Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14673

TítuloEscala de interação com pares: construção e evidências de validade para estudantes do ensino superior
Outro(s) título(s)Pair Interaction Scale: construction and evidence of validity for higher education students
Autor(es)Fior, Camila Alves
Mercuri, Elizabeth
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveEstudante universitário
Universidade
Relações interpessoais
Construção de instrumento
Análise fatorial confirmatória
University student
University
Interpersonal relationships
Instrument construction
Confirmatory factor analysis
Data2011
EditoraEditora Universitária São Francisco
RevistaPsico-USF
Resumo(s)As relações que os estudantes estabelecem com os pares são importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento psicossocial e cognitivo. Diante disto, este estudo apresenta a construção e as evidências de validade da Escala de Interação com Pares para estudantes do ensino superior. Participaram da pesquisa 1070 universitários, com idade média de 23 anos (DP=6,5). A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura multidimensional, composta pelos fatores: Interações Sociais, Interações Íntimas, Interações Acadêmicas pautadas no oferecimento de ajuda e Interações Acadêmicas com ênfase no recebimento de ajuda. A análise fatorial confirmatória destacou a adequação dos dados à estrutura fatorial (CFI=0,978; GFI=0,980; RMSEA=0,06). Os coeficientes de regressão dos itens junto aos fatores foram satisfatórios (0,55<ß<0,86) e os indicadores de consistência interna de cada fator são adequados (0,72< <0,85). Tais resultados sinalizam a existência de propriedades psicométricas aceitáveis e sugerem eficiência na utilização do instrumento.
The relationships that students establish with pairs are important to their learning and to their psychosocial and cognitive development. In view of this, this study presents the construction and evidence of the validity of the Pair Interaction Scale for higher education students. 1070 university students with an average of 23 years of age (SD=6.5) participated in the research. The exploratory factor analysis indicated a multidimensional structure, composed of the factors: Social Interactions, Intimate Interactions, Academic Interactions related to offering help and Academic Interactions with emphasis on receiving help. The confirmatory factor analysis highlighted the suitability of the data to the factor structure (CFI=0.978; GFI=0.980; RMSEA=0.06). The regression coefficients of the items in relation to the factors were satisfactory (0.55<ß<0.86) and the indicators of internal consistency of each factor are suitable (0.72< <0.85). Such results signal the existence of acceptable psychometric parameters and efficiency in the utilization of the instrument is suggested.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14673
ISSN1413-8271
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/pusf/v16n1/a03v16n1.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escala de interação com pares.pdfArtigo em Revista199,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID