Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15414

TítuloA construção experimental reflexiva de significados com alunos do 1º CEB: a forma da terra e a alternância dia e noite
Autor(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Sá, Joaquim
Palavras-chaveEnsino experimental das ciências
Reflexivo
Data2011
Resumo(s)Nesta comunicação descreve-se e analisa-se o processo de construção de significados sobre a forma da Terra e a alternância dia e noite, inerente a uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC), implementada numa turma do 1º ano de escolaridade (n=18). A análise do processo incide no diário de aula, elaborado na sequência da observação participante em sala de aula, e procura: a) identificar as ideias iniciais dos alunos sobre a forma da Terra; b) caracterizar alguns processos promotores da construção do conhecimento, em sala de aula, sobre os tópicos em estudo; c) e apresentar as aprendizagens que vão ocorrendo durante a aula. Estas, conjugadas com os resultados de um inquérito de avaliação individual, aplicado após a aula, em dois momentos diferentes, revelam que a maioria dos alunos desenvolveu uma boa compreensão dos temas em estudo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/15414
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Forma da Terra_Alternância dia e noite.pdf
Acesso restrito!
344,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID