Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15540
Título: | Problem-based learning aplicado ao ensino de enfermagem: reflectindo sobre a experiência |
Autor(es): | Martins, Cristina Araújo Augusto, Cláudia Silva, Maria José Vilaça, Simão |
Palavras-chave: | Problem-based learning Enfermagem Experiência pedagógica |
Data: | 2012 |
Editora: | Educación Editora |
Resumo(s): | Problem-Based Learning (PBL) é uma metodologia de ensino que enfatiza uma aprendizagem activa centrada nos estudantes, desafiando-os a problematizar, pesquisar, reflectir, dar significado e compreender, à medida que desenvolvem abordagens para solucionar problemas específicos relevantes ao contexto da prática profissional. Estas são habilidades essenciais à Enfermagem, que exige integração de conhecimentos para a tomada de decisão assertiva, crítico-reflexiva e ética, e impele o profissional a uma formação contínua ao longo da vida, pelo carácter dinâmico e holístico desta ciência. O sucesso da utilização desta metodologia depende, contudo, de condições que podem influenciar a implementação e exequibilidade do método. Nesta comunicação, evidencia-se o impacto, as potencialidades e os factores de constrangimento percepcionados na aplicação do PBL ao ensino de Enfermagem, assim como condições necessárias à sua expansão futura, tendo por base uma experiência pedagógica desenvolvida com 83 estudantes do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem, tutorada por 4 docentes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15540 |
ISBN: | 978-84-15524-07-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Problem_based learning aplicado ao ensino de Enfermagem.pdf | Reflexão sobre a implementação da metodologia PBL numa unidade curricular | 76,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |