Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13868
Título: | Ambientes de aprendizagem Web 2.0 : um estudo sobre a utilização de uma ferramenta de escrita colaborativa no Ensino Profissional |
Autor(es): | Cardoso, Maria de Lurdes |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | No sentido de equacionar o potencial da utilização de ferramentas colaborativas online
no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em cursos do ensino profissional, foi
desenvolvido um projecto que implicou a exploração pedagógica da ferramenta Google Docs.
O estudo envolveu uma turma de vinte alunos de Técnico de Comunicação/Marketing,
Relações Públicas e Publicidade, do 2º ano do ciclo de formação, equivalente ao 11º ano de
escolaridade, que, durante o módulo Estatística Computacional exploraram as diferentes
funcionalidades da ferramenta. Foram constituídos cinco grupos de trabalho, que
complementaram as aprendizagens realizadas na sala de aula com as tarefas desenvolvidas nos
aplicativos da ferramenta Google Docs, no âmbito de um estudo de satisfação da escola.
Atendendo à natureza do estudo, adoptou-se uma metodologia de estudo de caso. Os
dados foram recolhidos através de questionários aplicados aos alunos, das observações
realizadas pela investigadora e da análise das interacções entre os alunos e a ferramenta Google
Docs. A experiência apresentada mostra que a utilização de uma estratégia pedagógica diferente,
como a ferramenta Google Docs, foi bem aceite pelos alunos, ainda que as condições logísticas
não tivessem sido as ideais. A receptividade demonstrada pelos alunos, ao longo do trabalho
desenvolvido, o interesse com que se envolveram no projecto permitiram o desenvolvimento da
autonomia, da confiança e do gosto pelo trabalho colaborativo, reflectindo-se numa atitude mais
positiva, relativamente à Matemática, à Estatística e ao papel que as TIC desempenham na
aprendizagem da disciplina.
Os resultados do estudo sustentam que a ferramenta Google Docs incentivou a
aprendizagem cooperativa e colaborativa, facilitou a compreensão dos conteúdos do módulo de
Estatística Computacional e contribuiu para um maior envolvimento e empenho dos alunos na
aprendizagem da Matemática. Podemos pois concluir que a utilização pedagógica de uma
ferramenta de escrita colaborativa como é o caso do Google Docs, constitui uma metodologia
eficaz para integrar nas aulas, orientando os alunos na construção do conhecimento e
rentabilizando as potencialidades que a Web de hoje tem para nos oferecer. To equate the potential of using online collaborative tools in the teaching learning process of Mathematics, in vocational learning, a project was developed concerning the pedagogical exploitation of the Google Docs tool. The study implicated a class of twenty students of the course Técnico de Comunicação/Marketing Relações Públicas e Publicidade, corresponding the 11th grade, that, during the Statistical Computational module, explored the different tool functionalities. Five groups were created, which conjugated the learning from classroom with the tasks developed in the Google Docs‘ applications regarding a school‗s satisfaction study. Taking into account the nature of this study, we adopted a case study. The data was collected through questionnaires to the students, the observations made by the researcher and the interactions analysis established by the students to the Google Docs tool. The experience shows that the use of a different pedagogical strategy, like Google Docs, was well accepted by the students, despite the fact that logistic conditions not being the ideal. The receptivity shown by the students along the work developed and the interest shown in the project permitted the development of autonomy, the trust and fondness for collaborative work, reflecting on a more positive attitude towards Mathematics, Statistics and the role ICT have in the subjects‘ learning. The study results support the idea that the Google Docs tool encouraged the cooperative and collaborative learning, favored the Statistical Computational module‘s content comprehension and had an important role in a bigger evolvement and commitment of students in learning Mathematics. Therefore we can conclude that the pedagogical use of a collaborative writing tool like Google Docs, is an effective methodology to include in classes, orienting students in the construction of knowledge and appropriating the possibilities that today‘s Web has to offer |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13868 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Lurdes Carvalho Nunes Cardoso.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |