Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15033

TítuloA comunicação matemática: uma análise da prática de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(es)Alves, Lúcia
Mamede, Ema
Palavras-chaveComunicação matemática
Práticas de sala de aula
Professores do 1.º ciclo
DataSet-2011
EditoraAssociação de Professores de Matemática (APM)
Resumo(s)Este artigo centra-se em aspectos da comunicação matemática nas práticas de sala de aula do 1.º ciclo do ensino básico. Procura perceber que postura revelam os professores na promoção da comunicação matemática em sala de aula. Para tal procurou-se saber como promovem os professores do 1.º ciclo a comunicação matemática nas suas práticas em sala de aula. Foram analisadas aulas de três professoras a leccionar o 1.º ano de escolaridade de uma escola pública. Utilizou-se uma metodologia qualitativa para analisar as práticas dos professores através da observação de aulas e da reflexão crítica por parte dos professores participantes no final de cada aula. Os resultados sugerem que os professores reconhecem a importância da comunicação matemática, mas apresentam algumas fragilidades na sua promoção em sala de aula que passam por uma insuficiente promoção da comunicação oral, subaproveitando oportunidades de desenvolvimento de discussão e cortando o exercício da argumentação dos seus alunos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15033
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XXII SIEM Alves & Mamede.pdfDocumento principal146,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID