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TítuloO uso do manual escolar no ensino da matemática : um estudo com professores do 2.º ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Martins, Carla Conceição Santos
Orientador(es)Mamede, Ema
Data2010
Resumo(s)A investigação aqui conduzida teve como objectivo estudar e analisar as ideias e práticas lectivas, assim como as concepções que os professores do 2.º ciclo do Ensino Básico têm sobre o processo de ensino e aprendizagem das fracções. Para alcançarmos tal objectivo, procurou-se responder às seguintes questões: 1) Que papel é atribuído ao manual escolar pelos professores no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática?; 2) Como é que os professores entendem e idealizam o manual escolar?; 3) Como é utilizado o manual escolar pelos professores para leccionar fracções na sala de aula?; e 4) Que opinião têm os professores sobre a abordagem do conceito de fracção apresentada no manual? Procurando responder às questões acima apresentadas realizaram-se dois estudos. O Estudo 1 procurou saber que papel é que os professores atribuem ao manual escolar nas práticas do ensino da Matemática. Neste estudo aplicou-se um questionário, que nos permitiu saber o papel que é atribuído ao manual escolar no processo de ensino e aprendizagem, na disciplina de Matemática e como é que os professores idealizam o manual escolar. O Estudo 2 teve como objectivo perceber que papel os professores atribuem ao manual escolar no ensino das fracções e que conhecimentos possuem os professores sobre o conceito de fracção. Para atingir este objectivo foram aplicados dois questionários. Os dados recolhidos evidenciam que os professores têm uma visão tradicionalista sobre a aprendizagem e ensino da Matemática valorizando a ―técnica de cálculo‖ e recorrem insistentemente ao manual escolar, quer na preparação quer na leccionação das aulas. Desta forma, as tarefas que os professores abordam na aula são coincidentes com as que os manuais apresentam, tais como a resolução de exercícios e alguns problemas relacionados com o dia-a-dia. No entanto, apesar de valorizarem a utilização de tarefas como actividades de investigação, resolução de problemas e jogos, no dia-a-dia, nas suas práticas lectivas não as integram. Desta forma, os professores valorizam e incidem as suas práticas pedagógicas segundo o que o manual mais valoriza ou refere. Relativamente aos conhecimentos dos professores sobre o conceito de fracção, os dados relevam, ainda, algo preocupante, tendo-se verificado em vários professores dificuldades conceptuais muito semelhantes àquelas que se identificam nos alunos, de acordo com os resultados das provas nacionais.
The research conducted here, was to investigate and analyze the ideas and teaching practices, as well as the conceptions that teachers of second cycle of Basic Education have on the process of teaching and learning fraction. To achieve this goal, we tried to answer the following questions: 1) What role is assigned to the textbook by teachers in the teaching / learning Mathematics?; 2) How do teachers understand and idealize the textbook?; 3) How is the textbook used by teachers to teach fraction in the classroom?; and 4) What opinion do teachers have about the concept of fraction presented in the textbook? In order to answer to these questions two studies were carried out. Study 1, tried to know about the importance of the school book in Mathematics teaching. In this study, a questionnaire was applied, which allowed us to conclude about the role of the textbook in the entire process and also to know how teachers idealize the school textbook. Study 2, intended to understand the role of the textbook as far as fraction teaching are concerned and the knowledge teachers have on fraction. In order to attend this goal, two questionnaires were applied. The collected data show, that teachers have a traditional vision/ idea on the Mathematics teaching/ learning process, valuing the ―technique of calculation‖ and using systematically the students’ book, either in preparing or in teaching classes. Thus, the type of tasks that teachers use in the classroom, are the same as those presented in the manual, such as the resolution of exercises and problems related to everyday life. However, despite appreciating the use of tasks, such as research, problem solving and games in everyday life, they don’t use them in teaching. Thus, teachers appreciate and relate their teaching practices according to what the manual is more important or concerns. For teachers' knowledge about the concept of fraction, the data also reveal something disturbing; it was found in several teachers, conceptual difficulties similar to those that occur in the students, according to the results of national tests.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14606
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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