Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14854
Título: | Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI |
Outro(s) título(s): | Information, knowledge and learning society: challenges for education in the XXIth century |
Autor(es): | Coutinho, Clara Pereira Lisbôa, Eliana Santana |
Palavras-chave: | Sociedade da informação Conhecimento Aprendizagem Tecnologias digitais TIC Information society Knowledge Learning Digital technologies ICT |
Data: | Out-2011 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
Revista: | Revista de Educação |
Resumo(s): | No presente artigo vamos reflectir sobre os grandes desafios que o despontar da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem colocam à educação neste início de milénio. Começamos por analisar o conceito de Informação, matéria-prima que está na base da construção do conhecimento e da comunicação entre as pessoas. Debruçar-nos-emos em seguida sobre os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem, alicerces de uma nova sociedade globalizada que se apoia na inovação, na ciência, na tecnologia na investigação em que o conhecimento é um bem flexível, sempre em expansão e em mudança, uma sociedade a que todos podem aceder para utilizar e partilhar informação de forma individual ou em comunidades. Finalizamos reflectindo sobre as implicações desta nova sociedade na educação, salientando a responsabilidade que a escola de hoje tem em formar cidadãos críticos, criativos, capazes de resolver os problemas de um mundo globalizado e altamente competitivo In this article we consider the major challenges that faces education at the beginning of the millennium due to the collapse of the Information Knowledge and Learning Society. Webegin by examining the concept information, the raw material that forms the basis of knowledge and communication between people. We will address then on the concepts of Knowledge and Learning, central in the development of a new global society that everyone can use to access and share information individually or in communities. We conclude by reflecting on the implications of the network society in education, stressing the responsibility that today's schools is to train a critical, creative, able to solve the problems of a globalized and highly competitive. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14854 |
ISSN: | 0871-3928 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista_Educação,VolXVIII,nº1_5-22.pdf | 366,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |