Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/1526

TítuloAnálise do tarifário de energia eléctrica para a Universidade do Minho
Autor(es)Sousa, Tiago N.
Pregitzer, Ricardo G.
Afonso, João L.
Morgado, Renato
DataDez-2004
Resumo(s)Este Relatório Técnico apresenta uma análise às Facturas de Energia Eléctrica para 9 instalações da Universidade do Minho: Campus de Gualtar, Campus de Azurém, Casa Museu, D. Pedro V, Novo Pólo Biblioteca, Largo do Paço, Abade Loureira, IEC (Instituto de Estudos da Criança) e Rua do Castelo. Esta Análise foi feita com o objectivo de reduzir os custos da Universidade do Minho com a energia eléctrica, através da escolha mais adequada do fornecedor de energia, dentro das 5 possíveis opções: Sector Eléctrico Público, EDP Energia, Iberdrola, Sodesa, e Unión Fenosa (sendo estas 4 últimas do Sistema Eléctrico Não Vinculado – SENV). A análise aponta um valor de redução nos custos com energia eléctrica de cerca de 15,6%. Este Relatório apresenta ainda um conjunto de “Alterações Técnicas Recomendadas” que podem vir também a contribuir para uma redução nos custos com energia eléctrica na Universidade. Antevendo a provável necessidade de realização de concurso(s) público(s) para a escolha da(s) empresa(s) fornecedora(s) de energia eléctrica à Universidade, apresentam-se os “Dados que devem constar do Concurso Público para fornecimento de Energia Eléctrica à Universidade do Minho”. Finalmente apresentam-se “Alterações sugeridas a serem efectuadas no Perfil de Facturação das Instalações Eléctricas da Universidade do Minho”, que podem ser adoptadas sem a mudança do actual fornecedor de energia, e que podem trazer uma redução imediata estimada de 5,7% com os encargos de energia eléctrica.
TipoRelatório
DescriçãoEste Relatório Técnico foi elaborado para a Reitoria da Universidade do Minho por membros da Área de Electrónica de Potência do Departamento de Electrónica Industrial - Centro Algoritmi. O Relatório possui 194 páginas no total, contudo, apenas os itens Introdução, Trabalho Desenvolvido, Conclusões e Notas Adicionais são aqui apresentados, sendo o restante material de divulgação restrita.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/1526
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:DEI - Relatórios técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rel_Tarif_UM_Resumo.pdf
Acesso restrito!
74,85 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID