Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14185

TítuloDa educação da decepção à educação do optimismo. Recuperar o verdadeiro sentido da educação
Autor(es)Barbosa, Fátima
Palavras-chaveEducaçãp
Estética
Emancipação
Data2011
RevistaRevista de Investigación en Educación
Resumo(s)Neste artigo propomo-nos reflectir sobre o que é, ou deverá ser a Educação. Vamos servir-nos das potencialidades da Estética e da Arte, aflorando as suas relações com a Ética e a Teoria Crítica, nomeadamente através das obras de Walter Benjamin, Marcuse, Freire e Habermas. Na sociedadeactual o Desejo e Decepção caminham em uníssono, quanto mais nos tornamos senhores do nosso destino mais angustiante se nos apresenta a realidade. O ideal de felicidade proposto pela modernidade não se efectuou. O conhecimento acumulado originou um indivíduo mais reflexivo e exigente, mas também mais propenso a sofrer decepções. É urgente repensar o projecto educativo de cada um, respondendo aos seus anseios e aspirações, integrando elementos cognitivos racionais, mas também elementos das áreas da afectividade, da emotividade, dos sonhos e dos desejos. A estética e a arte podem constituir vias alternativas para a construção de uma sociedade diferente.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14185
ISSN1697-5200
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
da educação da decepção à educação do optimismo.pdf97,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID