, if there is any impact of school rankings in secondary school students´ evaluation practices, this occurs mainly at an informal level, meaning no relevance to the school life´ organization, because there is no evidence of the resolution of the substantive problems in schools with poor outcomes, or the inversion of that situation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13804 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Eugénia Cerqueira Gonçalves.pdf Acesso restrito! | 1,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXOS_Parte I_TESE Mestrado_Eugénia Gonçalves.pdf Acesso restrito! | 1,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXOS_Parte II_TESE Mestrado_Eugénia Gonçalves.pdf Acesso restrito! | 357,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |