Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15414
Título: | A construção experimental reflexiva de significados com alunos do 1º CEB: a forma da terra e a alternância dia e noite |
Autor(es): | Varela, Paulo Idalino Balça Sá, Joaquim |
Palavras-chave: | Ensino experimental das ciências Reflexivo |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Nesta comunicação descreve-se e analisa-se o processo de construção de significados sobre a forma da Terra e a alternância dia e noite, inerente a uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC), implementada numa turma do 1º ano de escolaridade (n=18). A análise do processo incide no diário de aula, elaborado na sequência da observação participante em sala de aula, e procura: a) identificar as ideias iniciais dos alunos sobre a forma da Terra; b) caracterizar alguns processos promotores da construção do conhecimento, em sala de aula, sobre os tópicos em estudo; c) e apresentar as aprendizagens que vão ocorrendo durante a aula. Estas, conjugadas com os resultados de um inquérito de avaliação individual, aplicado após a aula, em dois momentos diferentes, revelam que a maioria dos alunos desenvolveu uma boa compreensão dos temas em estudo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15414 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Forma da Terra_Alternância dia e noite.pdf Acesso restrito! | 344,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |