Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14185
Título: | Da educação da decepção à educação do optimismo. Recuperar o verdadeiro sentido da educação |
Autor(es): | Barbosa, Fátima |
Palavras-chave: | Educaçãp Estética Emancipação |
Data: | 2011 |
Revista: | Revista de Investigación en Educación |
Resumo(s): | Neste artigo propomo-nos reflectir sobre o que é, ou deverá ser a Educação. Vamos servir-nos das potencialidades da Estética e da Arte, aflorando as suas relações com a Ética e a Teoria Crítica, nomeadamente através das obras de Walter Benjamin, Marcuse, Freire e Habermas. Na sociedadeactual o Desejo e Decepção caminham em uníssono, quanto mais nos tornamos senhores do nosso destino mais angustiante se nos apresenta a realidade. O ideal de felicidade proposto pela modernidade não se efectuou. O conhecimento acumulado originou um indivíduo mais reflexivo e exigente, mas também mais propenso a sofrer decepções. É urgente repensar o projecto educativo de cada um, respondendo aos seus anseios e aspirações, integrando elementos cognitivos racionais, mas também elementos das áreas da afectividade, da emotividade, dos sonhos e dos desejos. A estética e a arte podem constituir vias alternativas para a construção de uma sociedade diferente. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14185 |
ISSN: | 1697-5200 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
da educação da decepção à educação do optimismo.pdf | 97,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |