Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15000
Título: | Escutando os professores portugueses acerca de criatividade : alguns resultados e reflexões sobre a sua formação |
Autor(es): | Morais, Maria de Fátima Azevedo, Ivete |
Palavras-chave: | criatividade representações docentes |
Data: | 2011 |
Editora: | Vetor Editora |
Resumo(s): | O mundo actual requer, cada vez mais, criatividade e consequente inovação, tornando-se a Educação o campo privilegiado face a tal desafio. Os professores tornam-se mediadores essenciais para a resposta às necessidades criativas e a sua formação um espaço a rentabilizar para a Educação cumprir a promoção de indivíduos criativos que lhe é exigida. Por seu lado, as representações são reconstruções da realidade que condicionam práticas. É pertinente assim a auscultação de representações acerca de criatividade junto dos professores, percebendo as suas necessidades e potencialidades para ser possível desenhar actuações adequadas e realistas. Após uma sistematização do que a investigação aponta como aluno e professor criativos, expor-se-á um estudo com docentes portugueses, das áreas de Humanidades, Ciências e Artes, acerca de representações face a aluno e docente criativos, assim como face à presença de criatividade no seu quotidiano escolar. Sugestões para a operacionalização de práticas de formação emergem dos resultados. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15000 |
ISBN: | 978-85-7585-462-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cap . representações docentes.pdf Acesso restrito! | 306,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |